CONEXÃO SEDUC: 12 a 16 de abril de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

12

Abril

Segunda-feira

às 15h

Webinar da Copem/Seduc:
Abertura da Formação do Programa InteliGENTES! – Programa MAISPAIC

Temática:

    • Webinar da Copem/Seduc:
      Abertura da Formação do Programa InteliGENTES! – Programa MAISPAIC

Mediador(a):Izabelle de Vasconcelos Costa

    • Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola da rede estadual de ensino. Orientadora do Programa MAISPAIC no eixo dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Graduada em Letras Português e Espanhol. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo Sociolin da UFC.

Izabelle de Vasconcelos Costa

Orientadora da Cefae/Copem/Seduc

Convidado(a):Eliana Nunes Estrela

    • Natural do município de Crato, Eliana Nunes Estrela é formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca); especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF- Minas Gerais); mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de gestão na rede pública estadual de ensino. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18 no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19 no início de março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará

Convidado(a):Luíza Aurélia Teixeira

    • Licenciada em Química e Biologia. Pedagoga. Graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Ciências da Educação. Dirigente municipal da Educação de Crateús. Presidente da Undime/CE.

      .

Luíza Aurélia Teixeira

Presidente da Undime Ceará

Convidado(a): Márcio Pereira de Brito

    • Professor titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é secretário executivo de Cooperação com os Municípios (Copem).

Márcio Pereira de Brito

Secretário executivo da Copem/Seduc

Convidado(a):Bruna Alves Leão

    • Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduada em Letras pela Uece. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da Uece.

Bruna Alves Leão

Coordenadora da Copem/Seduc

Palestrante:Maria Adenil Falcão Vieira

    • Jornalista e psicóloga de formação. Diretora do Instituto Aliança desde 2002, sendo uma das suas fundadoras. Há 29 anos, atua no Terceiro Setor no gerenciamento de programas sociais dirigidos à juventude e é conselheira de ONGs e institutos que trabalham com esse público. Formada em Psicologia e Comunicação, com mestrado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2005, foi Visiting Scholar do Graduate School of Education da Universidade de Harvard tendo, como foco dos seus estudos, o desenvolvimento da carreira de adolescentes e jovens. Entre as publicações de sua autoria, estão os livros: “Protagonismo Juvenil”, “A formação de educadores protagonistas” e “Aprendendo a Ser e a Conviver”(org.). É líder parceira AVINA.

Maria Adenil Falcão Vieira

Diretora do Instituto Aliança

12

Abril

Segunda-feira

às 16h

Webinar ERER – Codin/SPS – Lançamento do Curso Educação para as Relações Étnico-Racias e Campanha Ceará Sem Racismo 2021

Temática:

    • Diversidade Étnico-Racial na Escola: Ceará Sem Racismo

Mediador(a):Kally Damasceno

    • Mestranda em Antropologia pela Universidade de Lisboa. Especialista em Gestão Escolar. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Atualmente, é assessora técnica da Educação Escolar Indígena na Coordenadoria da Diversidade de e Inclusão Educacional (Codin/Seduc).

Kally Damasceno

Assessora técnica da Codin/Seduc

Convidado(a):Nohemy Rezende Ibanez

    • Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é gestora da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc-CE e conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Nohemy Rezende Ibanez

Coordenadora da Codin/Seduc

Convidado(a):Vagna Lima

    • Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE-CAPES na Universidade do Minho em Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em História pela UVA.

Vagna Lima

Coordenadora da Coded/CED

Convidado(a):Martír Silva

    • Advogada. Professora de Direito nas Faculdades Cearenses (FAC). Coordenadora Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS/Ceará). Integrante da ABJD e do Movimento Negro Unificado.

Martír Silva

Coordenadora da Ceppir/SPS Ceará

16

Abril

Sexta-feira

às 16h

Webinar/Oficina do curso Competências Digitais para a Docência: Como montar minha aula virtual

Temática:

    • Webinar/Oficina do curso Competências Digitais para a Docência: Como montar minha aula virtual

Mediador(a):Jacqueline Moraes

    • Professora da rede pública estadual de ensino. Assessora técnica na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP (2018).

Jacqueline Moraes

Assessora Técnica (Coded/CED)

Abertura: Karine Pinheiro

    • Pós–doc|Universidade de Aveiro. Doutora em Ciências da Educação com especialidade em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora da rede pública estadual de ensino. Técnica na Coded/CED.

Karine Pinheiro

Técnica na Coded/CED.

Convidado(a):Paulo Nogueira Júnior

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade Única. Licenciado em Letras – Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Articulador de Gestão na Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Cedea) – Crede 14.

Paulo Nogueira Júnior

Articulador de Gestão na Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Cedea) – Crede 14.

Convidado(a):Erick Dieb

    • Mestre e doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Consultor de Língua Portuguesa, 4º e 5º ano – MAISPAIC (Seduc/CE). Formador municipal de Língua Portuguesa – anos finais (Pindoretama/CE). Tutor no Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência.

Erick Dieb

Tutor no Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência.

Convidado(a):Fábio Nakano

    • Trabalha na gestão dos programas do Google for Education Brasil, entre eles: o GEG – Grupo de Educadores Google, Certificações e Escola de Referência. Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP), ele acredita no papel da tecnologia como aliada do professor para a transformação da educação.

Fábio Nakano

Trabalha na gestão dos programas do Google for Education Brasil