
NO MOMENTO, NÃO HÁ TURMAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTE CURSO.
-
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), promove o curso de formação on-line Língua Portuguesa: Estratégias e Práticas de Ensino-Aprendizagem.
O curso possui carga horária de 40h/a e tem por objetivo auxiliar a/o professora/o de Língua Portuguesa do ensino médio na tarefa de tornar suas/seus alunas/os competentes leitoras/es e produtoras/es de texto por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
-
CARGA HORÁRIA
40 h/a
-
EMENTA
Conceito de educação integral na contemporaneidade. Abordagem didático-pedagógica baseada no ensino para o desenvolvimento de competências. As competências socioemocionais como elemento base para uma aprendizagem significativa e efetiva. Metodologias ativas: conceito e práticas de ensino e aprendizagem.
-
OBJETIVOS
O Curso tem como objetivo dialogar sobre as perspectivas para a educação no século XXI, com vistas a refletir sobre os desafios que se manifestam na realidade escolar, e, sobretudo, no contexto de ensino e aprendizagem das áreas de conhecimento. Configura-se como pré-requisito para os quatro itinerários formativos em andamento, compreendendo que as áreas específicas comungam, no contexto geral da Escola, dos mesmos desafios impostos a todos que trilham os caminhos da Educação.
-
METODOLOGIA
Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.
-
PÚBLICO-ALVO
É voltado para Professores de Língua Portuguesa.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-
CONTEÚDO DO CURSO
-
Módulo I: Conceito de educação integral na contemporaneidade;
-
Módulo II: Abordagem didático-pedagógica baseada no ensino para o desenvolvimento de competências;
-
Módulo III: As competências socioemocionais como elemento base para uma aprendizagem significativa e efetiva; e
-
Módulo IV: Metodologias ativas: conceito e práticas de ensino e aprendizagem.
-
INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO
O certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 15 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 7,0.