CONEXÃO SEDUC: 08 a 12 de abril de 2024

segunda-feira

às 14:00h

Webinar: “Além da sala de aula: o impacto da pesquisa na prática docente”

Temática:

• Webinar: “Além da sala de aula: o impacto da pesquisa na prática docente”

Mediadora : Priscyla Costa

• Professora da Rede Estadual de Educação do Ceará. Técnica Educacional da Equipe De Educação Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade- EDHGS-Seduc. Mestranda do Programa de Pós graduação em Linguística- UFC. Membro do Grupo de pesquisa Digital- Discursos e Digitalidades- UFC

Priscyla Costa

Palestrante: Dayane Evelin Sousa Costa

• Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestrado em Filosofia (Profissional) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora de Filosofia pela Secretaria da Educação Básica do Ceará, promovendo Iniciação Científica e coordenando um grupo de estudos filosóficos sobre Gênero e Diversidade. Atua como tutora do curso de graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará – UAB. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ensino de Filosofia. Também pesquisa Educação, métodos de aprendizagem e o uso de mídias na educação.

Dayane Evelin Sousa Costa

Palestrante: Laura Braz Olivier

• Possui Graduação em Letras-Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2005), Mestrado (2009) e Doutorado em Linguística (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2009). Realizou estágio doutoral com bolsa CAPES no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), em Lisboa – Portugal. Atua como professora-tutora do Curso Semipresencial de Licenciatura em Letras-Português, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto UFC Virtual, e como pesquisadora do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF), da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino básico do Ceará (SEDUC), exercendo o cargo de Técnica na Célula de Desenvolvimento da Educação em tempo Integral (CEDTI), que compõe a Coordenadoria da Educação em Tempo Integral (COETI), onde atua como responsável pelo acompanhamento, formação de professores e elaboração de materiais da Unidade Curricular Obrigatória Cultura Digital.

Laura Braz Olivier

Técnica na Célula de Desenvolvimento da Educação em tempo Integral (CEDTI), que compõe a Coordenadoria da Educação em Tempo Integral (COETI).

Palestrante: Silvia Santos

• Mulher negra, historiadora e pedagoga. Professora de História do Ensino Médio do estado do Ceará, com graduação em História e Pedagogia pela UECE e FACESA, e mestrado e doutorado em Educação pela UFC. Tem experiência na área de História e Educação com ênfase nas Africanidades, Religiosidades, Juventudes, Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Atualmente trabalha como Técnica Educacional na Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade – EDHGS, da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade – COEDH, da Secretaria da Educação do estado do Ceará.

Silvia Santos

segunda-feira

às 19:00h

CREAECE Sistema Braille: A leitura e a escrita nas pontas dos dedos

Temática:

• CREAECE Sistema Braille: A leitura e a escrita nas pontas dos dedos

Palestrante: Danilo Pereira Cavalcante

• Professor da Rede Estadual. Atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nos Cursos de Formação do Creaece. Graduado em Educação Física, Bacharel em Direito e membro da comissão da pessoa com deficiência da OAB.

Danilo Pereira Cavalcante

Palestrante: Bruno Herculano da Silva

• Graduando em Pedagogia, revisor de textos em braille, consultor de audiodescrição na produção braille do Creaece e facilitador de oficinas braille.

Bruno Herculano da Silva

Palestrante: Italo Gutyerrez Pereira Soares

• Graduando em Letras, revisor de textos em braille no Creaece e facilitador nas oficinas braille.

Italo Gutyerrez Pereira Soares

Palestrante: Carlos José Vieira da Silva

• Graduando em Pedagogia e revisor de textos em braille no Creaece.

Carlos José Vieira da Silva

Graduando em Pedagogia e revisor de textos em braille no Creaece.