CONEXÃO SEDUC: 12 a 16 de junho de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

16

junho

sexta-feira

às 08:10h

Webinar: Círculos de Construção de Paz – Dia D na Crede 3

 

 

 

Temática:

    • Webinar: Círculos de Construção de Paz – Dia D na Crede 3

Mediadora: Maria Socorro Brandão Everton

 

    • Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas (UFC), Especialização em Gestão Pública (UECE), Especialização e História e Cultura Afro Brasileira (FTC), Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia e História (UECE) e Pedagogia (UVA), Professora efetiva da rede de História de Rede Estadual e coordenadora regional do Projeto Professor Diretor de Turma, Articuladora Regionais das Ações de Cultura de Paz, NTPPS e Projeto de Vida.

Maria Socorro Brandão Everton

Professora efetiva da rede de História de Rede Estadual e coordenadora regional do Projeto Professor Diretor de Turma, Articuladora Regionais das Ações de Cultura de Paz, NTPPS e Projeto de Vida.

Convidado: Helder Nogueira

 

    • Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Estudos Clássicos (UFC), Gestão Escolar (Uece) e Gestão e Políticas Públicas, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É professor da rede estadual de ensino do Ceará nas disciplinas de História e Filosofia. Também é membro titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará e do Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Ceará.

Helder Nogueira

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.

Convidada: Cristiane Holanda

 

    • Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2020), com intercâmbio na Universidad de Valladolid, Espanha; mestra em educação pela UFC (1994); especialista em Psicologia Transpessoal pela UVA (2003); especialista em supervisão escolar pela (SESNI – RJ – 1998). É graduada em pedagogia pela UFC (1987). Professora Adjunta da UVA; Professora e coordenadora da graduação e pós graduação (UVA, UECE e UNIFOR) dos cursos de Educação Biocêntrica, Educação Especial, Arte e Educação, Metodologias Ativas, Justiça Restaurativa, Aprendizagem Cooperativa, Gestão de Pessoas, Dinâmicas de Grupo, Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Avaliação de aprendizagem (1998-2022).

Cristiane Holanda

Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará
Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (COMPAZ)

Convidado: Paulo Sérgio Fontenele

 

    • Possui graduação em Pedagogia, em Matemática e em Língua Portuguesa. Especialista em gestão educacional. Mestre em gestão em avaliação da educação pública. Professor efetivo da rede estadual do Ceará e do município de Jijoca. Foi diretor de escolas de ensino fundamental em Jijoca há oito anos. Atuou também como diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, por 10 anos.

Paulo Sérgio Fontenele

Coordenador da Crede 3 (Acaraú, desde 2019), Instrutor e Facilitador de Círculos