CONEXÃO SEDUC: 11 a 15 de setembro de 2023

12

agosto

terça-feira

às 09:00h

WEBINAR: Empreendedorismo nas escolas

 

 

 

Palestra 1:

    • Metodologias Ativas para a Educação Empreendedora

Palestrante :Carlos Eduardo Tabosa Lopes

 

    • Doutorando em Educação – UFC. Mestre em Saúde da Família – UFC. Sócio-diretor da CATIVO A&P e consultor em educação e economia criativa.

Carlos Eduardo Tabosa Lopes

Sócio-diretor da CATIVO A&P e consultor em educação e economia criativa.

Palestra 2:

    • O Empreendedorismo como opção de Carreira e Projeto de Vida para Jovens

Palestrante: Iandra Virgínia

 

    • Graduada e mestra em Geografia pela Uece. É empresária e atua como instrutora e consultora do Serviço de Apoio a Pequenas e Microempresas – Sebrae/CE, além de conteudista para o desenvolvimento de materiais educacionais.

Iandra Virgínia

Instrutora e consultora do Serviço de Apoio a Pequenas e Microempresas – Sebrae/CE

Mediador: Jefferson Cavalcante

 

    • Comunicador Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e mestre em educação, ambos pela UFC. É especialista em comunicação estratégica. Atualmente, é Coordenador Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/CE.

Jefferson Cavalcante

Coordenador Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/CE.

14

agosto

quinta-feira

às 19:30h

Palestra para a abertura das atividades acadêmicas do semestre 2023.2

 

 

 

Temática:

    • O uso da literatura cearense na prática docente

Abertura: Vagna Brito de Lima

 

    • Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES), de 1º de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016, na Universidade do Minho, em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Gestão Escolar (2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena em História (1995). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Possui experiência no ensino superior.

Vagna Brito de Lima

Coordenadora da Coded/CED

Mediadora: Nairley Sá

 

    • Mestra e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licencianda em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atualmente, é Coordenadora do Polo UAB de Sobral, da Coded/CED.

Nairley Sá

Coordenadora do Polo UAB de Sobral

Mediador: Romério Freire Alcantara

 

    • Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica (UNIFAEL) e em Educação Digital (UniSenai), Licenciado em Letras – Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da rede municipal de Sobral e Assistente à Docência do Polo UAB de Sobral, da Coded/CED.

Romério Freire Alcantara

Assistente à Docência do Polo UAB de Sobral, da Coded/CED.

Palestrante: Francisco Vicente de Paula Júnior

 

    • Vicente Jr. é Doutor em Letras (Literatura e Cultura) pela UFPB (2011) e desenvolve pesquisas em Literatura Fantástica, Autoria Feminina na Literatura, Ensino de Literatura e Cultura Popular. Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2003). É especialista em Educação pela UECE (2011). Tem formação em Dramaturgia com experiência na área teatral. Tem experiência no magistério nas áreas de Letras, Direito, Psicologia e Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, Metodologia do Trabalho Científico e em Formação Continuada. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP) , onde ocupa a cadeira n°4. É pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal do Ceará.

Francisco Vicente de Paula Júnior

É membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP) , onde ocupa a cadeira n°4. É pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal do Ceará.