CONEXÃO SEDUC: 04 a 08 de abril 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

04

abril

Segunda-feira

às 16:00h

Webinar – Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência – Estratégias e interfaces no ensino remoto/híbrido.

 

 

 

Temática:

    • Webinar – Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência – Estratégias e interfaces no ensino remoto/híbrido.

Mediadora: Jacqueline Moraes

 

    • Assessora técnica da Coded/CED – Seduc/CE. Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Portugal.

Jacqueline Moraes

Assessora técnica da Coded/CED – Seduc/CE.

Convidada: Vagna Lima

 

    • Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) de 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 na Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Gestão Escolar(2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena em História(1995). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará com experiência no ensino superior.

Vagna Lima

Coordenadora da Coded\CED – Seduc/CE.

Convidado: Edson Costa

 

    • Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Educação e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduando em Administração Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Professor de Geografia na EEM Monsenhor Furtado, Crede 6 – Meruoca/CE.

Edson Costa

Professor da EEM Monsenhor Furtado – Crede 6.

Convidado: Renato Alcântara.

 

    • Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialização em História do Brasil pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialização em Gestão Educacional pela UCAM – Universidade Cândido Mendes/Instituto Prominas. Professor Efetivo de História da Rede Estadual de Ensino do Ceará, atualmente lotado na Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo, Crede 16 em Acopiara/CE.

Renato Alcântara.

Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

05

abril

terça-feira

às 16:00h

Webinar – Tribunal Regional Eleitoral.

 

 

 

Temática:

    • Cidadania e Desinformação: um rolê da democracia.

Mediadora: Ana Helena Rocha

 

    • Estudante da 2ª Série de Administração da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa – CREDE 4

Ana Helena Rocha

Estudante da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa.

Convidada: Jucineide Fernandes.

 

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual de ensino desde 2004, começou sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Crede 8, em Baturité. De março de 2015 a fevereiro de 2021, coordenou a Crede 10.

Jucineide Fernandes.

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Convidado: Francisco Gladyson Pontes

 

    • Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Gestão Estratégica: Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduação em Processo Civil – Faculdade Farias Brito. Membro Substituto, categoria Desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desde 20.09.2019. Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE.

Francisco Gladyson Pontes

Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE/CE.

Palestrante: Edna Fernandes Saboia

 

    • Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Direito Público (Instituto Metodista Izabela Hendrix). Cursando Especialização em Direito Eleitoral pela PUC-Minas. Servidora efetiva do TRE/CE há 32 anos. Coordenadora de Eleições desde 2009. Formadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE. Participou da implantação do voto eletrônico no TRE-CE em 1996 e coordenou o Projeto de Recadastramento Biométrico de 2009 a 2015.

Edna Fernandes Saboia

Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA.