CONEXÃO SEDUC: 02 a 06 de agosto de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem
como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz
respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica
do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

02

agosto

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – História

 

 

 

Temática:

    • As revoltas brasileiras e suas consequências

Professor: André Rosa

 

    • Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Especialista em Metodologia do Ensino da História (Uece). Escritor do Sistema de Ensino Vida.

André Rosa

Professor de História.

03

agosto

Terça-feira

às 09:00h

Observar e compreender para fortalecer os vínculos familiares (Formação Padin)

 

 

 

Temática:

    • Observar e compreender para fortalecer os vínculos familiares (Formação Padin)

Mediador: Daniel Marinho

 

    • Pedagogo, pós-graduado em Psicopedagogia e em Gestão Pública. Professor da rede pública estadual do Ceará. Atualmente, atua como técnico da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (COEPS/Seduc) com a função de Orientador da Célula de Integração Escola, Comunidade e Redes de Proteção (CIEFP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Daniel Marinho

Orientador CIEFP/COEPS.

Palestrante: Márcia Pinheiro Schaefer

 

    • Psicóloga; doutoranda e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos – RS); especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica; docente e supervisora dos Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP – RS).

Márcia Pinheiro Schaefer

Psicóloga, doutoranda em Psicologia Clínica pela Unisinos – RS

03

agosto

Terça-feira

às 16:00h

Webinar Seminário Inaugural II Semana Diana Pitaguary

 

 

 

Temática:

    • Webinar Seminário Inaugural II Semana Diana Pitaguary

Mediadora: Carla Galiza dos Santos

 

    • Engenheira Agrônoma. Agroecologista com foco nos sistemas agroalimentares, atuando junto às famílias das agricultoras do semiárido cearense e povos indígenas do Ceará por meio de uma perspectiva de segurança e soberania alimentar, equidade de gênero, protagonismo das juventudes e de convivência com o semiárido.

Carla Galiza dos Santos

Técnica pelo Esplar do Projeto Tucum – A força da resistência indígena.

Palestrante: Marciane Tapeba

 

    • Educadora e vice-coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará (AMICE).

Marciane Tapeba

Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará – AMICE.

Palestrante: Daciane Barreto

 

    • Feminista, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará.

Daciane Barreto

Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará.

04

agosto

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Matemática

 

 

 

Temática:

    • Análise Combinatória: PFC (Princípio Fundamental da Contagem)

Professor: Fábio Rocha Frota

 

    • Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de Matemática. Atua há 25 anos como professor pré-universitário. Trabalhou em escolas como Ari de Sá, Farias Brito, Christus, 7 de Setembro, Master, Antares. Hoje, ministra aulas no Lourenço Filho e Santa Cecília, leciona e coordena o Programa Academia Enem da Prefeitura de Fortaleza, além de atuar no projeto Alcance – Enem da Assembleia Legislativa do Ceará e no projeto Sobral no Enem.

Fábio Rocha Frota

Professor de Matemática.

04

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Webinar de Abertura do AoGosto do Aluno

 

 

 

Temática:

    • Webinar de Abertura do AoGosto do Aluno

Mediador 1: Jonnatha Dantas- Crede 20

 

    • Estudante do 2º ano do Ensino Médio, presidente do Grêmio Estudantil, fundador do projeto “De aluno para aluno”, faz parte do CEAPETI-CE, YouTuber, poeta.

Jonnatha Dantas

Estudante na EEMTI Deputado Murilo Aguiar

Mediadora 2: Mailana Campos- Crede 4

 

    • Aluna do 2º ano “A”, presidente do Grêmio, líder de sala e articuladora do Clube de Estudos Cooperativos. Em 2020, já participou de colóquios promovidos pela Seduc como mediadora e possui experiência com eventos on-line.

Mailana Campos

Estudante na EEMTI Deputado Murilo Aguiar

Convidada : Jucineide Fernandes

 

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual de ensino desde 2004, começou sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Crede 8, em Baturité. De março de 2015 a fevereiro de 2021, coordenou a Crede 10.

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc)

Convidada: Ana Geovanda Mourão Rezende

 

    • Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 1) no período de 2015 à presente data. Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/CAEd). Especialização em Gestão Escolar pela Uece e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Uece. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF.

