PLATAFORMAS DE FORMAÇÃO ABERTAS E GRATUITAS
AMBIENTE VIRTUAL MEC
A plataforma oferece um acervo de cursos que abrange diferentes temáticas dentre elas: Tecnologias, Informação e Comunicação, Introdução ao pensamento computacional, Pensamento computacional anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, dentre outros, que visa potencializar a qualificação profissional dos educadores.
- AMBIENTE VIRTUAL MEC
- ESCOLAS CONECTADAS
- ESCOLA ABERTA
- ESKADA – Cursos Abertos da UEMA
- KHAN ACADEMY PARA EDUCADORES
- MOODLE – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLAS CONECTADAS
Cursos online com metodologias de ensino e conteúdos inovadores. Todos totalmente gratuitos, com certificação e materiais didáticos incluídos.
ESCOLA ABERTA
Visa contribuir com a capacitação de profissionais que atuam no Terceiro Setor. Para isso, oferece cursos online gratuitos em que auxiliam na qualificação e entendimento das particularidades deste setor. É ideal para professores que atuam com população em situação de risco.
ESKADA – Cursos Abertos da UEMA
Capacita para o mercado de trabalho e potencializa a aprendizagem de novas habilidades por meio de uma curadoria de conteúdo feita pela Universidade Estadual do Maranhão.
KHAN ACADEMY PARA EDUCADORES
Neste curso você irá conhecer missão da Khan Academy com educação de qualidade e nossa visão pedagógica, além de explorar todos os recursos para professores e diferentes maneiras de usar a plataforma com seus alunos.
MOODLE – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Oferece cursos diversos on line gratuitos.
PLATAFORMA COURSERA – CURSO ENSINO HÍBRIDO: PERSONALIZAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A plataforma “COURSERA” oferta cursos gratuitos sem certificação e pago com certificação.
O curso “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação” é ação de formação oferecida pela Fundação Lemann em parceria com o Instituto Península.
Está voltado a todos os profissionais da educação e tem como propósito auxiliar o professor a ter ferramentas para abrir o horizonte no caminho da personalização do ensino, tendo a tecnologia como aliada, integrando tecnologias digitais ao ensino tradicional, de modo a engajar os estudantes e permitir que o professor atenda às necessidades de cada aluno.
A ação de formação foi construída com base na experiência de um grupo de 16 professores, de escolas públicas e privadas, de cinco Estados brasileiros, e será oferecida a distância, no modelo autoinstrucional.
A ação terá carga horária total de 30 horas divididas em dez módulos, com temas que abordam o papel do professor no Ensino Híbrido, o uso das tecnologias digitais no contexto escolar e a organização do espaço escolar em uma perspectiva híbrida.