CONEXÃO SEDUC: 13 a 17 de dezembro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

13

dezembro

Segunda-feira

às 16:00h

Webinar: Lançamento das publicações dos e-books: O Ensino Médio em Tempos de Pandemia; Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência; Itinerário Formativo: Ciências Humanas e Anais do Seminário Docente 2021.

 

 

 

Temática:

    • Webinar: Lançamento das publicações dos e-books: O Ensino Médio em Tempos de Pandemia; Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência; Itinerário Formativo: Ciências Humanas e Anais do Seminário Docente 2021.

Mediadora: Vagna Lima

 

    • Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) de 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 na Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Escolar(2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada (Licenciatura Plena) em História (1995). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Educação Básica na rede pública estadual do Ceará. Possui experiência no ensino superior.

Vagna Lima

Coordenadora da Coded/CED.

Abertura: Eliana Nunes Estrela

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação, pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública, também, pelo CAEd e funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, de 2007 a 2012, e, da Crede 19, de 2013 a 2018. Tem experiência em ensino, gestão escolar, regional e de políticas educacionais, regime de colaboração, primeira infância e alfabetização, currículo, formação continuada de professores, educação integral e protagonismo estudantil. Desde janeiro de 2019, é secretária da Seduc-CE, com o objetivo de definir as diretrizes e a coordenação das políticas públicas educacionais para o Estado, além de garantir educação básica com equidade e qualidade para todos os estudantes.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará.

Convidado: Francisco Herbert Vasconcelos

 

    • Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática, com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem”, pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação, no Ceará, e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC/IFCE) e do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (UFC). Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará, localizado no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário da Educação de Sobral-CE.

Francisco Herbert Vasconcelos

Secretário da Educação de Sobral-CE.

Convidada: Katia Rodrigues

 

    • Graduada com Licenciatura Plena em História e pós-graduada em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Avaliação. Professora da rede municipal e estadual de ensino, atua na Escola de Ensino Fundamental Maria Eneida Peixoto Soares e na Escola de Ensino Médio Militana Paes, ambas no Distrito de Feiticeiro. Leciona também na Escola de Ensino Médio Gustavo Barroso, localizada no Distrito de Nova Floresta. As referidas escolas estão situadas no município de Jaguaribe – CE.

Katia Rodrigues

Professora da rede municipal e estadual de ensino – Crede 11/Jaguaribe

Convidado: Thyago Teixeira Farias

 

    • Professor formador nas áreas de Educação, Literatura e Artes Cênicas. Graduado em Letras (2007) e especialista em Arte-Educação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2009). Atualmente, exerce a função de articulador na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 06/Seduc-CE, com ênfase na formação continuada. É professor formador no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) pela UVA nas disciplinas de Literaturas.

Thyago Teixeira Farias

Articulador na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 06/Seduc-CE.

Convidada: Karline da Costa Batista

 

    • Graduada em Letras-Língua Portuguesa (UFC) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM). Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará, em efetivo exercício na EEM Helenita Lopes Gurgel Valente, Fortim-CE.

Karline da Costa Batista

Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará – Crede 10/Russas.

Convidado: Antônio Alex Pereira de Sousa

 

    • Graduado em Filosofia. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, cursa doutorado em Filosofia pela IES. É professor de Filosofia na Seduc-CE, em efetivo exercício na EEFM Escola Polivalente Modelo de Fortaleza/CE (Sefor 2).

Antônio Alex Pereira de Sousa

Professor de Filosofia na Seduc-CE – Sefor 2.

16

dezembro

Quinta-feira

às 16:00h

Webinar: Vidas Negras Importam! Juventudes, Consciência Negra e Direitos Humanos

 

 

 

Temática:

    • Webinar: Vidas Negras Importam! Juventudes, Consciência Negra e Direitos Humanos

Mediador: Joécio Dias

 

    • Professor da rede estadual (Seduc-CE), técnico educacional da Educação Escolar Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional (Codin/Seduc). Homem negro de candomblé, ebomy de Oxóssi do Ilê Ibá Axé Possun Aziri e militante do Movimento Negro Unificado (MNU/CE).

Joécio Dias

Professor da rede estadual (Seduc-CE), técnico educacional da Educação Escolar Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais.

Abertura: Nohemy Rezende Ibanez

 

    • Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e, atualmente, é gestora da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc-CE e conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Nohemy Rezende Ibanez

Gestora da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc-CE.

Palestrante: Deputado Renato Roseno

 

    • Renato Roseno de Oliveira é advogado. Foi coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará. Foi coordenador da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED). Foi membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), entre 2005 e 2006, representando a ANCED. Desenvolveu consultorias para diferentes organizações e movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, especialmente em temas de violência contra crianças e adolescentes. É servidor público federal – Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), lotado no Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania. Em 2014, foi eleito deputado estadual, no estado do Ceará, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi reeleito em 2018. É presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (2019-2021), membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos. É presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará. É fellow do programa Leadership for Environment and Development (LEAD).

Deputado Renato Roseno

Deputado estadual, no estado do Ceará, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Palestrante : Martír Silva

 

    • Advogada, professora de Direito nas Faculdades Cearenses – FAC, membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do Movimento Negro Unificado (MNU). É a atual coordenadora especial de Políticas Públicas de Promoção da igualdade Racial (Ceppir), do governo do Estado.

Martír Silva

Coordenadora especial de Políticas Públicas de Promoção da igualdade Racial (Ceppir), do governo do Estado.

Palestrante: Alessandra Felix

 

    • Mulher negra, moradora da periferia, pedagoga. Representa o Coletivo Vozes. Constrói a Rede de Mulheres Negras do Ceará, compondo o Fórum Popular de Segurança Pública. Articuladora na Frente Estadual pelo Desencarceramento. Reivindica-se como Abolicionista Penal.

Alessandra Felix

Articuladora na Frente Estadual pelo Desencarceramento.