Programação – 11 a 15 de maio de 2020

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

Segunda-feira (11/05/20 ás 16h):

• Língua Portuguesa – O Romantismo alencarino na leitura da obra Iracema – Cláudio de Oliveira

Cláudio de Oliveira

Professor na EEM Mosenhor Furtado

ás 16h

Webinar – Educação mediada por tecnologias: desafios em tempos de pandemia e perspectivas para o futuro

Convidado:

• João Batista Carvalho Nunes – Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e líder do grupo de pesquisa Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES). Atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Desenvolve pesquisas sobre analítica da aprendizagem (learning analytics), tecnologias digitais em educação e educação a distância.

Mediador:

• Antonio Roberto de Araujo Souza – Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – UMinho (Braga – Portugal). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2016). Possui Especialização em Gestão e Avaliação pelo CAEd/UFJF-MG (2010). É Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2001). Exerceu a função de professor de Matemática, Ciências e Física em escolas públicas e privadas (1997 a 2008). Trabalhou na Associação Cristã de Base – ACB (2005 a 2008). Exerceu o cargo de Diretor Escolar da EEFM Padre Luis Filgueiras (2009 a 2012). Coordenou a CREDE 16 – Iguatu (2012 a 2015). Atualmente coordena a CREDE 20 – Brejo Santo (desde 2015).

• Fórum sobre a palestra

João Batista Carvalho Nunes

Antônio Roberto de Araujo Souza

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

Quarta-feira (13/05/20 ás 16h):

• Sociologia – Questões de Sociologia no ENEM – Denise Nascimento

Denise Nascimento

Professora na Universidade Federal do Ceará

ás 14h

Colóquios temáticos

Temas:

• Possibilidades para o ensino remoto de Ciências da Natureza e Matemática (240 pessoas) – Jorge Lira (Cientista Chefe da SEDUC/UFC)

• Plataformas digitais para apoio aos estudos domiciliares (240 pessoas) – Meirivâni Meneses (Orientadora CECAS/COGEM)

• Educação de Jovens e Adultos em contexto de estudos domiciliares (240 pessoas) – Aparecida Prado (Orientadora CEJEN/COGEM)

• Como planejar sua aula virtual no Google Classroom (240 pessoas) – Karine Pinheiro (Assistente Técnica da CODED/CED)

Jorge Lira

Cientista Chefe/UFC

Meirivâni Meneses

Orientadora CECAS/COGEM

Aparecida Prado

Orientadora CEJEN/COGEM

Karine Pinheiro

Assessora Técnica Pedagógica da CODED/CED

11h00 às 12h00

Formação para os professores de Espanhol das escolas públicas da rede estadual e dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), em parceria com a editora Edelsa. A formação é baseada na utilização de jogos na sala de aula.

• Após realizada a inscrição, o professor receberá um e-mail com o acesso para a sala de videoconferência do webinar. As vagas são limitadas em 250 participantes. Informações gerais sobre a formação:

Tema: “De juego a juego y a aprender que esto es muy serio”

• Formadores(as): Patricia Santervás e David R. Sousa (Editora Edelsa)

14h00 às 15h30

Formação sobre avaliação, em parceria com a editora Cambridge, para os professores de Língua Inglesa dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI) e para os professores de Língua Inglesa das escolas públicas do estado

• Seguem abaixo as informações sobre a formação:

Tema: “Assessment for Learning”

• Facilitador: Anderson Leite (Consultor acadêmico da editora Cambridge)
    • Organizadores: Equipe CEDEC/COETI
    • Local:Hangouts Meet
    • Obs.: Vagas limitadas em 250 participantes. A inscrição deve ser realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, no link abaixo:

LIVE ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM:

Quinta-feira (14/05/20 ás 16h):

• Língua Portuguesa – Estratégias de interpretação de texto – exercitando com questões do Enem. – Hylo Leal

Hylo Leal

Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará

ás 16h

Webinar: As perspectivas educacionais para o estudo domiciliar

• Apresentação de experiências de professores da rede pública estadual de ensino do Ceará

Mediador:

• Rogers Mendes – Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

Participante:

• Antonio Francisco Pereira Ferreira – Graduado em Pedagogia (FECR) e em Geografia (UNOPAR). Possui especialização em Psicopedagogia (FECR), Docência do Ensino Superior (UNOPAR) e Gestão e Coordenação Escolar (UVA). Atuou como tutor no Centro Universitário Leonardo da Vinci e atualmente é professor de NTPPS na EEMTI Ana Noronha, Parambu – CREDE 15, na qual está vinculado desde 2012.

Participante:

• José Wilson Rodrigues Pinto – Graduado em Química (UVA). Possui curso na área de Gestão Escolar (ABELINE). Atualmente é professor efetivo de Ciências da rede municipal de Sobral, professor de Química e Matemática e Coordenador de Área (Ciências da Natureza) na EEM Deputado Cesário Barreto Lima – Taperuaba/Sobral – CREDE 06.

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional/SEDUC

Antonio Francisco Pereira Ferreira

Professor de NTPPS na EEMTI Ana Noronha, Parambu – Crede 15