CONEXÃO SEDUC: 04 a 08 de MARÇO DE 2024

março

quinta-feira

às 19:00h

curso “O protagonismo feminino e a luta das mulheres”

Temática:

• Palestra: Mulheres na educação: transformando o presente e construindo o futuro

Abertura: Vagna Brito de Lima

• Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES), de 1º de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016, na Universidade do Minho, em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Gestão Escolar (2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena em História (1995). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Possui experiência no ensino superior.

Vagna Lima

Coordenadora da Coded/CED

Palestrantes: Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque

• A professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque é enfermeira de formação, graduada pela UVA. Possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É casada com o médico Cassio Lopes Albuquerque e mãe de três filhos: Matheus, Cassio e Gabriel. Professora do Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/Fiocruz) – Nucleadora UVA e docente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da UFC. Bolsista de Produtividade pela Funcap, sua trajetória acadêmica é marcada pelo desenvolvimento de pesquisas implicadas com o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), notadamente nas áreas de Enfermagem, Promoção da Saúde, Avaliação e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com expressiva produção de artigos científicos e livros de abrangência local, nacional e internacional. Atualmente, é reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, com experiências anteriores na gestão acadêmica nos cargos de vice-reitora e coordenadora de curso.

Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque

Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) .

Palestrante : Cláudia Ramos Carioca

• Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2002), especialização em Literatura pela UFC (2004), mestrado em Linguística pela UFC (2005), doutorado em Linguística pela UFC (2009) e pós-doutorado pela UFC (2013), através do PNPD/Capes. Tem experiência na área de Linguística e Literatura, com ênfase em Linguística Textual, Descrição e Funcionalismo Linguístico, atuando, principalmente, nos seguintes temas: políticas linguísticas, gêneros textuais, literatura brasileira, leitura e produção de textos, metodologia científica, estratégia discursiva e evidencialidade. Foi a primeira vice-reitora eleita da Unilab, por meio de um processo eleitoral democrático, que envolveu todos os setores e atores da universidade.

Cláudia Ramos Carioca

vice-reitora eleita da Unilab.

Palestrante : Marlia Aguiar

• Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e licenciada em História pela UFC. Professora efetiva da rede estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Trabalha com os temas: feminismos, gênero e ensino de História. É fundadora do Núcleo de Gênero (Nugep) da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor Edmilson Pinheiro. Trabalhou como técnica da equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE).

Marlia Aguiar

Professora efetiva da rede estadual do Ceará.