MATERIAL DE APOIO À FORMAÇÃO

 

PESQUISA – OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ

 


O estudo buscou compreender o impacto do ensino remoto emergencial nos saberes docentes e desenhar um percurso formativo partindo das experiências dos professores da rede estadual do Ceará.

 

  • PESQUISA – OS SABERES DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ
  •  

    BEIQ

     


    A Secretaria da Educação (Seduc), através da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (COAVE), criou o Banco Estadual de Itens e Questões (BEIQ), que se configura em uma plataforma online e tem como objetivo auxiliar o trabalho pedagógico docente, por meio da utilização de itens e questões. Este banco permitirá a consulta e a elaboração de itens e questões, de forma que os professores poderão utilizá-lo para a construção de seus instrumentos de avaliação da aprendizagem.

     

    • BEIQ
    •  

      PLATAFORMA EDUTEC

       


      É uma ferramenta de busca de tecnologias educacionais com foco em gestores.

       

      • PLATAFORMA EDUTEC
      •  

        PORVIR

         


        O Porvir é a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Mantido durante sete anos pelo Instituto Inspirare, em 2019, tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos.

         

        • PORVIR
        •  

          PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

           


          O Portal Dia a Dia Educação é uma ferramenta tecnológica integrada ao site institucional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Lançado em 2004 e reestruturado em 2011, essa ferramenta tem o intuito de disponibilizar serviços, informações, recursos didáticos e de apoio para toda a comunidade escolar.

           

          • Programas e Projetos – CONECTADOS 2.0
            • Curso de Formação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
            •  

              CARDS SOCIOEMOCIONAIS

               


              Os Diálogos Socioemocionais caracterizam-se como uma proposta educacional estruturada para planejar, auxiliar e acompanhar sistematicamente o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes pela rede pública de ensino como um todo, desde a Secretaria de Educação até a sala de aula (Instituto Ayrton Senna, 2020).
              Tomando como base os Diálogos Socioemocionais, a Crede 04 disponibilizou Cards socioemocionais, material de apoio para gestores, professores e estudantes, os quais são recortes interativos de informações que convidam a todas (os) para o engajamento nesse importante debate. O material objetiva interagir com quem têm interesse no assunto e auxiliar como suporte para aulas, debates, acesso à informação, comunicação, dentre outros.

              Produzidos por: Gleiciane da Silva Costa – Psicóloga Educacional; Rogers da Silva Bezerra – Articulador do Protagonismo Estudantil, Crede 4 – Camocim.
               
              INSTITUTO AYRTON SENNA. Diálogos socioemocionais. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/como-atuamos/Atuacao2/Dialogos_Socioemocionais.html#:~:text=Para%20apoiar%20educadores%20e%20gestores,a%20vida%20no%20século%2021. Acesso em: 13 ago. 2020.