CONEXÃO SEDUC: 06 a 10 de maio de 2024

07

maio

terça-feira

às 19:00h

Práticas pedagógicas com textos verbo-imagéticos em Língua Portuguesa

 

Temática:

    • Módulo III: Argumentação multimodal

Mediadora : Suelene Silva Oliveira

 

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo Protexto e Gelp/Colin, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.

Suelene Silva Oliveira

Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras)

Palestrante: Eduardo Carvalho de Almeida

 

    • Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Letras – Português e Alemão pela UFC. Membro do Grupo Protexto (UFC), com interesse em argumentação, multimodalidade e linguística textual. Atualmente, trabalha como editor de texto e imagem e revisor de livros didáticos.

Eduardo Carvalho de Almeida

Atualmente, trabalha como editor de texto e imagem e revisor de livros didáticos.

Apoio: Sammya Santos Araújo

 

    • Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem). Doutoranda em Ciências Linguagem, da Universidade do Porto. Mestra em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Língua Portuguesa como Língua Materna e Estrangeira, de Literatura, de Formação de Leitores, de Políticas Públicas voltadas para o Ensino Básico. É membro do Grupo de Pesquisa – Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela professora Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Sammya Santos Araújo

Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem).

Apoio: Bárbara da Franca Alencar

 

    • Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participou do Projeto de Extensão Clube de Leitura – Hora da Novela (2019) como monitora voluntária e mediadora. Participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa “Educação Literária e Formação de Leitores: a BNCC e o Papel do Curso de Letras” (2020-2021). Participa do Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino) de Linguagem e Cognição (Linc), realizando plantões de redação em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e como professora-estagiária voluntária no eixo de formação da Associação Lua Rosa.

Bárbara da Franca Alencar

Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

09

abril

quinta-feira

às 9:00h

Enem Chego junto, Chego Bem – História

 

Temática:

    • Ditadura Militar no Brasil

Professora :Marisnanda Mota Araújo

 

    • Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); professora na rede pública e privada da Educação Básica em Fortaleza; professora tutora do curso de graduação em História (UAB/UECE); professora orientadora em olimpíadas de História na esfera nacional (Olimpíada Nacional em História do Brasil) e estadual (Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE); ministra aulas nas áreas de História Geral, História do Brasil e História do Ceará.

Marisnanda Mota Araújo

Ministra aulas nas áreas de História Geral, História do Brasil e História do Ceará.

09

maio

quinta-feira

às 19:00h

Webinar: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJETO CAMINHAR

 

Temática:

    • Módulo II – As 4 Dimensões do Projeto Caminhar para os Adolescentes

Palestrante: Luci Ferraz de Mello

 

    • Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil. Doutorado e Mestrado sobre Interfaces Comunicação-Educação, ECA/USP. Pós-doutorado em Currículo (Web Currículo, PUC-SP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Formadora da SME-SP sobre STEM e Cidadania Global e Educação Integral (Núcleo de Educomunicação; Tecnologias para Aprendizagem; Educação Integral). Professora-Tutora e autora da FGV (Disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança; Estratégias de Comunicação). Principais instituições já atendidas: Fundação Telefônica; ECA/USP; FEA/USP; SENAC-SP; ECA/USP (Tecnologias para Aprendizagem); CIEB; EFAPE/SEDUC-SP; ENFAM; Editora Santillana; Somos Educação; União Europeia + MEC (Formação para Indústria 4.0); INFI-Febraban; BRASSCOM.

Luci Ferraz de Mello

Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil.

Mediação:Ana Michele Cavalcanti

 

    • Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UniAtheneu (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela UNICHRISTUS (2013). Formanda em Psicanálise pelo Instituto Acadêmico de Psicanálise do Brasil (IAPB). Possui Graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente, atua como orientadora da Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e Planejamento de Rede (CEMUP) que integra a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (COPEM). É Professora efetiva da rede estadual do Ceará e da rede municipal de Fortaleza.

Ana Michele Cavalcanti

Orientadora CEMUP/COPEM