13 a 17 de novembro de 2023

13

novembro

terça-feira

às 10:00h

2º Webinar: I Semana Rose Leonel

 

Temática:

    • TA juventude desconstruindo a masculinidade tóxica nas redes

Palestrante 1: Lola Aronovich

 

    • Lola Aronovich é professora no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT), da Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa na UFSC e pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2008, é autora do blog “Escreva Lola Escreva”, um dos maiores blogs feministas do Brasil. A lei nº 13.642, sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, leva o nome de Lei Lola em sua homenagem. Foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, na Categoria Coragem, do Repórteres sem Fronteiras. Em 2022, recebeu o título de Cidadã Cearense.

Lola Aronovich

Professora da Universidade Federal do Ceará.

Palestrante 2:Homero Henrik

 

    • Homero Henrik é doutorando em sociologia; mestre em políticas públicas; especialista em gênero e diversidade na escola; geógrafo; e cientista social.

Homero Henrik

Doutorando em sociologia e mestre em políticas públicas.

Mediadora: Laura Braz

 

    • Técnica Educacional da Equipe de Educação em Cidadania e Cultura Digital (ECCD), da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (COEDH).

Laura Brazk

Técnica Educacional da (COEDH).

14

novembro

terça-feira

às 14:00h

Semana “Cada Vida Importa”

 

Temática:

    • A Pedagogia das Encruzilhadas e os desafios da prevenção da violência nas escolas

Mediador: Joécio Dias

 

    • Professor da Rede Pública Estadual. Técnico Educacional da Célula de Mediação Escolar, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Cemep), da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (Coedh/Seduc).

Joécio Dias

Professor da Rede Pública Estadual e Técnico da (Coedh/Seduc).

Palestrante 1: Wilson Fraga

 

    • Professor graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé (UCFS) e Doutorando também pela UCSF, na Argentina. Coordenador da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (Coedh/Seduc).

Wilson Fraga

Coordenador da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (Coedh/Seduc).

Palestrante 2: Renato Roseno

 

    • Advogado. Servidor Público Federal. Deputado Estadual no Ceará. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Renato Roseno

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Palestrante 3: Luiz Rufino

 

    • Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC-UERJ).

Luiz Rufino

Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC-UERJ)

Palestrante 4: Sarah Menezes

 

    • Educadora Popular. Articuladora Comunitária do Comitê de Prevenção e Combate à Violência. Graduanda em Gestão Pública. Integrante do Instituto Negra do Ceará e da Rede de Mulheres Negras do Nordeste.

Sarah Menezes

Educadora Popular.

16

agosto

quinta-feira

às 14:00h

Os Conselheiros Escolares e a construção de uma educação com inclusão social

 

Temática:

    • Os Conselheiros Escolares e a construção de uma educação com inclusão social

Palestrante: Profª Benildes Uchôa

 

    • Doutoranda em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Educação. Especialização em Gestão da Educação Pública, Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Graduada em Pedagogia e em Administração Escolar. Servidora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.

Profª Benildes Uchôa

Servidora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.

Mediador: Profº Elvis Rodrigues

 

    • Mestrado em Filosofia. MBA de Gestão e Governança Pública. Especialização em Administração Escolar. Graduação em Filosofia. Articulador na Coordenadoria de Gestão da Rede Escolar – COESC.

Profº Elvis Rodrigues

Articulador na Coordenadoria de Gestão da Rede Escolar – COESC.