CONEXÃO SEDUC: 03 a 07 de maio de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

05

Maio

Quarta-feira

às 10:00h

Webinar – Protagonismo escolar em ação: interação pedagógica entre pares

 

Temática:

    • Webinar – Protagonismo escolar em ação: interação pedagógica entre pares

Mediador(a):Maria Geisielle dos Santos

    • Estudante da 3ª série do ensino médio da EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios.

Maria Geisielle dos Santos

Estudante da EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios

Mediador(a) : Marcos Robson de Araújo

    • Graduado em Letras – Português/Literatura pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Graduando em Língua Espanhola pela Universidade Estácio de Sá. Técnico em Eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atua como professor de Língua Espanhola na EEEP Júlio França – Bela Cruz – CE.

Marcos Robson de Araújo

Professor da EEEP Júlio França

Convidado(a): Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. Coordenou a Crede 19 de fevereiro de 2013 a agosto de 2014. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

Convidado(a): Idilvan Alencar

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e secretário da educação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE). Atualmente, é Deputado Federal pelo PDT (2019-2022).

Idilvan Alencar

Deputado Federal e ex-secretário da Educação do estado do Ceará

Convidado(a):Renato Rodrigues

    • Graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); especialista em Língua Portuguesa e Literatura, em Gestão Escolar e Pedagógica, ambas pela Faculdade Kúrios (FAK); mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) e, atualmente, exerce o cargo de diretor da EEM Luzia Araújo Barros, em Itarema-CE.

Renato Rodriguess

Diretor da Escola de Ensino Médio Luzia Araújo Barros

Convidado(a):Paulo Sérgio Fontenele

    • Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE). Especialista em Gestão Educacional e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, exerce o cargo de coordenador da Crede 3, em Acaraú-CE.

Paulo Sérgio Fontenele

Coordenador da Crede 3

Convidado(a):Davi Lee Oliveira de Castro

    • Estudante da 2ª série do curso de Administração da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa.

Davi Lee Oliveira de Castro

Estudante da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa

Convidado(a):Ana Kelvia Farias

    • Licenciada em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora de Química na rede pública estadual de ensino.

Ana Kelvia Farias

Professora da EEEP Júlio França

Apresentação artística: Thayane Silva Alves

    • Estudante da 3ª série do ensino médio da EEM Francisco Araújo Barros, militante do movimento Sem Terra Ceará, no setor de juventude.

Thayane Silva Alves

Estudante da Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros

06

Maio

Quinta-feira

às 16h

Webinar – Curso Erer
Educação Indígena e Quilombola: Referências para uma Educação Escolar Diferenciada

 

Temática:

    • Webinar – Curso Erer
      Educação Indígena e Quilombola: Referências para uma Educação Escolar Diferenciada

Mediador(a):Bernardete Feitosa

    • Indígena Pitaguary; mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Uece e em Gestão da Avaliação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora escolar da Escola Indígena Itá-Ara.

Bernardete Feitosa

Coordenadora Escolar da Escola Indígena Itá-Ara

Convidado(a) : Rita Potyguara

    • Pedagoga e especialista em Gestão Escolar. Mestre e doutora em Educação, com pós-doutorado em Estudos Interdisciplinares. É professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Exerceu, por sete anos, cargos de direção no Ministério da Educação (MEC) em políticas educacionais para indígenas, quilombolas, populações do campo e outras minorias. Foi conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) durante seis anos, tendo sido a relatora das atuais diretrizes curriculares da educação escolar indígena e para a formação de seus professores. É pesquisadora ligada a grupos de estudos e pesquisas em instituições de educação superior. Possui publicação de artigos científicos em periódicos e revistas especializadas.

Rita Potyguara

Professora da Secretaria da Educação (SEDUC), lotada no Conselho Estadual de Educação (CEE) do Ceará

Convidado(a):Ana Paula dos Santos

    • Pedagoga, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, no eixo Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-raciais. Pesquisa a Pedagogia de quilombo. Mestre em Educação pela UFC. Professora do Departamento de Educação, curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Ana Paula dos Santos

Professora Mestre em Educação do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA

07

Maio

Sexta-feira

às 16h

Webinar – Itinerário Formativo
Competências Digitais para a Docência: estratégias e interfaces no ensino remoto/híbrido

 

Temática:

    • Webinar – Itinerário Formativo
      Competências Digitais para a Docência: estratégias e interfaces no ensino remoto/híbrido

Abertura: Vagna Lima

    • Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE-CAPES na Universidade do Minho em Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em História pela UVA.

Vagna Lima

Coordenadora da Coded/CED

Mediador(a) :Jacqueline Moraes

    • Assessora técnica da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Professora da rede pública estadual de ensino. Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Portugal. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Jacqueline Moraes

Assessora técnica da Coded/CED

Mediador(a):Karine Pinheiro

    • Pós–doc|Universidade de Aveiro. Doutora em Ciências da Educação com especialidade em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora da rede pública estadual de ensino. Técnica na Coded/CED.

Karine Pinheiro

Técnica na Coded/CED.

Convidado(a):Mariano Pimentel

    • Doutor em Informática e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Realiza pesquisas e desenvolvimentos em Informática na Educação desde 1990; em Educação On-line a datar de 2000 e, em Educação a Distância, a partir de 2006. Por uma década, foi professor-coordenador da disciplina Informática e Educação do curso de Pedagogia a Distância da Unirio/CEDERJ/UAB. Tem extensa produção acadêmica, destacando-se os livros: “Informática na Educação” (2020); “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação” (2020); “Do email ao Facebook” (2014) e “Sistemas Colaborativos” (2011 – Prêmio Jabuti). Desenvolve estudos nas áreas de Informática na Educação, Cibercultura e Sistemas de Informação.

Mariano Pimentel

professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Convidado(a):Felipe Carvalho

    • Doutor em Educação (ProPEd/UERJ). Bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ na Universidad Complutense de Madrid (UCM/Espanha). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Especialista em Educação com aplicação da Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Atuou como professor-online da disciplina de Informática na Educação do curso de Pedagogia a Distância da UERJ/CEDERJ/UAB e como professor-coordenador da disciplina de Informática na Educação no ensino infantil e fundamental pelo Centro Educacional da Lagoa (CEL).

Felipe Carvalho

Doutor em Educação (ProPED/UERJ).