DIRETRIZES 2025
DIRETRIZES DO SEMINÁRIO DOCENTES 2025: “A EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DOS SABERES DOCENTES”
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), realizará o Seminário DoCEntes 2025, com o tema “A Educação na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: contribuições dos Saberes Docentes”. O evento será presencial, na cidade de Fortaleza, e acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2025.
1. APRESENTAÇÃO
O Seminário DoCEntes é um evento acadêmico que acontece anualmente e tem o objetivo de proporcionar aos/às professores/as e gestores/as da rede pública estadual de ensino a discussão de temas essenciais à promoção da educação cearense, articulados às demandas globais. Por meio de palestras, apresentação de trabalhos, atrações artístico-culturais, entre outras atividades educativas, o evento promove a socialização de saberes docentes entre os/as profissionais da educação cearense.
Em 2025, o Seminário propõe ampliar as discussões acerca da prática pedagógica que vem sendo desenvolvida pela escola, destacando os debates sobre meio ambiente e emergência climática. É notório que a crise ambiental das últimas décadas tem afetado ecossistemas, economias e a qualidade de vida global, culminando em uma emergência climática sem precedentes na história. Em entrevista, o estudioso da crise climática Noam Chomsky afirma que:
O aquecimento global é uma ameaça existencial. Se a crise não for superada logo, nada mais importa. Há medidas possíveis – as quais, na verdade, resultariam num mundo não somente bom para a humanidade, mas muito melhor do que ele é hoje. No entanto, só saber disso não é suficiente. As medidas têm que ser implementadas. Há ações encorajadoras em alguns lugares, mas elas precisam ser amplamente expandidas.
Essa conjuntura demanda ações e esforços por parte de toda a sociedade para repensar sobre energias renováveis, biocombustíveis, agricultura de baixo carbono e muitos outros temas relacionados ao meio ambiente. A educação é, reconhecidamente, uma prática que corrobora de forma significativa com esses esforços em prol da preservação do meio ambiente.
Considerando essa realidade e a necessidade de superação desses problemas, neste ano, a Seduc/CE elegeu como tema orientador da prática pedagógica: “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática”. Nesse contexto, o Seminário DoCEntes de 2025 pretende promover o debate e a socialização de práticas pedagógicas que enfatizem a importância da sustentabilidade ambiental, de modo a educar pessoas para mudar o mundo.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas específicas da Agenda 2030 e seu Plano de Ação Global estabelecem caminhos concretos para um futuro sustentável. Entre eles, destacam-se a promoção da agricultura sustentável (ODS 2); a gestão responsável da água (ODS 6); a garantia do acesso a fontes de energia limpas (ODS 7); a garantia de padrões sustentáveis de produção e consumo (ODS 12); o combate às mudanças climáticas (ODS 13); a conservação da vida na água (ODS 14); e a proteção dos ecossistemas terrestres (ODS 15). Além disso, não devemos esquecer a criação inovadora do ODS 18, “Igualdade Ético-Racial”, proposto e adotado voluntariamente pelo governo brasileiro para promover a igualdade racial em nossa sociedade2. Nessa perspectiva, é de suma importância ações no sentido de combater o racismo ambiental, um problema que afeta as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Todos esses objetivos e metas devem orientar as políticas públicas, promovendo a paz, parcerias e o desenvolvimento sustentável.
Vale destacar que, neste ano, a COP30 será realizada no Brasil, em Belém/PA, ou seja, bem perto da Amazônia, uma das florestas mais importantes do mundo. Esse evento oportuniza ao nosso país mostrar que, ao mesmo tempo, é possível crescer e proteger a natureza.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é um encontro global que ocorre anualmente com os principais líderes, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas3. Para o governo brasileiro:
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
A realização da COP30 convoca as autoridades e toda a comunidade brasileira para debater, refletir e propor ações voltadas à preservação do meio ambiente. É um momento histórico no qual o mundo inteiro voltará os olhos para observar como o Brasil cuida do meio ambiente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, trata a educação ambiental como um tema transversal, que deve ser integrado em todos os níveis e modalidades de ensino. A Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, reforça essa ideia, indicando que a educação ambiental deve ser abordada de forma integrada e contínua, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e não como um tema isolado. No âmbito do estado do Ceará, a Lei nº 13.892/2007 determina a integração da Educação Ambiental ao currículo. Essa abordagem visa sensibilizar a comunidade escolar, promovendo uma reflexão crítica sobre a relação sociedade natureza.
