COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Quanto ao apoio no desenvolvimento de Competências Socioemocionais, compartilhamos as parcerias, a seguir:

 

Plataforma VIVESCER – Instituto Península

 

Plataforma VIVESCER – Instituto Península – Plataforma gratuita para formação e trocas entre educadores. Oferece jornadas de aprendizagem com um espaço de formação pessoal e profissional para desenvolver corpo, emoções, mente e propósito. Cada uma dessas jornadas possui quatro percursos de aprendizagem, que abordam o mesmo tema em quatro diferentes dimensões: das experiências, dos comportamentos, das relações e dos sistemas. Funciona com um espaço para a interação entre professores, que podem fazer perguntas, compartilhar relatos e vídeos sobre sua prática, e trocar textos e planos de aula.


Público-alvo: Educadores de várias áreas do conhecimento.

 

 

Cursos dos Instituto Ayrton Senna

 

Socioemocional dos Educadores (IAS)

O curso tem o objetivo de apoiar o educador em seu autodesenvolvimento, através do conceito sobre as macro competências e atividades focadas. São diferentes temas – Autoconhecimento emocional, Relacionamento Interpessoal, Comunicação, Meu projeto de vida e Desenvolvimento Integral do Educador – divididos em três módulos, com dedicação aproximada de 2 horas para cada, totalmente online, assíncrono e autoinstrucional.

 

Público-alvo : Educadores de várias áreas do conhecimento.

 

Curso Criatividade e Pensamento Criativo (IAS)

O curso é dividido em três pequenos módulos, de cerca de 2 horas de dedicação que objetiva oferecer aos educadores, de forma multimodal, um espaço de reflexão e contextualização sobre a criatividade e a criticidade em nós mesmos, no mundo e na escola.

 

Público-alvo : Educadores de várias áreas do conhecimento.

 

Curso Diálogos Socioemocionais (IAS)

O referido curso tem como foco principal (re)apresentar e fortalecer temas basilares dos Diálogos Socioemocionais.

 

Público-alvo : Professoras/es Diretoras/es de Turma (PDTs).

 

 

Círculos em Movimento (Terre des Hommes)

 

A plataforma constrói Comunidades Escolares Restaurativas e visa difundir a Justiça Restaurativa e a Cultura de Paz nas comunidades escolares, por meio da prática dos Círculos de Construção de Paz, tendo por base o manual de práticas de mesmo nome, elaborado pelas professoras americanas Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. A plataforma está organizada em “minicursos” e um dos cursos ofertados é Círculos em Movimentos – Noções Básicas, que disponibiliza, por meio de 12 aulas, conteúdos pedagógicos de autoaprendizagem à distância relacionados às noções básicas, princípios e fundamentos dos círculos de construções de paz e de como essas práticas contribuem para tornar o ambiente escolar saudável e acolhedor.


Público-alvo: Educadores de várias áreas do conhecimento.