CONEXÃO SEDUC: 06 a 10 de setembro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem
como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz
respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica
do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

06

setembro

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Língua Portuguesa

 

 

 

Temática:

    • Sintaxe e Concordância

Professor: Walmir Neto

 

    • Membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa, professor, psicopedagogo, psicanalista clínico, turismólogo e teólogo, com número significativo de publicações em forma de apostila, livro e vídeo, muitas das quais estão disponíveis na internet. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1984); em Ciências da Religião pela Faculdade Filadélfia do Ceará (2000); em Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005); e pós-graduação em Crítica Literária – Unifor (1988); em Abordagem Sistêmica da Família – Unifor (1991); em Psicopedagogia – Unifor (1993) e Teoria Psicanalítica – UFRJ (2012). Concluiu o mestrado em Educação na FATEFI/ Universidade Federal de Havana/ UVA (2001) e é doutorando em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2021). Ministra palestras e aulas no ensino superior, no ensino médio, em preparação para concursos e em projetos voltados para a formação de professoras/es e de alunas/os das redes pública e privada. Participou como consultor da ONU e como conselheiro do Juizado da Infância e da Adolescência de Fortaleza.

Walmir Neto

Professor de Língua Portuguesa

08

setembro

Quarta-feira

às 09:00h

Integração do currículo, avaliação e formação para re-tecer as aprendizagens

 

 

 

Temática:

    • Integração do currículo, avaliação e formação para re-tecer as aprendizagens

Mediadora: Izabelle de Vasconcelos Costa

 

    • Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola da rede estadual de ensino, orientadora do Programa MaisPaic no eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Graduada em Letras Português e Espanhol. Especialista em Psicopedagogia pela UEVA. Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo Sociolin da UFC.

Izabelle de Vasconcelos Costa

Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola da rede estadual de ensino, orientadora do Programa MaisPaic no eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Convidado: Márcio Pereira de Brito

 

    • Professor titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Márcio Pereira de Brito

Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Convidada: Bruna Alves Leão

 

    • Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduada em Letras pela Uece. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da Uece.

Bruna Alves Leão

Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa.

Palestrante: Jorge Lira

 

    • Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), seguido de estágios de pós-doutorado na Université de Tours, Université Paris VII e Stanford University. Coordenou o Projeto PRONEX (2011 – 2015) e o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC (2010 – 2012). Coordena o CAPES-COFECUB e outros projetos de pesquisa institucionais, com diversas colaborações internacionais. Em 2013, recebeu o prêmio Young Scientist da TWAS (América Latina e Caribe) na área de Matemática. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. Atualmente, é professor titular e diretor do Centro de Excelência em Políticas Educacionais da UFC. Exerce, também, a função de Cientista-chefe da Educação Básica no estado do Ceará, programa à frente do qual avalia, propõe e acompanha projetos integradores de avaliação, currículo e formação, além de análise de dados educacionais junto à Secretaria da Educação no Ceará. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1C, na área de Matemática, sua pesquisa tem ênfase em Geometria Diferencial, Análise Geométrica e Ciência de Dados Educacionais.

Jorge Lira

Cientista-chefe da Educação Básica no estado do Ceará.

08

setembro

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Biologia

 

 

 

Temática:

    • Ações antrópicas no meio ambiente e suas consequências

Professor: Rodrigo Monteiro Forti

 

    • Biólogo com especialização em Biotecnologia com Ênfase em Reprodução Assistida e Marcadores Moleculares. Possui 25 anos de experiência em diversas instituições de ensino no Brasil.

Rodrigo Monteiro Forti

Professor de Biologia

10

setembro

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Motivacional + Redação

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor: Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais/mães e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Ampliando o vocabulário

Professor: Márcio Rogério

 

    • Professor da rede estadual e da rede privada há 25 anos. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde 1999, e pós-graduado em Gestão Escolar (2005) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Foi professor de Redação e do Laboratório de Redação de algumas escolas como: Santa Cecília, Lourenço Filho, Farias Brito, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Paraíso, Curso de Redação Ritacy Azevedo, entre outros cursos e instituições de ensino. Participou, durante três anos, do projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, ministrando aulas pelos municípios do Ceará. Faz parte, há 7 anos, do Laboratório de Redação do projeto Academia Enem, corrigindo redações e, às vezes, ministrando aulas.

Márcio Rogério

Professor de Redação

Live Aula Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

 

Mediadora: Mayara Medeiros de Aguiar

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica (NAAP). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros de Aguiar

Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Temática:

    • Odontologia

Palestrante : Tom Yuri Barbosa da Silva

 

    • Cirurgião-dentista formado pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Ortodontia pela Faculdade Paulo Picanço. Pós-graduado em Periodontia, Endodontia e Prótese dentária. Gestor da Clinica Odontologica Dr. Yuri Barbosa. Atuou por quatro anos no sistema público de saúde.

Tom Yuri Barbosa da Silva

Cirurgião-dentista formado pela Universidade de Fortaleza.

Temática:

    • Enfermagem

Palestrante: Leidiana Ferreira da Silva

 

    • Enfermeira pela Uninassau Fortaleza (2019). Cursa especialização em Saúde Pública com ênfase na Atenção Primária, em Ginecologia e Obstetrícia. Terapeuta integrativa e holística. Consultora em aleitamento materno e atendimento materno infantil domiciliar. Membro da diretoria da Associação dos Enfermeiros do Ceará. Colaboradora do Coren-CE. Atualmente, atua como enfermeira do município de Aquiraz.

Leidiana Ferreira da Silva

Enfermeira pela Uninassau Fortaleza (2019).