CONEXÃO SEDUC: 03 a 05 de novembro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

03

novembro

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Física

 

 

 

Temática:

    • Energia e suas transformações

Professor: Thompson Justa

 

    • Professor do projeto Academia Enem da Prefeitura Municipal de Fortaleza; professor do projeto Alcance da Assembleia Legislativa do Ceará; professor efetivo, desde 2014, do Governo do Estado do Ceará; professor de cursinhos há mais de 30 anos em Fortaleza-CE.

Thompson Justa

Professor de Física

03

novembro

Quarta-feira

às 14:00h

Webinar de lançamento dos Parâmetros para Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense

 

 

 

Temática:

    • Webinar de lançamento dos Parâmetros para Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense

Mediadora: Aline Matos

 

    • Mestra em Letras/Linguística Aplicada pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Integrante do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT) da UFC e do grupo de pesquisa Sigamos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Hoje, atua como Orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento Social (Cadin), no âmbito da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Paralelamente, elabora material didático e atua como consultora, leitora crítica e revisora textual para editoras educacionais.

Aline Matos

Orientadora Cadin/Coeps.

Convidada : Izolda Cela

 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Estudos em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do curso de Pedagogia da UVA. Foi Secretária da Educação do Estado do Ceará de 2007 a março de 2014. No município de Sobral, foi secretária adjunta da educação de 2001 a 2003 e secretária titular de 2004 a 2006.

Izolda Cela

Vice-governadora do Estado do Ceará.

Convidada: Onélia Santana

 

    • Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, SP. Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará do Governo do Estado do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI)

Onélia Santana

Primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).

Convidada:Eliana Estrela

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação, pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública, também, pelo CAEd e funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, de 2007 a 2012, e da Crede 19, de 2013 a 2018. Desde janeiro de 2019, é secretária da Seduc-CE, com o objetivo de definir as diretrizes e a coordenação das políticas públicas educacionais do Estado, além de garantir educação básica com equidade e qualidade para todos os estudantes.

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará.

Convidada:Márcio Brito

 

    • Professor titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Márcio Brito

Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios – SEXEC COPEM

Convidada: Luiza Aurélia

 

    • Licenciada em Química e em Biologia; pedagoga; graduada em Gestão Escolar; mestranda em Ciências da Educação; dirigente municipal de Educação de Crateús e presidente da Undime/CE.

Luiza Aurélia

SME de Crateús e Presidente da Undime-CE.

Convidada:Karina Fassom

 

    • Karina Fasson é Líder de Portfólio na área de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, onde trabalha desde 2017 na articulação e gestão de iniciativas de primeira infância. É mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela USP. Em sua trajetória profissional, trabalhou em institutos de pesquisa, em organizações do terceiro setor e no setor público. Desde 2012, atua como educadora voluntária no curso pré-vestibular do Curso Mafalda, projeto de educação popular.

Karina Fassom

Líder de Portfólio na área de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Convidada: Aparecida Prado

 

    • Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Informática pela UFC. Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Possui experiência como coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC; coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc); gerente de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional.

Aparecida Prado

Coordenadora Coeps

Palestrante: Zilma Oliveira

 

    • Pedagoga pela USP, mestra em psicologia da educação pela PUC-SP e doutora em psicologia pela USP. Assessorou o MEC na elaboração da BNCC.

Zilma Oliveira

Doutora em Psicologia (USP).

04

novembro

Quinta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Língua Portuguesa

 

 

 

Temática:

    • Gêneros textuais no Enem

Professor: Cláudio Márcio Cunha Sousa

 

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduando em Estudos Literários e Culturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Centro de Humanidades (Departamento de Literatura). Atualmente, atua como professor de Língua Portuguesa (Ensino Médio) no Colégio 7 de Setembro e no Colégio Ari de Sá; professor de Língua Portuguesa dos projetos Academia Enem e Alcance; professor de Língua Portuguesa de turmas preparatórias para o ITA – IME – Colégio Master. Prepara alunas/os para vestibulares da USP e UNICAMP – Colégio 7 de Setembro. Já foi professor para a prova específica do Vestibular UFC.

Cláudio Márcio Cunha Sousa

Professor de Língua Portuguesa