CONEXÃO SEDUC: 05 a 09 de abril de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

05

Abril

Segunda-feira

às 09h

Abertura da Formação Inicial do Programa PADIN 2021

Temática:

    • Abertura da Formação Inicial do Programa PADIN 2021

Mediador(a): Maria Oderlânia Torquato Leite

    • Coordenadora de Educação e Promoção Social da Coeps/Seduc. Doutora em Direito Constitucional e Professora do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri – Urca.

Maria Oderlânia Torquato Leite

Coordenadora de Educação e Promoção Social da Coeps

Mediador(a):Daniel Marinho Almeida

    • Pedagogo, pós-graduado em Psicopedagogia e em Gestão Pública. Professor da rede pública estadual do Ceará. Atualmente, é técnico da Coordenadoria de Educação e Promoção Social – Coeps/Seduc como orientador da Célula de Integração Escola, Comunidade e Redes de Proteção – CIEFP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Daniel Marinho Almeida

Orientador CIEFP / Coeps

Convidado(a): Eliana Nunes Estrela

    • Secretária da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.
      Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.
      .

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará

Palestrante(a): Onélia Santana

    • Primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).
      Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – Urca, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – SP. Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará do Governo do Estado do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).

Onélia Santana

Primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI)

05

Abril

Segunda-feira

às 14h

Visitação domiciliar: fortalecendo vínculos e promovendo o desenvolvimento infantil

Temática:

    • Visitação domiciliar: fortalecendo vínculos e promovendo o desenvolvimento infantil

Mediador(a):Maria Ana do Amarante Azevedo

    • Graduada em Teologia. Licenciada em Ciências das Religiões pelo Instituto de Ciências Religiosas – ICRE. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, pós-graduada em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará – Uece/Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Técnica da Coordenadoria de Educação e Promoção Social – Coeps/Seduc, compõe a equipe de formação com a função de acompanhamento técnico/pedagógico do desenvolvimento do Programa PADIN nas Credes/Municípios.

Maria Ana do Amarante Azevedo

Equipe de Formação do Programa PADIN CIEFP / Coeps

Palestrante(a):Gilvani Pereira Grangeiro

    • Mestre em Saúde Materno Infantil/Fiocruz/IFF. Especialista em Prevenção à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/LACRI/ Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Possui formação em Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância/Center on the Developing Child at Harvard University e formação em liderança/Programa Virtual de Desenvolvimento da Liderança/ Management Sciences for Health, MSH. Nas políticas públicas, atuou como assessora técnica da Coordenação-Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno/Ministério da Saúde (2009 – 2018) e como diretora do Departamento de Desenvolvimento da Primeira Infância (2018 – 2019). Atualmente, atua como consultora independente em projetos e programas de promoção da primeira infância e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

Gilvani Pereira Grangeiro

Consultora na Área da Primeira Infância

05

Abril

Segunda-feira

às 16h

Posse dos Novos Professores do Estado do Ceará

Temática:

    • Posse dos Novos Professores do Estado do Ceará

Mediador(a):Luciana Maria Brito Rodrigues

    • Formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e professora da rede pública de ensino do estado do Ceará – Seduc/CE. Atualmente, é coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, com sede em Crato/CE. Em sua trajetória profissional, exerceu a função de professora colaboradora da Urca, secretária da Educação do município de Crato e coordenadora da Crede 20, com sede em Brejo Santo/CE.

Luciana Maria Brito Rodrigues

Coordenadora da Crede 18

Convidado(a):Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.

Convidado(a):Anízio Melo

    • Professor Anízio Melo tem 61 anos de idade e é natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Filho de pais nordestinos, reside em Fortaleza há 40 anos. Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará – Uece e acadêmico de Direito, é educador desde 1985. Ingressou no movimento sindical lutando pelos direitos dos profissionais da Educação, dos estudantes e, hoje, é um dos grandes responsáveis pela excelente carreira que dispõem os professores no Ceará, como presidente da Apeoc e da Fetene.

Anízio Melo

Presidente da Apeoc, da Fetene e coordenador da Frente Norte/Nordeste

Convidado(a):Marta Emília Silva Vieira

    • Marta Emília Silva Vieira, desde 2008, atua como coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Administração e com formação em Matemática, é professora efetiva da rede e tem experiências em gestão e políticas públicas; seleção, desenvolvimento e formação de pessoas; e, também, em desenho organizacional e desenho de processos.

