CONEXÃO SEDUC: 10 a 14 de maio de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

às 16:00h

Webinar – Erer/Codin: Educação para Povos e Comunidades Tradicionais no Ceará

Temática:

• Webinar – Erer/Codin: Educação para Povos e Comunidades Tradicionais no Ceará

Mediador(a):Maria Socorro Brandão Everton

• Professora de História da rede estadual de ensino. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em História e Filosofia (Uece). Especialização em História da Cultura Afro-brasileira (FTC – BA). Especialização em Gestão Pública pela Uece. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
      Há 12 anos, atua como gestora regional do PPDT na Crede 3, articuladora regional de ações educativas com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais (NTPPS, Projeto de Vida, Mediação Escolar e Cultura de Paz) e educação das relações étnico-raciais. Experiência de 23 anos na educação básica e ensino superior.

Maria Socorro Brandão Everton

Professora de História (Seduc/CE) e gestora regional do PPDT na Crede 3.

Convidado(a) : Cícera Barbosa

• Militante antirrascista; professora de História da rede estadual de ensino – compõe a Rede de Historiadorxs Negrxs e o Fórum Cearense em Defesa do Ensino de História. Estudante do Mestrado em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde investiga afropatrimônios no Ceará. Atua com oficinas, debates e diálogos nos movimentos sociais, em escolas e afins para a construção de uma sociedade afrofuturista.

Cícera Barbosa

Professora de História (Seduc/CE) e pesquisadora antirracista.

Convidado(a): Anna Erika Ferreira Lima

• Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Fortaleza). Chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural do IFCE- Campus Fortaleza. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema – UFC).

Anna Erika Ferreira Lima

Chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural do IFCE (Campus Fortaleza).

Convidado(a):Patrício Araújo

• Doutor e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), licenciado em História. Pós-doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Autor de “Entre Ataques e Atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas” (2017), “Segredos do Poder: hierarquia e autoridade no candomblé” (2018), “Candomblé sem sangue? Pensamento ecológico contemporâneo e mudanças rituais nas religiões afro-brasileiras” (2019), entre outros livros e artigos sobre cultura afro-brasileira e relações raciais. Coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (Unilab/ CNPq), foi professor de História nas redes estadual e particular de São Paulo.

Patrício Araújo

Professor de Antropologia (Unilab) e pós-doutorando em Antropologia Social (UFRN).