CONEXÃO SEDUC: 02 a 06 de maio 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

maio

quarta-feira

às 19:00h

Palestra Híbrida: Seminários Continuados Temas Transversais da Educação Brasileira – Sessão III

Temática:

• Educação Para as Drogas, Redução de Danos e a Escola

Abertura: Dra Vagna Brito de Lima.

• Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) de 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 na Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Gestão Escolar(2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena em História(1995). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Possui experiência no ensino superior.

Dra Vagna Brito de Lima.

Coordenadora da CODED/CED.

Participação: Dra. Nairley Sá.

• Mestra e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licencianda em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atualmente é coordenadora do Polo UAB de Sobral da Coded/CED.

Dra. Nairley Sá.

Coordenadora do Polo UAB de Sobral.

Palestrante : Ma. Claudine Carneiro Aguiar

• Coordenadora Municipal das Políticas sobre Drogas de Sobral-CE. Foi Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Apoiadora Institucional da RAISM (Rede de Atenção Integral à Saúde Mental) de Sobral-CE e Coordenadora da Escola de Redutores de Danos. É Mestre pelo Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde-CMEPES/UECE/Fortaleza. Anteriormente foi Apoiadora Institucional da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Aracajú. Foi Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial III ( CAPS), gestora de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial – REAP da Secretaria de Saúde de Aracajú-SE, atuando no Núcleo de apoio ao cuidado em saúde mental na atenção básica. Foi Apoiadora Institucional do CAPS III David Capistrano no Município de Aracajú. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, em Gestão de Saúde, Saúde Mental e Cuidados ao Usuário de álcool e outras drogas com ênfase em Saúde Coletiva.

Ma. Claudine Carneiro Aguiar

Coordenadora Municipal das Políticas sobre Drogas de Sobral-CE.

Debatedor: Dr. Francisco Gleidson Vieira dos Santos

• Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2019). Mestre em Antropologia pela mesma instituição (2010). Cursou especialização em Educação Comunitária e Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É membro do Núcleo de Estudos da Família, Gênero e Sexualidade (FAGES-UFPE), do Observatório de Culturas, Religiosidades e Emoções (OCRE – UFPE) e do grupo Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política da UFMA. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e Saúde Coletiva, dedicando-se a pesquisas nas áreas de antropologia da religião, experiência religiosa, prostituição, gênero e sexualidade. Atualmente tem desenvolvido pesquisas com enfoques nos processos de subjetivação e constituição de novas éticas a partir de contextos socioculturais e experiências sexuais homoafetivas com o HIV/Aids.

Dr. Francisco Gleidson Vieira dos Santos