CONEXÃO SEDUC: 12 a 16 de julho de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

12

julho

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem não Tira Férias – Física

 

Temática:

    • A cinemática no Enem

Professor: Thompson Gonçalves da Justa Neto

 

    • Professor do projeto Academia Enem da Prefeitura Municipal de Fortaleza; professor do projeto Alcance da Assembleia Legislativa do Ceará; professor efetivo, desde 2014, do Governo do Estado do Ceará; professor de cursinhos há mais de 30 anos em Fortaleza-CE.

Thompson Gonçalves da Justa Neto

Professor de Física.

13

julho

Terça-feira

às 14:00h

Live Aula Enem não Tira Férias – Língua Portuguesa

 

Temática:

    • Figuras de Linguagem

Professor: Cláudio Márcio Cunha Sousa

 

    • Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduando em Estudos Literários e Culturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Centro de Humanidades (Departamento de Literatura). Atualmente, atua como professor de Língua Portuguesa (Ensino Médio) no Colégio 7 de Setembro e no Colégio Ari de Sá; professor de Língua Portuguesa dos projetos Academia Enem e Alcance; professor de Língua Portuguesa de turmas preparatórias para o ITA – IME – Colégio Master. Prepara alunas/os para vestibulares da USP e UNICAMP – Colégio 7 de Setembro. Já foi professor para a prova específica do Vestibular UFC.

Cláudio Márcio Cunha Sousa

Professor de Língua Portuguesa.

14

julho

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem não Tira Férias – Redação + #maisideias

 

Temática:

    • Análise da competência 3

Professor: Márcio Rogério Carvalho Silva

 

    • Professor da rede estadual e da rede privada há 25 anos. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde 1999, e pós-graduado em Gestão Escolar (2005) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Foi professor de Redação e do Laboratório de Redação de algumas escolas como: Santa Cecília, Lourenço Filho, Farias Brito, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Paraíso, Curso de Redação Ritacy Azevedo, entre outros cursos e instituições de ensino. Participou, durante três anos, do projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, ministrando aulas pelos municípios do Ceará. Faz parte, há 7 anos, do Laboratório de Redação do projeto Academia Enem, corrigindo redações e, às vezes, ministrando aulas.

Márcio Rogério Carvalho Silva

Professor de Redação.

Mediador : Joel Bruno de Lima Silva

 

    • Designer educacional, especialista na plataforma Moodle, com foco em otimização de experiências de aprendizagem na modalidade de educação a distância e certificado como “Educador Google” pelo Google for Education.

Joel Bruno de Lima Silva

Designer educacional.

Temática:

    • OS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS EM BENEFÍCIO DA VIDA HUMANA.

Professora: Lucélia Saboia Parente

 

    • Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE – Campus Sobral). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Atualmente, atua na área de Recursos Naturais.

Lucélia Saboia Parente

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE – Campus Sobral).

Temática:

    • AVANÇOS E DESAFIOS DO DIREITO DO CONSUMIDOR NO BRASIL.

Professor: Jefrei Almeida Rocha

 

    • Mestre em Computação Aplicada pela Uece/IFCE, com concentração na linha de Informática Educativa. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduando em Direito. É escritor e professor, trabalha na Secretaria da Educação do Estado do Ceará na Célula de Desenvolvimento da Educação em Tempo Integral. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação (GIPEE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na linha de pesquisa Processos Linguísticos e Saberes Docentes. Também é membro do grupo de pesquisa Estudos de Direito, Política e Sociedade (Edipos) da Universidade de Fortaleza – Unifor. Possui diversas publicações em revistas de todo o Brasil, desenvolve estudos abordando: leitura, escrita, metodologias ativas de ensino, mídias educativas, ambientes virtuais de aprendizagem, Direito Constitucional, Direito Civil e Ensino Jurídico.

Jefrei Almeida Rocha

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

15

julho

Quinta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem não Tira Férias – História Geral

 

Temática:

    • 1ª Guerra Mundial

Professora: Jéssica de Sousa Brito

 

    • Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em História do Brasil. Tem experiência na preparação para os diversos vestibulares: Enem, Uece e universidades particulares há 10 anos.

Jéssica de Sousa Brito

Professor de História.

16

julho

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem não Tira Férias – Matemática

 

Temática:

    • Grandezas e Unidades de Medidas

Professor: Michael Gandhi Monteiro dos Santos

 

    • GLicenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista e mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é consultor de Matemática do programa Mais Paic/Seduc; professor da rede estadual; professor da UniAteneu; professor titular dos projetos Academia Enem, Alcance e Sobral no Enem. Atua nas áreas de formação inicial e continuada de professoras/es; elaboração de itens para Enem, SPAECE e Saeb; avaliação interna e externa; práticas de ensino.

Michael Gandhi Monteiro dos Santos

Professor de Matemática.