
INCRIÇÕES ABERTAS!
02 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO DE 2025
-
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
Este curso apoia professores/as de Ciências da Natureza do Ensino Médio a desenvolver competências digitais, seguindo as diretrizes da BNCC. Os/As professores/as aprenderão a planejar e implementar aulas inovadoras baseadas em metodologias ativas e mediadas por tecnologias digitais, como inteligência artificial e aprendizagem baseada em projetos (ABP), e serão incentivados/as a refletir sobre a integração entre as competências digitais e as habilidades científicas.
O curso também ensina estratégias para personalizar e diferenciar as aulas, aumentando o engajamento dos/as estudantes.
-
CARGA HORÁRIA
20h/a
-
METODOLOGIA
Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.
-
PÚBLICO-ALVO
Professores/as e funcionários/as da rede estadual e municipal, além de membros da comunidade e de outras instituições.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-
CONTEÚDO DO CURSO
-
Módulo I: Relacionar
-
Refletir sobre o contexto digital na área do conhecimento, relacionando o desenvolvimento de competências digitais com a área do conhecimento.
-
Módulo II: Conectar
-
Conectar o conhecimento do conteúdo específico da área, com o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico, a partir da abordagem TPACK (http://tpack.org/).
-
Módulo III: Analisar
-
Analisar uma experiência de aprendizagem ativa e reconhecer diferentes formas de personalização e diferenciação para a mesma aula..
-
Módulo IV: Planejar
-
Planejar, a partir de um checklist e de um modelo para planejamento, uma experiência de aprendizagem ativa com foco na diferenciação, personalização.
-
Módulo V: Compartilhar
-
Utilizar ferramentas digitais para realizar compartilhamento de ideias, práticas e produções e compartilhar os planejamentos elaborados no M4 para avaliação entre pares.
-
Módulo VI: Avaliar
-
Implementar a aula planejada e avaliar os resultados..
-
INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SOBRE A CERTIFICAÇÃO
SOBRE A CERTIFICAÇÃO: O certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 15 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 7,0.
ATIVIDADE AVALIATIVA: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
INSTITUIÇÃO OFERTANTE: Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.