Ana Geovanda Mourão Rezende

Coordenadora da Crede 1

Convidado: Rafael Martins da Silva

 

    • Diretor da EEM Dona Carlota Távora. Professor de Língua Portuguesa. Especialista em Literatura, Gestão Escolar e Neurociência. Apaixonado por música, filmes e livros.

Rafael Martins da Silva

Diretor da EEM Dona Carlota Távora – Crede 18

05

agosto

Quinta-feira

às 14:00h

Lançamento do Guia Estratégico para Implementação do Contexto Híbrido e Retorno ao Presencial na Educação Infantil

 

 

 

Temática:

    • Lançamento do Guia Estratégico para Implementação do Contexto Híbrido e Retorno ao Presencial na Educação Infantil

Mediadora :Aline Matos de Amorim

 

    • Mestra em Letras/Linguística Aplicada pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Integrante do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT) da UFC e do grupo de pesquisa Sigamos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Hoje, atua como Orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento Social (CADIN), no âmbito da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (COEPS), na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Paralelamente, elabora material didático e atua como consultora, leitora crítica e revisora textual para editoras educacionais.

Aline Matos de Amorim

Orientadora CADIN/COEPS

Convidados : Márcio Pereira de Brito

 

    • Professor titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, atua como Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Márcio Pereira de Brito

Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios (Copem)

Convidada : Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Informática pela UFC. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.
      Experiências: Coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC; coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc); gerência de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional.

Francisca Aparecida Prado Pinto

Coordenadora Coeps

Convidada: Luíza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

 

    • Licenciada em Química e em Biologia; pedagoga; graduada em Gestão Escolar; mestranda em Ciências da Educação; dirigente municipal de Educação de Crateús e presidente da Undime-CE.

Luíza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

CSME de Crateús e Presidente da Undime- CE

Convidado: Jorge Lira

 

    • Professor titular do Departamento de Matemática da UFC, por onde obteve o título de Doutor em Matemática (2000). Realizou diversos estágios como professor visitante em Stanford, Université Paris VII, Hausdorff Institute (Bonn, Alemanha) e Universitá di Milano, dentre outras. É autor de mais de 40 artigos em periódicos internacionais, resultantes de colaborações e supervisões de doutorado e pós-doutorado. Coordenou o PRONEX Núcleo de Excelência de Análise Geométrica entre 2011 e 2015 e a Pós-Graduação em Matemática da UFC de 2010 a 2012. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013 e recebeu, em 2013, o Prêmio Jovem Cientista da Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS). Coordena, atualmente, projetos internacionais como CAPES/COFECUB com universidades francesas. Ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, atualmente é o coordenador do Centro de Excelência em Políticas Educacionais da UFC. É membro do Conselho Técnico-Científico do IMPA e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática. Desde abril de 2017, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC), coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado e nos municípios de Fortaleza e Sobral. Nesta condição, é um idealizadores e coordenadores do Programa Foco na Aprendizagem.

Jorge Lira

Programa Cientista Chefe

Convidado: Bruna Alves Leão

 

    • Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará.
      Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem). Integrante do Grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD) da Uece.

Bruna Alves Leão

Coordenadora Copem

Palestrante: Ana Maura Tavares

 

    • Formada em Pedagogia e Psicologia. Mestre e doutora em Educação. Atua, principalmente, nas áreas de Formação de Professores, Educação Infantil, Infância e Alfabetização. Desenvolve estudo sobre narrativas (auto)biográficas. É membro de grupos de pesquisa na UFRN e na UVA. É autora de livros de literatura infantil. Tem obras publicadas na coleção PAIC Prosa e Poesia e é contadora de histórias. Desenvolve trabalho de consultoria junto à COEPS e é professora, atuando na Educação Básica e no Ensino Superior.

Jorge Lira

Desenvolve trabalho de consultoria junto à COEPS e é professora, atuando na Educação Básica e no Ensino Superior.

06

agosto

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Motivacional/Redação + Ampliando Horizontes

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor: Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais/mães e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Análise de uma redação nota 1000

Mediador : João Dionisio Viana Neto

 

    • Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Faculdade Ateneu), mestrando em Linguística Aplicada. Trabalha em cursos preparatórios para concursos públicos e pré-vestibulares há mais de 20 anos. Em Fortaleza, dá aulas no projeto Academia Enem da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Seduc-CE. Também ministra aulas de preparação para concursos no Prime Concursos. Além de docente, é escritor, redige crônicas, contos e romances. Foi agraciado com menção honrosa no II Prêmio Domingos Olímpio de Literatura (Sobral) com o conto “Recordações”. Na área de concursos, é autor do livro “Redação Teoria e Prática: treinando a prova discursiva em concursos” (2010), uma obra de 283 páginas que é, atualmente, referência em se tratando de produção de redações para concursos.

