CONEXÃO SEDUC: 06 a 10 de dezembro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

06

dezembro

Segunda-feira

às 14:00h

WEBINAR CIEA: retrospectiva de 20 anos e desafios para os próximos 20 anos, considerando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

Temática:

    • WEBINAR CIEA: retrospectiva de 20 anos e desafios para os próximos 20 anos, considerando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável

Moderadora: Lindalva Costa da Cruz.

 

    • Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); especialista em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio; mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC; assessora técnica da Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica e Ambiental e Competências Socioemocionais; coordenadora da CIEA Ceará no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021.

Lindalva Costa da Cruz.

Coordenadora da CIEA Ceará .

Abertura: Eliana Nunes Estrela

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação, pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública, também, pelo CAEd e funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, de 2007 a 2012, e, da Crede 19, de 2013 a 2018. Tem experiência em ensino, gestão escolar, regional e de políticas educacionais, regime de colaboração, primeira infância e alfabetização, currículo, formação continuada de professores, educação integral e protagonismo estudantil. Desde janeiro de 2019, é secretária da Seduc-CE, com o objetivo de definir as diretrizes e a coordenação das políticas públicas educacionais para o Estado, além de garantir educação básica com equidade e qualidade para todos os estudantes.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará.

Abertura: Artur José Vieira Bruno

 

    • Nascido em Fortaleza, dia 4 de agosto de 1959, Artur José Vieira Bruno é um educador com histórico de 42 anos dedicados à formação da juventude. Em janeiro de 2015, Bruno, que já foi deputado federal, quatro vezes deputado estadual e duas vezes, vereador de Fortaleza, assumiu a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Ceará. Autor de dez livros, Artur Bruno é membro da Academia Fortalezense de Letras e sócio efetivo do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico.

Artur José Vieira Bruno

Secretario do Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Ceará.

Palestrantes: Vânia Márcia Montalvão Guedes Cézar

 

    • Psicóloga; especialista em Gestão Ambiental, Gestão Pública e Comportamento Humano nas Organizações; analista de Meio Ambiente e Superintendente de Educação Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT); coordenadora da CIEA/MT; presidente do Comitê Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Mato Grosso – CEPCT-MT e integrante da REMTEA.

Vânia Márcia Montalvão Guedes Cézar

Coordenadora da CIEA/MT.

Palestrantes: Genebaldo Freire

 

    • Mestre (M.Sc) e Doutor (PhD) em Ecologia pela UnB, autor de 19 livros sobre a temática ambiental; tem 44 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista. É o autor brasileiro mais citado nos processos de Educação Ambiental.

Genebaldo Freire

Prática acadêmica e ativismo ambientalista.

08

dezembro

Quarta-feira

às 14:00h

CEARÁ CIENTÍFICO DIGITAL 2021

 

 

 

Temática:

    • A abordagem Steam no Ensino Médio

Abertura: Eliana Nunes Estrela

 

    • Formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Especialista em Educação, pela Urca, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (CAEd). Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará

Abertura: Iane Nobre

 

    • Coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana, em Assunção (Paraguai). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Língua Portuguesa.

Iane Nobre

Coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem/Seduc).

Palestrante: Leandro Holanda

 

    • Mestre em Ciências pela USP. É cofundador da Tríade Educacional. Possui experiência como gestor educacional em escolas privadas e especialista em educação em empresas como: a Fundação Lemann, a Associação Nova Escola, a Microsoft e a Editora Moderna. É também professor de Metodologias Ativas na pós-graduação do Instituto Singularidades e em curso de extensão na PUC-SP. Participou de formações sobre STEM na NSTA em Atlanta e na Universidade de Stanford. É um dos autores do livro intitulado “Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação”, lançado em 2015 pela editora Penso e indicado ao prêmio Jabuti em 2016.

Leandro Holanda

Cofundador da Tríade Educacional.

09

dezembro

Quinta-feira

às 14:00h

CEARÁ CIENTÍFICO DIGITAL 2021

 

 

 

Temática:

    • Apresentação: Burburinho Cultural – Projeto XBOOM – Priscila Seixas e Thiago Ramires

Palestrante: Priscila Seixas

 

    • Sócia-fundadora e diretora executiva da Burburinho Cultural – empresa gestora de projetos culturais desde 2006. Doutoranda em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora de curso e professora da pós-graduação EAD em Artes Visuais e em Gestão Cultural da Faculdade Senac Rio. Professora da Graduação Tecnológica em Hotelaria da Faculdade Senac Rio.

Priscila Seixas

Sócia-fundadora e diretora executiva da Burburinho Cultural – empresa gestora de projetos culturais desde 2006.

Palestrante: Thiago Ramires

 

    • Mestre em Comunicação e Cultura pela Eco-Pós UFRJ e bacharel graduado com Láurea Acadêmica em Produção Cultural pela UFF – RJ. É produtor e gestor de projetos culturais na Burburinho Cultural Produções desde 2009, tendo atuado também como produtor junto ao SESC e ao Museu do Amanhã/RJ. É educador na área de produção cultural, tendo participado de projetos educativos junto ao PRONATEC, ao IFRJ, ao DEGASE e à Secretaria de Estado de Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Thiago Ramires

Produtor e gestor de projetos culturais na Burburinho Cultural Produções desde 2009.

Temática:

    • Ambiente Maker Escolar: oportunidade para uma aprendizagem revolucionária.

Palestrante: Elio Molisani Ferreira Santos

 

    • É professor do departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cocriador do laboratório de pesquisa UFAMakers, membro do GoPEF – Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC/SP e do Grupo de Redes de Computadores e Multimídia da UFAM. Doutorando em Engenharia Elétrica pela POLI-USP, é licenciado em Física pela USP e mestre em Ensino de Física pela UFRGS. Foi responsável pela implantação do núcleo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no Amazonas. É sócio-fundador da GEDUTEC, empresa especializada na prestação de serviços em tecnologia educacional e práticas de ensino inovadoras. É autor de livros, capítulos de livros e material didático para a Sincroniza Educação. Presta serviços de assessoria e oferece cursos, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino básico e superior, na educação formal e informal.

Elio Molisani Ferreira Santos

Professor do departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

10

dezembro

Sexta-feira

às 16:30h

CEARÁ CIENTÍFICO DIGITAL 2021

 

 

 

Temática:

    • Importância das feiras científicas e iniciação científica para alunos de Ensino Médio

Convidada: Jucineide Fernandes

 

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual desde 2004, começou a sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí-CE, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba-CE. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana-CE. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 8), em Baturité-CE. De março de 2015 a fevereiro de 2021, atuou como coordenadora da Crede 10, em Russas-CE. Atualmente, é secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE.

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc

Palestrante: Roseli de Deus Lopes

 

    • MProfessora Associada 3 do departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. Fez parte da Diretoria da SBPC (2017-2021). É vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). É vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP), Núcleo de Apoio à Pesquisa criado em 2011. É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da EP-USP desde 1988, onde é lider do Grupo de Pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos. Coordena projetos de pesquisa na área de Meios Eletrônicos Interativos, com ênfase em aplicações voltadas para Educação e Saúde. Coordena projetos de divulgação científica e projetos voltados à identificação e desenvolvimento de talentos em Ciências e Engenharia. Foi responsável pela concepção e viabilização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Desde 2003, atua como coordenadora geral da FEBRACE. Faz parte da coordenação do InovaLab@POLI e da recém-aprovada iniciativa OpenLabUSP. Desde fevereiro de 2014, é coordenadora dos Programas de Pre-IC, PIBIC e PIBITI, vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Roseli de Deus Lopes

coordenadora geral da FEBRACE.