INCRIÇÕES ABERTAS!
02 DE SETEMBRO A 25 DE NOVEMBRO DE 2025

 

  • BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO

Este curso auxilia professores/as de Ciências Humanas do Ensino Médio a desenvolver competências digitais, seguindo as diretrizes da BNCC. Os/As educadores/as aprenderão a utilizar tecnologias digitais no ensino de Ciências Humanas, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e na compreensão de fenômenos sociais, políticos e econômicos, podendo explorar as metodologias ativas, como a sala de aula invertida e as WebQuests, para planejar aulas interativas e colaborativas.

 

O curso também promove a reflexão e o compartilhamento de práticas pedagógicas entre os/as professores/as, usando ferramentas digitais, como Padlet e Genially.

 

  • CARGA HORÁRIA

20h/a

 

  • METODOLOGIA

Trata-se de um curso autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.

 

  • PÚBLICO-ALVO

Professores/as e funcionários/as da rede estadual e municipal, além de membros da comunidade e de outras instituições.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • CONTEÚDO DO CURSO

  • Módulo I: Relacionar

  • Refletir sobre o contexto digital na área do conhecimento, relacionando o desenvolvimento de competências digitais com a área do conhecimento.

  • Módulo II: Conectar

  • Conectar o conhecimento do conteúdo específico da área, com o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico, a partir da abordagem TPACK (http://tpack.org/).

  • Módulo III: Analisar

  • Analisar uma experiência de aprendizagem ativa e reconhecer diferentes formas de personalização e diferenciação para a mesma aula..

  • Módulo IV: Planejar

  • Planejar, a partir de um checklist e de um modelo para planejamento, uma experiência de aprendizagem ativa com foco na diferenciação, personalização.

  • Módulo V: Compartilhar

  • Utilizar ferramentas digitais para realizar compartilhamento de ideias, práticas e produções e compartilhar os planejamentos elaborados no M4 para avaliação entre pares.

  • Módulo VI: Avaliar

  • Implementar a aula planejada e avaliar os resultados..

 

  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SOBRE A CERTIFICAÇÃO

  • SOBRE A CERTIFICAÇÃO: O certificado será disponibilizado apenas ao final do prazo mínimo de 15 dias e após realizadas todas as atividades avaliativas com média igual ou maior que 7,0.

     

    ATIVIDADE AVALIATIVA: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

     

    INSTITUIÇÃO OFERTANTE: Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), por meio da Fundação Telefônica Vivo.