Marta Emília Silva Vieira

coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Convidado(a):Maria de Fátima Bezerra

    • Graduada em Letras. Especialista em Metodologia para o Ensino Fundamental e Médio e em Gestão e Avaliação. Mestre em Educação. Professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual e municipal. Gestora, há 10 anos, na EEFM Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota – Sefor 2, em Fortaleza. Autora de alguns artigos, dentre estes: “Diálogos Globais e Locais na Educação Pública”.

Maria de Fátima Bezerra

Gestora da EEFM Gonzaga Mota – Sefor 2

Convidado(a):Raniele Sampaio Nogueira

    • Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Especialista em Qualificação do Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestranda em Educação pela Uece. Professora regente de sala de aula e Professora Coordenadora de Área (PCA) na Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Fausto Aguiar Arruda, Crede 1, no município de Pacatuba/CE.

Raniele Sampaio Nogueira

Professora na EEM Deputado Fausto Aguiar Arruda – Crede 1

06

Abril

Terça-feira

às 09h

O desenvolvimento da primeira infância: etapas da criança de 0 a 6 anos

Temática:

    • O desenvolvimento da primeira infância: etapas da criança de 0 a 6 anos

Mediador(a): Régis Brito

    • Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (2011), especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade de Educação Montenegro – BA (2007), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA (2006). Possui graduação em Matemática (2003) e em Pedagogia (2002) pela UVA. Professor e orientador educacional de São Benedito, exerceu o cargo de assessor técnico na Cecom da Crede 05 – Tianguá e, atualmente, atua como gerente do PADIN na Coeps/Seduc.

Régis Brito

Gerente do Programa PADIN – CIEFP/ Coeps

Palestrante: Isabele Cavalcante

    • Assessora especial de Programas e Projetos do gabinete da primeira-dama, incluindo o Programa Mais Infância. Pós-graduanda em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus – Unichristus. Formação em Psicologia Hospitalar e Tanatologia. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Isabele Cavalcante

Assessora do Programa Mais Infância

06

Abril

Terça-feira

às 16h

Curso FACE: Módulo II – Continuum Curricular

Temática:

    • Curso FACE: Módulo II – Continuum Curricular

Mediador(a): Iane Nobre

    • Licenciada em Língua Portuguesa e professora efetiva da rede estadual do Ceará. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana, em Asunción-PY. Atualmente, atua como coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – Cogem na Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc, onde atua nas frentes de currículo, educação integral, competências socioemocionais, mediação escolar e cultura de paz, educação de jovens e adultos, ensino noturno e formação de professores.

Iane Nobre

Coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio – Cogem

Palestrante: Jucineide Fernandes

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual de ensino desde 2004, começou sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Crede 8, em Baturité. De março de 2015 a fevereiro de 2021, atuou como coordenadora da Crede 10, em Russas.

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva de Ensino Médio e Profissional

Convidado(a): Antonio Erivelto Alves de Sousa

    • Professor, graduado com Habilitação Plena em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, também Especialização no Ensino da Matemática todos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, ainda, Especialista em Gestão Escolar na área do conhecimento – Ciências Humanas pela Universidade Federal do Ceará. Mais de vinte e cinco anos de experiência em sala de aula, ministrando a disciplina Matemática como efetivo na Rede Estadual desde 1988.
      .

Antonio Erivelto Alves de Sousa

Coordenador Escolar da EEM Dona Thereza Odette – Crede 05

Convidado(a): Vildemar Araujo de Lavor

    • Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará- Uece. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Coordenador Escolar desde 2013.
      Formador Regional do FACE desde 2017.

Vildemar Araujo de Lavor

Coordenador Escolar da EEM Maria Daurea Lopes – Crede 16

07

Abril

Quarta-feira

às 09h

A neurociência e a criança de 0 a 3 anos

Temática:

    • A neurociência e a criança de 0 a 3 anos

Mediador(a): Vanessa Fernandes

    • Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2012) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2001). É professora em sua essência. Desde 2014, atua como formadora do Eixo de Alfabetização MAISPAIC, pela Prefeitura Municipal de Aquiraz. No período de 2017 a 2019 foi formadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN. Atualmente, exerce a função de consultora. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na Primeira infância e Anos Iniciais.