Para ser eficaz, a Educação Ambiental deve estar presente no dia a dia da escola, sendo incorporada ao calendário letivo e à formação continuada de professores/as, gestores/as e estudantes. Isso possibilita compreender os impactos das ações humanas e desenvolver soluções inovadoras para um futuro sustentável.
A sustentabilidade, conceito que une bem-estar, justiça social e uso responsável dos recursos naturais, precisa ser aplicada na prática escolar. Diante da emergência climática, a Seduc/CE propõe um planejamento educacional que inclua a temática ambiental em todas as atividades educativas, desde a prática docente até a formação continuada dos/as professores/as que necessitam dominar esses conhecimentos de forma interdisciplinar.
Assim, ao priorizar “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática” em 2025, a Seduc/CE reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos/ãs críticos/as e engajados/as na preservação do planeta. Com objetivo de promover esse debate, assim como oferecer condições de aprendizagens e qualificação docente, o Seminário DoCEntes 2025 propõe a socialização e o compartilhamento de práticas pedagógicas voltadas ao tema “A Educação na Promoção do Desenvolvimento Sustentável: contribuições dos Saberes Docentes”. Os trabalhos submetidos deverão se adequar aos Colóquios Temáticos a seguir:
Colóquio 1: Práticas pedagógicas interdisciplinares e transversais voltadas para a responsabilidade global.
Colóquio 2:
As Ciências Humanas na análise das questões sociais e seus impactos para a cidadania planetária.Colóquio 3:
As Ciências da Natureza e Matemática e suas contribuições no estudo da crise climática e seus impactos sociais.Colóquio 4:
As Linguagens e suas estratégias pedagógicas voltadas à educação para a sustentabilidade.Colóquio 5:
Inovações pedagógicas com uso de Tecnologias para potencializar o ensino sobre meio ambiente e sustentabilidade.Colóquio 6:
A gestão escolar e suas contribuições para uma sociedade inclusiva, acolhedora e sustentável.2. DAS NORMAS GERAIS
2.1 O Seminário DoCEntes 2025 é destinado aos/às professores/as, gestores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede da rede estadual de ensino.
2.2 A participação no evento será prioritária para os/as candidatos/as que irão apresentar trabalhos nas seguintes modalidades:
a) Comunicação Oral
b) Apresentação de Banner
c) Apresentação Artístico-Cultural
2.3 Todas as apresentações deverão se adequar aos temas dos Colóquios Temáticos, devendo o/a autor/a, no ato de submissão do resumo do trabalho, fazer a opção.
2.4 As modalidades Comunicação Oral e Apresentação de Banner destinam-se aos/às professores/as, gestores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede da rede estadual de ensino, os/as quais desejam divulgar suas produções de caráter pedagógico, desenvolvidas no âmbito da prática escolar, em acordo com os temas propostos nos Colóquios Temáticos do evento.
2.5 A modalidade Apresentação Artístico-Cultural destina-se aos/às professores/as, gestores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede da rede estadual de ensino que desejam mostrar seus talentos no campo da música, dança, teatro, poesia, produção audiovisual, fotografia, pintura e outros.
2.6 Todos os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação https://sic.seduc.ce.gov.br/ – no ato da inscrição no evento.
2.6 Todos os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação https://sic.seduc.ce.gov.br/ – no ato da inscrição no evento.
2.6.1 As orientações para elaboração do resumo encontram-se no ANEXO III.
2.7 Caso haja vagas para a participação como ouvinte, terão prioridade os/as professores/as da rede estadual que submeteram trabalhos, mas não foram classificados/as para apresentação no evento, devido ao número de vagas disponibilizadas para sua Regional.
