NO MOMENTO, NÃO HÁ TURMAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTE CURSO.

 

  • BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO

A Comunidade de Prática Foco na Aprendizagem tem como objetivo compartilhar práticas didático-pedagógicas, vivências e ações realizadas pelos docentes, gestores e técnicos educacionais da Seduc/Crede/Sefor que contribuem para a recomposição e fortalecimento das aprendizagens das/os estudantes, pautando-se nas premissas da equidade, descentralização e priorização curricular da rede pública estadual de ensino do Ceará.

Cabe destacar que as Comunidades de Prática se constituem de grupos de pessoas que interagem regularmente para compartilhar suas práticas, interesses ou objetivos de trabalho (Wenger, Mcdermott, Snyder, 2002). Nesse sentido, a Comunidade de Prática do Foco na Aprendizagem foi organizada com o intuito de criar um espaço interativo, de diálogo e compartilhamento de experiências, atividades, projetos, materiais didáticos, bibliografias, vídeos, dentre outros, de modo a colaborar para com a formação docente e para com o processo de ensino-aprendizagem.

Esta iniciativa, assim como as demais ações do Foco da Aprendizagem, está voltada à recomposição e fortalecimento das aprendizagens, por meio da Educação Híbrida e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avaced) da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância – Coded/CED.

 

  • CARGA HORÁRIA

40h/a

 

 

  • OBJETIVOS

Compartilhar práticas didático-pedagógicas, vivências e ações realizadas pelos docentes, gestores e técnicos educacionais da Seduc/Crede/Sefor que contribuem para a recomposição e fortalecimento das aprendizagens das/os estudantes da rede pública estadual de ensino do Ceará.

 

  • METODOLOGIA

Trata-se de um curso on-line (autoinstrucional), ou seja, sem tutoria, na modalidade a distância, e com utilização do ambiente virtual de aprendizagem AVACED. Este formato privilegia o estudo individualizado e a construção da autonomia do participante. Isso significa que cada cursista deverá estabelecer sua rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local. Nesse modelo, não existe a figura do tutor para tirar dúvidas de conteúdo e nem a interação com outros participantes nos espaços do curso. A realização de todo o processo (leitura dos conteúdos e realização das atividades), baseia-se na prática de estudo diário e contínuo do participante.

 

  • PÚBLICO-ALVO

  • Docentes, gestores/as e técnicos/as educacionais da Seduc/Crede/Sefor envolvidos/as no processo de ensino-aprendizagem da rede estadual de ensino do Ceará.

  • CONTEÚDO DO CURSO

  • Módulo I:
    1. Análise de Desempenho – Enem e Sisedu:

  • Revisar os resultados da avaliação diagnóstica de 2025.1 da Língua Portuguesa e Matemática para identificar as habilidades essenciais voltadas para Ciências da Natureza a serem desenvolvidas.

  • Utilizar os resultados do Enem como referência para identificar as habilidades essenciais que precisam ser desenvolvidas, considerando as competências e matrizes da área.

  • Produzir material didático interventivo para a recomposição, através da associação de matrizes Enem e Saeb/Spaece (Habilidades e Descritores), com escolha de itens de Ciências da Natureza aplicados ao Português e/ou Matemática, a partir do foco direcionado pelos resultados levantados

  • Agrupar os/as estudantes com base em evidências de desempenho, mapeando as habilidades e descritores mais recorrentes, com o apoio da coordenação pedagógica, do/a PCA e dos/as professores/as da área.

  • Módulo II:
    2. Formação Docente com foco na Priorização Curricular:

  • Seleção de conteúdo e questões do MDE que abordem os descritores identificados, levando em conta diferentes níveis de dificuldade;

  • DDefinição de Estratégias e Agrupamento com Aprendizagem Colaborativa;

  • Planejamento da formação de grupos heterogêneos, garantindo que em cada grupo haja, pelo menos, um/a estudante com nível satisfatório, que atuará como monitor/a ou facilitador/a (PDT, PCA e Professor/a);

  • Definição de funções claras para os/as estudantes, de modo a orientá-los/as quanto ao papel de incentivar a participação e esclarecer dúvidas (PDT, PCA e Professor/a);

  • Utilização do Material Didático Estruturado (MDE).

  • Módulo III:
    3. Material didático:

  • Cadernos para cada componente curricular (Língua Portuguesa e Matemática).

  • Cadernos para cada área do conhecimento com seções dedicadas a cada componente curricular (Ciências Humanas e Ciências da Natureza)


  • 4. Como utilizar as tecnologias para a Recomposição e Fortalecimento das Aprendizagens:

  • Proposição didático-pedagógica com uso de recursos diversificados com foco nos saberes essenciais para Recomposição e Fortalecimento das Aprendizagens.

 

     

    • INFORMAÇÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO

    • O certificado será disponibilizado 15 dias após a conclusão de todas as atividades e avaliações, desde que o/a participante obtenha uma média igual ou superior a 7,0.