CONEXÃO SEDUC: 07 a 11 de agosto de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

07

agosto

segunda-feira

às 14:00h

Abertura do Mês da Primeira Infância

 

 

 

Temática:

    • O impacto do racismo na primeira infância

Abertura: Eliana Estrela

 

    • Formada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestra em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Aparecida Prado

Coordenadora COEPS

Abertura: Emanuelle Grace Kelly

 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF), especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF) e graduada em Ciências Biológicas (UFC). Professora efetiva da rede estadual desde 2004, lecionou no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Ari de Sá Cavalcante. Foi professora do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), no curso de Psicologia, e também professora formadora do curso de Pedagogia do PARFOR. Esteve coordenadora de Regional da rede estadual ao longo dos últimos 10 anos, passando pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Jaguaribe e Icó.

Emanuelle Grace Kelly

Secretária Executiva de Cooperação com os Municípios

Abertura: Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Mestra e Doutora em Engenharia de Teleinformática na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e Especialista em Informática (UFC). É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Sistema Computacional da UFC. Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc). Realizou o gerenciamento e planejamento de projetos: sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional e Ações pedagógicas Ensino Médio e Educação Infantil.

Aparecida Prado

Coordenadora COEPS

Mediadora: Érica Laurentino

 

    • Mestranda em Educação na linha de pesquisa Formação de Professores, pela FUNIBER. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Realiza trabalhos de orientação e planejamento para formação em rede de professores e gestores da Educação Infantil, e de assessoria técnico-pedagógica para os municípios do Ceará.

Érica Laurentino

Orientadora CADIN/COEPS

Palestrante: Karina Fasson

 

    • Karina Fasson é gerente de conhecimento aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, onde trabalha desde 2017. É mestra em sociologia (USP), especialista em gestão pública (FESPSP), e executiva de primeira infância pela Universidade de Harvard. Em sua trajetória profissional, atuou no terceiro setor, governo, setor privado e universidade. É também pesquisadora associada no Afro-Cebrap.

Érica Laurentino

Gerente de Conhecimento Aplicado da FMCSV


08

agosto

terça-feira

às 14:00h

1ª Webinar: Fortalecimento dos Clubes Estudantis

 

 

 

Temática:

    • 1ª Webinar: Fortalecimento dos Clubes Estudantis

Abertura: Gezenira Rodrigues da Silva

 

    • Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. É Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é Coordenadora da Educação de Tempo Integral na Seduc/CE.

Gezenira Rodrigues da Silva

Coordenadora – COETI

Mediadora: Daniela Bezerra

 

    • Geógrafa licenciada pela Uece. Professora da Rede Estadual, com especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Uni7). Formadora em Comunidades de Aprendizagem, tendo concluído o curso pela Universidade Federal de São Carlos. Mestranda em Ciências Sociais (UFC). Atua como Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral (CEDTI), da Coordenadoria de Educação em Tempo Integral (COETI/Seduc).

Daniela Bezerra

Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral (CEDTI)

Palestrante: Raiana Góis

 

    • Formada em designer pela Universidade de Brasília. Atua em projetos de áreas diversas, tais como: educação, saúde, turismo, empreendedorismo e desenvolvimento social. Tem experiência prática em facilitação de grupos e em gestão de projetos de impacto social, mensuração e acompanhamento. Trabalha com liderança e consultoria de projetos, tanto no setor público como privado.

Raiana Góis

Trabalha com liderança e consultoria de projetos, tanto no setor público como privado.

Palestrante: Lara Vilela

 

    • Mestra em Educação pela Universidade de Stanford. Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área da educação. Foi Coordenadora de Gestão no Programa de Apoio à Implementação da BNCC, no Ministério da Educação. Atuou como Gerente de Planejamento Estratégico, na Secretaria da Educação de Pernambuco. Faz parte de diversas redes de impacto, como a rede Vetor Brasil, Vetor dxs Pretxs, rede de Líderes Lemann, Rede de Economistas Pretos, FEA Fellows e Anfea. Atualmente, é Gerente de Advocacy, na Mahin Consultoria Antirracista.

Lara Vilela

Atualmente, é Gerente de Advocacy, na Mahin Consultoria Antirracista.


10

agosto

quinta-feira

às 14:00h

WEBINAR: Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE

 

 

 

Temática:

    • WEBINAR: Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE

Abertura: Helder Nogueira

 

    • Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Estudos Clássicos (UFC), Gestão Escolar (Uece) e Gestão e Políticas Públicas, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É professor da rede estadual de ensino do Ceará nas disciplinas de História e Filosofia. Também é membro titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará e do Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Ceará.

Helder Nogueira

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.

Mediadora: Marta Nayara Freitas

 

    • Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2013); especialização em Literatura Brasileira pelo Instituto Prominas (2019); e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2023). Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura e de Educação, e é Assessora Técnica na Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.

Nayara Freitas

Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura e de Educação, e é Assessora Técnica na Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE.

Palestrante : Zilfran Varela Fontenele

 

    • Doutorando em Educação pela Universidade de Valência – Espanha; Mestre em Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (2016); Especialista em Ensino de História – Faculdade Farias Brito – FFB (2013); Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2007). Professor do Instituto Federal do Ceará – IFCE. Coordenador Geral de Olimpíadas do Conhecimento do IFCE. Presidente da Comissão Organizadora da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE, organizada pelo IFCE. Autor do livro “História: Vivências e Experiências” e de Materiais Didáticos para o Ensino Médio. Membro dos Grupos de Pesquisa Coletivo Terres – Terra, Educação e Saberes; e Cidade, Memória e Identidade. Possui experiência na área de ensino de história, com ênfase em história e educação e formação docente. Trabalha com pesquisas e extensão na área da educação para as relações étnico-raciais, educação em direitos humanos e formação de professores, com foco nos usos e competências docentes das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs.

Zilfran Varela Fontenele

Presidente da Comissão Organizadora da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE, organizada pelo IFCE.

Palestrante: Robson Campanerut da Silva

 

    • Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2009) e Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação pela UFF (PPGA/UFF-2013), sendo bolsista Capes. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (PIGEAD/LANTE/UFF – 2013) pela mesma instituição. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN- 2020). Atualmente, cursa o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Tabuleiro do Norte; e membro permanente da Comissão Organizadora da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE, além de coordenador operacional do Sistema Olimpo.

Robson Campanerut da Silva

Membro permanente da Comissão Organizadora da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará – OCHE, além de coordenador operacional do Sistema Olimpo.

Convidado: Acácio Leandro Maciel Simões

 

    • Professor historiador, graduado em História pela UECE, mestre em Ensino de História pela UFRN, professor efetivo da EEM Dr. César Cals (Sefor 1).

Acácio Leandro Maciel Simões

Professor historiador, graduado em História pela UECE

Convidado: Lucas Rodrigues Saboia

 

    • Estudante da 2ª série da EEFM Paróquia da Paz (Sefor 2), atua como diretor social da gestão do Grêmio Estudantil e foi finalista da OCHE 2022.

Lucas Rodrigues Saboia

Estudante da 2ª série da EEFM Paróquia da Paz (Sefor 2)