CONEXÃO SEDUC: 01 a 05 de março de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

Março

Quarta-feira

às 09h

Temática:

• REFLEXÕES PEDAGÓGICAS – O PROFESSOR NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palestrante: Nereide Saviani

• A Professora Doutora Nereide Saviani é paulista, nascida em 01/12 /1947 na Cidade de Amparo/SP. É Pedagoga, Mestre em Supervisão e Currículo, Doutora em História e Filosofia da Educação. Títulos obtidos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É autora do livro: Saber Escolar, Currículo e Didática – problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, Ed. Autores Associados, 6ª edição, 2010. Também é autora de artigos e capítulos de livros sobre temáticas pedagógicas e sobre políticas educacionais.
      De 1994 a 2001 atuou como docente-pesquisadora e orientadora no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (antiga História e Filosofia da Educação), da PUCSP. E, de 2002 a 2009, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISANTOS – Universidade Católica de Santos/SP.
      Sua trajetória profissional inclui atuação no Ensino Básico (docência, elaboração e coordenação de Programas, assessoria técnica) nas redes Estadual (SP) e Municipal (S. Paulo/SP). Assim como atividades de Consultoria e Assessoria Técnico-Pedagógica a redes de ensino oficial de outros estados e municípios.
      Tem ministrado cursos e proferido palestras em vários eventos promovidos por órgãos oficiais, Instituições de Ensino Superior, associações científicas e sindicais, em municípios do Estado de São Paulo e de outros Estados da Federação.
      Atualmente é Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.

Nereide Saviani

Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.