João Dionisio Viana Neto

Professor de Redação.

Ampliando Horizontes

 

 

 

Mediadora: Mayara Medeiros de Aguiar

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica (NAAP). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros de Aguiar

Psicóloga educacional.

Temática:

    • Agronomia

Palestrante: Marina Calisto Alves

 

    • Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é discente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como colaboradora voluntária na Associação dos Atingidos por Barragens em Defesa do Meio Ambiente (ABAMA) entre 2017 e 2019 e como Agente de ATER na Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Estado do Ceará (CCA) no Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural em Assentamentos e Reassentamentos em 2020. Tem experiência em projetos sociais com comunidades rurais atingidas por barragens. Atua e pesquisa nas áreas de extensão e desenvolvimento rural, impactos socioambientais da construção de barragens e obras hídricas, agroecologia, assentamentos rurais e políticas públicas de desenvolvimento rural.

Marina Calisto Alves

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Temática:

    • Geologia

Palestrante: Aline de Vasconcelos Silva

 

    • Geóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos com MBA em Data Science and Analytics pela Universidade de São Paulo (em andamento). Trabalha na Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA). Atua na área de Hidrogeologia, com Geofísica Aplicada e Construção de Poços Tubulares. Atualmente, é uma das diretoras da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências – Núcleo Fortaleza.

Aline de Vasconcelos Silva

Geóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

06

agosto

Sexta-feira

às 14:00h

Homenagem aos pais da Seduc 2021

 

 

 

Temática:

    • Paternidades possíveis – A paternagem e o exercício de autoconhecimento para o homem

Mediadora :Diego Firmino

 

    • Assistente técnico da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), atua na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Graduado em Química, especialista em Ensino de Química, mestre em Biotecnologia e pai da Larissa Maria, 18 anos e da Diana, 10 anos.

Diego Firmino

Assistente Coded/CED

Convidados : Sidney Marques Rodrigues

 

    • Psicólogo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde com formações em Gestão Pública e Terapia de Casal e Família, psicólogo do Apoio Psicossocial da COGEP e pai de Uriel, 25 anos e da Tainá, 24 anos.

Sidney Marques Rodrigues

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Convidado : Pedro Henrique Sampaio Silveira

 

    • Professor de História da rede estadual, coordenador da Crede 9 – Horizonte, pai por adoção homoparental de Adriely Rocha Sampaio, 11 anos.

Pedro Henrique Sampaio Silveira

Coordenador da Crede 9 – Horizonte

Convidado: André Luiz Farias Alves

 

    • Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
      Trabalha na COGEP/Seduc, desde março de 2015. É pai da “bailarina” Lis Domeneguetti Ferreira Alves, 7 anos.

André Luiz Farias Alves

Trabalha na COGEP/Seduc

Convidado: Francisco Edilberto Menezes Machado Neto

 

    • Bacharel, licenciado e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da rede pública estadual desde 2014. Atualmente, em exercício na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, pai do Serginho, 5 anos e do João, 2 anos e meio.

JFrancisco Edilberto Menezes Machado Neto

Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação

06

agosto

Sexta-feira

às 16:00h

Webinar de Encerramento – II Semana Diana Pitaguary

 

 

 

Temática:

    • Mulheres Indígenas – Corpos, Ancestralidade e Território

Mediadora: Cristina Pitaguary

 

    • Organização dos Professores Indígenas do Ceará (OPRINCE).

Cristina Pitaguary

Organização dos Professores Indígenas do Ceará (OPRINCE).

Palestrante: Marciane Tapeba

 

    • Educadora e vice-coordenadora da AMICE.

Marciane Tapeba

Educadora e vice-coordenadora da AMICE.

Palestrante: Célia Xakriabá

 

    • Do povo Xakriabá, mulher poesia da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas. É professora, mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB/MESPT), doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), assessora parlamentar da Deputada Federal Áurea Carolina. Reafirma que sua primeira escola foi a luta. A luta dela centra-se na garantia do território, na reestruturação do sistema educacional, no apoio às mulheres e à juventude no chão do território e no chão do mundo.

Célia Xakriabá

Do povo Xakriabá, mulher poesia da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas.