CONEXÃO SEDUC: 07 a 11 de março de 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

10

março

Quinta-feira

às 09:00h

COLÓQUIOS TEMÁTICOS

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 1 – Mulher, educação e trabalho: saberes e fazeres em resistência

Fala de Abertura: Nohemy Rezende

 

    • Nohemy Rezende Ibanez é graduada em letras pela UECE, Mestre em Educação pela UFC. Atualmente é Coordenadora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc – CE e conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Nohemy Rezende

Coordenadora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc – CE.

Mediação: Bernadete Feitosa

 

    • Indígena Pitaguary. Servidora pública da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Coordenadora da Escola Indígena Itá-Ara. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2002).Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Área de interesse – Linguística e Políticas Públicas.

Bernadete Feitosa

Coordenadora da Escola Indígena Itá-Ara.

Convidada: Leuda da Silva

 

    • Mulher quilombola, do coletivo Bordando Resistência do Quilombo Alto Alegre, em Horizonte.

Leuda da Silva

Mulher quilombola, do coletivo Bordando Resistência do Quilombo Alto Alegre, em Horizonte.

Convidada: Nívia Marques

 

    • Graduação e Mestrado em História-UFC. Secretária de Políticas de Gênero do Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (SUPREMA) e membro do Marias, Coletivo de Mulheres da Educação de Maracanaú.

Nívia Marques

Secretária de Políticas de Gênero do Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação de Maracanaú (SUPREMA).

Convidada: Nik Hot

 

    • Fundadora da casa transformar e primeira funkeira travesti do Ceará

Nik Hot

Fundadora da casa transformar e primeira funkeira travesti do Ceará

10

março

Quinta-feira

às 10:40h

COLÓQUIOS TEMÁTICOS

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 2 – O protagonismo feminino nos movimentos sociais e a luta pela afirmação de direitos

Mediação: Celina Lima

 

    • Educadora da Escola do Campo Patativa do Assaré e militante do coletivo LGBT Sem Terra .

Celina Lima

Educadora da Escola do Campo Patativa do Assaré e militante do coletivo LGBT Sem Terra.

Convidada: Marciane Tapeba

 

    • Coordenadora da Articulação de Mulheres Indígenas do Ceará- AMICE, Discente de pedagogia do 8º semestre, secretária Executiva do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Ceará – CONDISI-CE.

Marciane Tapeba

Coordenadora da Articulação de Mulheres Indígenas do Ceará- AMICE.

Convidada: Maria de Jesus

 

    • Agricultora assentada da Reforma Agrária no Assentamento Bernardo Marin II em Russas, Ceará. Graduada em pedagogia pela UNIJUI/RS, especialista em educação do campo e desenvolvimento pela UnB/Bsb e especialista em educação, trabalho e Movimentos Sociais pela Escola Joaquim Venâncio, FIOCRUZ /RJ. Dirigente do Setor de Educação do MST/CE e da Executiva Nacional do setor de educação do MST Nordeste. Possui trabalhos realizados na educação básica do campo, nos acampamentos e assentamentos e acompanhamento de cursos superiores financiados pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA.

Maria de Jesus

Agricultora assentada da Reforma Agrária no Assentamento Bernardo Marin II em Russas, Ceará.

Convidada: Fernanda Colares

 

    • Advogada, especialista em Direito Civil e Processo Civil, feminista, escritora, ativista e militante dos Direitos Humanos / LGBTQIAP+. Atualmente compondo a equipe do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, membra dos coletivos Mães da Resistência, CLESC – Coletivo de Lésbicas do Ceará, Grupo Jurídico Aliança Nacional LGBTI+, idealizadora e administradora do Grupo O Amor Vence.

Fernanda Colares

Advogada, especialista em Direito Civil e Processo Civil, feminista, escritora, ativista e militante dos Direitos Humanos / LGBTQIAP+.

Convidada: Ercilia Maia

 

    • Secretária Executiva da Ser Ponte, Militante Social, Moradora da Comunidade Aldaci Barbosa,em Fortaleza, e Integrante da Frente de Luta por Moradia Digna. É Assistente Social , Especialista em Legislação Social e Políticas Públicas, Mestranda em Serviço Social – UECE

Ercilia Maia

Assistente Social , Especialista em Legislação Social e Políticas Públicas, Mestranda em Serviço Social – UECE.

10

março

Quinta-feira

às 15:00h

WEBINAR – Por uma poética da ancestralidade: mulheres, educação e bem viver

 

 

 

Temática:

    • WEBINAR – Por uma poética da ancestralidade: mulheres, educação e bem viver

Fala de Abertura: Nohemy Rezende

 

    • Nohemy Rezende Ibanez é graduada em letras pela UECE, Mestre em Educação pela UFC. Atualmente é Coordenadora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc – CE e conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Nohemy Rezende

Coordenadora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc – CE.

Mediadora: Silvia Vieira

 

    • Professora, Historiadora, Pedagoga, Dra em Educação- UFC, Técnica Educacional da Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional

Silvia Vieira

Professora, Historiadora, Pedagoga, Dra em Educação- UFC.

Convidada: Lourdes Vicente

 

    • Militante do MST – atuando nos setores de educação e gênero, estudante de Doutorado em Educação brasileira da UFC e professora do Instituto Federal do Ceará – Campus Crateús. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC (2014). É pesquisadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará atuando desde 2011 em projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre saúde, conflitos socioambientais, gênero e agroecologia. Possui experiência em projetos de pesquisa e educação popular, questão ambiental, escolas do campo e trabalho com mulheres junto a movimentos sociais, ONGs e comunidades camponesas. Atualmente é membro do NEGIF-UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do campo, questão agrária, gênero, feminismo e ambiente.

Lourdes Vicente

Militante do MST – atuando nos setores de educação e gênero, estudante de Doutorado em Educação brasileira da UFC e professora do Instituto Federal do Ceará – Campus Crateús.

Convidada: Juliana Alves

 

    • Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Ceará (2016), Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (2016). Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará-PPGA desde (2019). Diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé desde (2014). Sucessora de Cacique Pequena, assumiu o Cacicado desde 2010. Coordenadora Geral da escola de Cinema Indígena Jenipapo Kanindé. Coordenadora Geral da I e II Mostra Indígena Jenipapo Kanindé (2014).
      Coordenadora da formação de cineastas Indígenas. Vice Coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará -AMICE.

Juliana Alves

Cacica Irê – Diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé

Convidada: Cláudia de Oliveira da Silva

 

    • Cláudia de Oliveira da Silva, (Cláudia Quilombola), nascida e criada no quilombo da Serra do Juá – Caucaia/CE. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Formação de Professores de Quilombo, é mestra e doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Caucaia/CE e membro do Núcleo das Africanidades Cearenses – UFC. Desde 2010 quando iniciei o processo construtivo do meu pertencimento como mulher quilombola, meus estudos, pesquisas e ações têm sido direcionadas às temáticas relacionadas, tais como: pertencimento afro-quilombola, vivências e saberes, ancestralidade, território e cultura quilombola, Educação Escolar Quilombola e seus desdobramentos: formação de professores(as), currículo quilombola, Projeto Político Pedagógico e outros.

Cláudia de Oliveira da Silva

(Cláudia Quilombola), nascida e criada no quilombo da Serra do Juá – Caucaia/CE. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Formação de Professores de Quilombo, é mestra e doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.