07
maio
terça-feira
às 19:00h
Práticas pedagógicas com textos verbo-imagéticos em Língua Portuguesa
Temática:
-
- Módulo III: Argumentação multimodal
Mediadora : Suelene Silva Oliveira
-
- Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo Protexto e Gelp/Colin, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.

Suelene Silva Oliveira
Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras)
Palestrante: Eduardo Carvalho de Almeida
-
- Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Letras – Português e Alemão pela UFC. Membro do Grupo Protexto (UFC), com interesse em argumentação, multimodalidade e linguística textual. Atualmente, trabalha como editor de texto e imagem e revisor de livros didáticos.

Eduardo Carvalho de Almeida
Atualmente, trabalha como editor de texto e imagem e revisor de livros didáticos.
Apoio: Sammya Santos Araújo
-
- Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem). Doutoranda em Ciências Linguagem, da Universidade do Porto. Mestra em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Língua Portuguesa como Língua Materna e Estrangeira, de Literatura, de Formação de Leitores, de Políticas Públicas voltadas para o Ensino Básico. É membro do Grupo de Pesquisa – Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela professora Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Sammya Santos Araújo
Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem).
Apoio: Bárbara da Franca Alencar
-
- Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participou do Projeto de Extensão Clube de Leitura – Hora da Novela (2019) como monitora voluntária e mediadora. Participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa “Educação Literária e Formação de Leitores: a BNCC e o Papel do Curso de Letras” (2020-2021). Participa do Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino) de Linguagem e Cognição (Linc), realizando plantões de redação em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e como professora-estagiária voluntária no eixo de formação da Associação Lua Rosa.

Bárbara da Franca Alencar
Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
09
abril
quinta-feira
às 9:00h
Enem Chego junto, Chego Bem – História
Temática:
-
- Ditadura Militar no Brasil
Professora :Marisnanda Mota Araújo
-
- Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); professora na rede pública e privada da Educação Básica em Fortaleza; professora tutora do curso de graduação em História (UAB/UECE); professora orientadora em olimpíadas de História na esfera nacional (Olimpíada Nacional em História do Brasil) e estadual (Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE); ministra aulas nas áreas de História Geral, História do Brasil e História do Ceará.

Marisnanda Mota Araújo
Ministra aulas nas áreas de História Geral, História do Brasil e História do Ceará.
09
maio
quinta-feira
às 19:00h
Webinar: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJETO CAMINHAR
Temática:
-
- Módulo II – As 4 Dimensões do Projeto Caminhar para os Adolescentes
Palestrante: Luci Ferraz de Mello
-
- Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil. Doutorado e Mestrado sobre Interfaces Comunicação-Educação, ECA/USP. Pós-doutorado em Currículo (Web Currículo, PUC-SP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Formadora da SME-SP sobre STEM e Cidadania Global e Educação Integral (Núcleo de Educomunicação; Tecnologias para Aprendizagem; Educação Integral). Professora-Tutora e autora da FGV (Disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança; Estratégias de Comunicação). Principais instituições já atendidas: Fundação Telefônica; ECA/USP; FEA/USP; SENAC-SP; ECA/USP (Tecnologias para Aprendizagem); CIEB; EFAPE/SEDUC-SP; ENFAM; Editora Santillana; Somos Educação; União Europeia + MEC (Formação para Indústria 4.0); INFI-Febraban; BRASSCOM.

Luci Ferraz de Mello
Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil.
Mediação:Ana Michele Cavalcanti
-
- Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UniAtheneu (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela UNICHRISTUS (2013). Formanda em Psicanálise pelo Instituto Acadêmico de Psicanálise do Brasil (IAPB). Possui Graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente, atua como orientadora da Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e Planejamento de Rede (CEMUP) que integra a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM). É Professora efetiva da rede estadual do Ceará e da rede municipal de Fortaleza.

Ana Michele Cavalcanti
Orientadora CEMUP/COPEM