2.8 A seleção de participantes ouvintes será feita pelas Regionais (Crede/Sefor), observando os seguintes critérios: 1) professores/as regentes de sala de aula; 2) professores/as que ainda não participaram em edições anteriores; 3) professores/as lotados/as em escolas que ainda não tiveram nenhuma inscrição deferida para este evento.
2.9 A organização e o estabelecimento de normas e regulamentos referentes ao evento serão disciplinados por sua Comissão Organizadora ANEXO I.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 Todas as inscrições serão realizadas por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação (SIC-CED), obedecendo ao cronograma do ANEXO II.
3.2 A certificação do evento dar-se-á segundo a modalidade de participação.
3.3 Os/As participantes deverão assinar frequência para garantir seu certificado e atingir um mínimo de 75% de presença nas atividades do evento.
3.4 Os/As professores/as e técnicos/as das Credes/Sefor e Seduc-Sede que possuem cadastro no SIC-CED deverão atualizá-lo e os/as que não possuem precisarão realizá-lo para efetivar a inscrição no evento.
3.5 O certificado será disponibilizado pelo SIC-CED no nome do/a autor/a que realizou a submissão do trabalho.
4. DA SUBMISSÃO DE TRABALHO
4.1 Todos os trabalhos deverão ser enviados para avaliação no ato da inscrição, por meio da plataforma Sistema de Inscrição e Certificação (SIC-CED).
4.2 A submissão do resumo deve ser realizada uma única vez na Plataforma SIC-CED pelo/a autor/a principal.
4.3 Os/As participantes deverão optar por 1 (uma) das 3 (três) modalidades (Comunicação Oral; Apresentação de Banner; Apresentação Artístico-Cultural) e submeter um único trabalho como autor/a principal
4.4 Os trabalhos enviados devem ser elaborados no formato de resumo simples, com até 1.850 caracteres, incluindo os espaços.
4.4.1 O título do trabalho deve ser conciso, claro e o mais informativo possível e não ultrapassar 170 caracteres, junto ao subtítulo (se houver), incluindo os espaços.
4.4.2 Além do/a autor/a principal, o resumo pode ter até 2 (dois/duas) coautores/as.
4.4.3 Cada participante poderá submeter, no máximo, um resumo na condição de autor/a e fazer parte de mais 1 (um) outro resumo como coautor/a.
4.4.4 A titulação, lócus de atuação e e-mail do/a autor/a e dos/as coautores/as (se houverem) devem ser informados no ato da inscrição.
4.4.5 O resumo deve apresentar, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto.
4.4.6 O resumo deve conter introdução, materiais e métodos, resultados e considerações finais no corpo do texto.
4.4.7 O texto deve ser normatizado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
4.4.8 Durante o período de submissão do resumo, o/a autor/a poderá realizar edições no texto. Após esse período, não será mais possível fazer qualquer alteração.
4.5 Os resumos na modalidade Apresentação Artístico-Cultural deverão obedecer às mesmas exigências do resumo simples da Comunicação Oral e Banner, acima descritas.
4.6 Após o período de submissão, o/a autor/a deverá acompanhar atentamente o processo de avaliação, observando as exigências e correções quando solicitadas pela Comissão./>
4.7 Os trabalhos devidamente classificados para apresentação serão divulgados no ambiente virtual do evento, na página da Coded/CED, de acordo com o cronograma do Seminário (ANEXO II).
4.8 Os resumos apresentados no Seminário DoCEntes 2025 serão publicados nos Anais, a serem disponibilizados no formato eletrônico, no endereço (https://www.ced.seduc.ce.gov.br/), com previsão para o primeiro semestre de 2026.
4.9 A distribuição das vagas por Crede/Sefor e Seduc-Sede segue no quadro abaixo:

5. DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS
5.1 Serão constituídas a Comissão Científica da Seduc-Sede e as Comissões Regionais das Credes/Sefor para avaliação e seleção dos trabalhos submetidos ao evento.
5.1.1 A composição da Comissão Científica da Seduc-Sede será composta por até 3 (três) integrantes das Coordenadorias da Seduc-Sede.
5.1.2 A composição da Comissão Regional de cada Crede/Sefor será composta por até 3 (três) integrantes da respectiva Crede/Sefor.
