CONEXÃO SEDUC: 07 a 11 de novembro 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

10

novembro

quinta-feira

às 14:00h

Programa Crescer Aprendendo no Ceará -2022

 

 

 

Temática:

    • Programa Crescer Aprendendo no Ceará -2022

Mediadora: Katiane Liberato

 

    • Katiane Liberato é professora da rede estadual de ensino do Ceará desde 2010. É formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão e Administração Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação. Mestra em Linguística pela UFC. Atualmente, atua na Coordenadoria de Educação Promoção Social (COEPS), Seduc, exercendo a função de Orientadora da Célula de Integração Escola, Família, Comunidade e Rede de Proteção (CIEFP).

Katiane Liberato

(Orientadora CIEFP/COEPS)

Abertura: Aparecida Prado

 

    • Francisca Aparecida Prado Pinto é mestra e doutora em Engenharia de Teleinformática na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e Especialista em Informática (UFC). É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Sistema Computacional da UFC. Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc). Realizou o gerenciamento e planejamento de projetos: sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional e Ações pedagógicas Ensino Médio e Educação Infantil.

Aparecida Prado

(Coordenadora da COEPS)

Abertura:Dagmar Soares

 

    • Fonoaudióloga, psicopedagoga, mestre em Saúde Coletiva com formação em Liderança Executiva para o desenvolvimento da Primeira Infância; formação em Planejamento para Implementação de Políticas Públicas, ambos pelo Insper e Formação em Coaching e Líder Coaching pelo Instituto Condor Blanco. Atualmente atua como coordenadora do Programa Mais Infância Ceará. Docente em cursos de especialização na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, UNICHRISTUS e no Instituto de Desenvolvimento Educacional-IDE. Coordenadora do Programa Mais Infância Ceará Tem atuação nas seguintes áreas: linguagem, desenvolvimento infantil, parentalidade, transtornos de aprendizagem; gestão pública; metodologias ativas de ensino e inclusão

Dagmar Soares

( Coordenadora do Programa Mais Infância)

Palestrante: Gilvani Grangeiro

 

    • Mestra em Saúde Materno Infantil/Fiocruz/IFF. Especialista em Prevenção à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/LACRI/ Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Possui formação em Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância/Center on the Developing Child at Harvard University e formação em liderança/Programa Virtual de Desenvolvimento da Liderança/ Management Sciences for Health, MSH. Nas políticas públicas, atuou como Assessora Técnica da Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno/Ministério da Saúde (2009 – 2018), e como diretora do Departamento de Desenvolvimento da Primeira Infância (2018 – 2019). Atualmente, trabalha como consultora independente em projetos e programas de promoção da primeira infância e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

Gilvani Grangeiro

Atualmente, trabalha como consultora independente em projetos e programas de promoção da primeira infância e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

Palestrante: Paulla Crem Pisaneschi

 

    • Especialista em gestão de organizações sem fins lucrativos. Tem 17 anos de experiência no 3° setor, em organizações nacionais e internacionais, como Fundação Mac Arthur e CCR/CEBRAP, nas áreas de saúde, direitos reprodutivos, educação, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Desde 2003 se dedica à United Way Brasil, ao lado de líderes voluntários das empresas parceiras do desenvolvimento de programas de voluntariado, em parceria com os setores de responsabilidade social corporativa das companhias associadas a ONGs e Programas de Primeira Infância e Juventude.

Paulla Crem Pisaneschi

Coordenadora de Comunicação da Associação Caatinga.

Participação: Francisco Herbert Lima Vasconcelos

 

    • Servidor público federal como professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem mestrado em pesquisa na área de Tecnologia Aplicada à Educação e Metodologia de Ensino com Objetos de Aprendizagem em Ciência da Computação, pela UFC. Possui Doutorado na área de pesquisa de Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Modelagem Multidimensional, em Teleinformática, também pela UFC. É professor titular do Mestrado em Tecnologia Educacional e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC. Foi consultor do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no município de Sobral, onde atualmente é Secretário da Educação.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos

(Secretário da Educação de Sobral)

Participação: Germana Brito

 

    • Germana Maria Brito Rodrigues Alencar possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Regional Vale do Acaraú – URCA; é especialista em Gestão e Avaliação Educacional, pela UECE e em Politicas Públicas, pelo Instituto Agostim Castejon- Brasília. Atuou na Fundação Padre Ibiapina (1990 até 1996), no CAIC ( 1997 até 2001) e na Cárita Diocesana do Crato (1996 até 2010). Atualmente, é Secretária Municipal de Educação no Crato.

Germana Brito

Secretária da Educação de Crato