Vanessa Fernandes

Consultora do Programa PADIN

Palestrante: Dr Sullivan Mota

    • Pediatra
      Professor de Pediatria da Universidade Federal do Ceará – UFC
      Presidente do Instituto da Primeira Infância – IPREDE

Dr Sullivan Mota

Presidente do Instituto da Primeira Infância – IPREDE

08

Abril

Quinta-feira

às 09h

O Sistema Informatizado do PADIN

Temática:

    • O Sistema Informatizado do PADIN

Mediador(a):Bárbara Bezerra Cruz Salvador

    • Graduada em Administração de Empresas. Atualmente, atua como técnica na Coordenadoria de Educação e Promoção Social – Coeps/Seduc, no grupo de trabalho do PADIN, com a função de acompanhamento e monitoramento do Sistema Informatizado do Programa nas Credes/Municípios.

Bárbara Bezerra Cruz Salvador

Técnica do PADIN / Coeps

Palestrante: Régis Brito Ribeiro

    • Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (2011), especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade de Educação Montenegro – BA (2007), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA (2006). Possui graduação em Matemática (2003) e em Pedagogia (2002) pela UVA. Professor e orientador educacional de São Benedito, exerceu o cargo de assessor técnico na Cecom da Crede 05 – Tianguá e, atualmente, atua como gerente do PADIN na Coeps/Seduc.

Régis Brito Ribeiro

Gerente do Programa PADIN – CIEFP/ Coeps

09

Abril

Sexta-feira

às 09h

Marco Legal da Primeira Infância: Uma Visão Intersetorial

Temática:

    • Marco Legal da Primeira Infância: Uma Visão Intersetorial

Mediador(a): Daniel Marinho Almeida

    • Pedagogo, pós-graduado em Psicopedagogia e em Gestão Pública. Professor da rede pública estadual do Ceará. Atualmente, é técnico da Coordenadoria de Educação e Promoção Social – Coeps/Seduc como orientador da Célula de Integração Escola, Comunidade e Redes de Proteção – CIEFP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Daniel Marinho Almeida

Orientador CIEFP / Coeps

Palestrante: Maria Oderlânia Torquato Leite

    • Coordenadora de Educação e Promoção Social da Coeps/Seduc. Doutora em Direito Constitucional e Professora do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri – Urca.

Maria Oderlânia Torquato Leite

Coordenadora de Educação e Promoção Social – COEPS

09

Abril

Sexta-feira

às 16h

Posse dos Grêmios Escolares da Crede 19

Temática:

    • Posse dos Grêmios Escolares da Crede 19

Mediador(a):Marfra Rejanne Martins Pierre

    • Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam). Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Patos e em Gestão e Organização de Escola com Ênfase em Direção Escolar pela Universidade Pitágoras. Foi orientadora da Célula de Gestão Administrativo-Financeira (Cegaf) na Crede 19. Atualmente, é coordenadora da Crede 19, no município de Juazeiro do Norte/CE.

Marfra Rejanne Martins Pierre

Coordenadora da Crede 19, no município de Juazeiro do Norte/CE.

Convidado(a):Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.

Convidado(a):Idilvan Alencar

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e secretário da educação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE). Atualmente, é Deputado Federal pelo PDT (2019-2022).

Idilvan Alencar

Deputado Federal e ex-secretário da Educação do estado do Ceará.

Convidado(a):Héricles Antônio Alencar de Almeida

    • Já atuou como líder de sala, diretor cultural, membro do Conselho Escolar e do Conselho da Comunidade. Foi presidente do Grêmio Estudantil Conserva Feitosa (Gecof) e vice-presidente da União Juazeirense dos Estudantes Secundaristas (Ujes). Participou como delegado no Congresso Nacional dos Estudantes, que aconteceu em Brasília/DF, São Paulo/SP e Fortaleza/CE.

Héricles Antônio Alencar de Almeida

Membro da Coordenação de Protagonismo Estudantil (Copes) da Crede 19.