5.2 Os/As integrantes da Comissão Científica da Seduc-Sede e técnicos/as das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), que fazem parte da Comissão Avaliadora, não poderão submeter trabalhos para este evento, nem participar como coautoria de trabalho. Ressalta-se que o sistema SIC-CED não está habilitado para certificar em duplicidade os perfis.
5.3 Os/As integrantes da Comissão Científica na Seduc-Sede e das Comissões Regionais das Credes/Sefor serão divulgados/as no site do Seminário DoCEntes 2025: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/.
5.4 Para avaliação e seleção dos trabalhos, nas modalidades Apresentação de Banner e Comunicação Oral, serão considerados os seguintes critérios:
a) rastreamento de plágio;
b) contextualização da situação-problema e coerência entre os objetivos;
c) fundamentação teórica (bibliografia relativa ao campo da pesquisa), metodologia, análise e discussão dos resultados;
d) atualidade, originalidade e relevância do tema;
e) capacidade de comunicação/interação da proposta com o(s) segmento(s) do público o qual se destina;
f) uso correto da língua culta, coesão, coerência e adequação às normas da ABNT.
g) adequação ao tema dos Colóquios Temáticos do evento..
5.5 Para avaliação e seleção dos trabalhos na modalidade Apresentação Artístico Cultural, serão considerados os seguintes critérios:
a) criatividade;
b) originalidade;
c) consciência corporal e controle do caráter expressivo;
d) contextualização e relevância da proposta;
e) descrição do movimento artístico, das técnicas e materiais que serão utilizados no desenvolvimento do trabalho;
f) adequação ao tema dos Colóquios Temáticos do evento.
5.5.1 O/A professor/a artista deverá assumir a autoria, a originalidade e a interpretação da obra inscrita, podendo responder, em caso contrário, por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei nº 9.610/98, que regulamenta os Direitos Autorais.
5.5.2 As temáticas das apresentações artístico-culturais são livres, porém não serão aceitas apresentações com conteúdos que possam causar danos a terceiros, como apologia ao estupro e ao suicídio, gestos obscenos, conotação racista, homofóbica, misógina, maus-tratos aos animais, discriminatória de qualquer natureza e que firam os direitos humanos, de maneira geral. .
6. DAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS
6.1 A seleção das Apresentações Artístico-Culturais contemplarão diferentes Credes/Sefor e serão avaliadas pela Comissão Científica da Seduc-Sede.
7. DOS RESULTADOS
7.1 Os trabalhos classificados para apresentação serão selecionados pela Comissão Avaliadora da Seduc-Sede e pelas Comissões avaliadoras das Credes/Sefor de acordo com os critérios de avaliação e o número de vagas disponibilizadas para cada Crede/Sefor e Seduc/Sede.
7.2 Os resultados dos trabalhos classificados para apresentação serão divulgados no site: <a href="https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/“, em acordo com o cronograma (ANEXO II).
8. DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS
8.1 Para apresentação do trabalho, os/as autores/as deverão seguir, obrigatoriamente, os templates disponíveis no formulário de inscrição e no site do evento: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/.
8.2 O/A autor/a principal ficará responsável por apresentar o trabalho presencialmente e, em caso de impossibilidade, um/a dos/as coautores/as poderá apresentar o trabalho, devendo comunicar previamente à Comissão Avaliadora..
8.3 É de responsabilidade dos/as autores/as consultarem o local e o horário de apresentação dos trabalhos no site https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/..
8.4 O tempo máximo para a apresentação do trabalho (Comunicação Oral e Banner) será de 10 (dez) minutos..
8.5 É de responsabilidade dos/as participantes a impressão dos banners (material de lona ou papel), no formato 90cm x 120cm, usando como referência o template editável, disponível no formulário de inscrição (SIC-CED), no site do evento: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/seminario-docentes-2025/..
8.5.1 O template padrão do banner será editável, dando autonomia para inserir imagens, gráficos e outros elementos, desde que não altere a identidade visual e a estrutura do resumo (introdução, materiais e métodos, resultados, considerações finais e referências)