CONEXÃO SEDUC: 13 a 17de setembro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem
como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz
respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica
do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

13

setembro

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – História

 

 

 

Temática:

    • A economia brasileira

Professor: André Rosa

 

    • Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Metodologia do Ensino da História (Uece). Escritor do Sistema de Ensino Vida.

André Rosa

Professor de História

14

setembro

Terça-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Língua Portuguesa

 

 

 

Temática:

    • Sintaxe e Concordância

Professor: Walmir Neto

 

    • Membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa, professor, psicopedagogo, psicanalista clínico, turismólogo e teólogo, com número significativo de publicações em forma de apostila, livro e vídeo, muitas das quais estão disponíveis na internet. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1984); em Ciências da Religião pela Faculdade Filadélfia do Ceará (2000); em Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005); e pós-graduação em Crítica Literária – Unifor (1988); em Abordagem Sistêmica da Família – Unifor (1991); em Psicopedagogia – Unifor (1993) e Teoria Psicanalítica – UFRJ (2012). Concluiu o mestrado em Educação na FATEFI/ Universidade Federal de Havana/ UVA (2001) e é doutorando em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2021). Ministra palestras e aulas no ensino superior, no ensino médio, em preparação para concursos e em projetos voltados para a formação de professoras/es e de alunas/os das redes pública e privada. Participou como consultor da ONU e como conselheiro do Juizado da Infância e da Adolescência de Fortaleza.

Walmir Neto

Professor de Língua Portuguesa

15

setembro

Quarta-feira

às 09:00h

Cuidar de quem cuida: o socioemocional na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

 

 

 

Temática:

    • Cuidar de quem cuida: o socioemocional na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Mediadora: Aline Matos de Amorim

 

    • Mestra em Letras/Linguística Aplicada pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Integrante do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT) da UFC e do grupo de pesquisa Sigamos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Hoje, atua como Orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento Social (Cadin), no âmbito da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Paralelamente, elabora material didático e atua como consultora, leitora crítica e revisora textual para editoras educacionais.

Aline Matos de Amorim

Orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento Social (Cadin), no âmbito da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

Convidada: Marília Gaspar

 

    • Formada em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela FA7. Professora efetiva da rede estadual de ensino. Foi coordenadora escolar durante os anos de 2016 a 2020. Atualmente, é articuladora da Copem.

Marília Gaspar

Articuladora Copem

Convidada: Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Informática pela UFC. Professora da rede estadual de ensino do Ceará.
      Experiências: Coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC; coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc); gerência de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional.

Francisca Aparecida Prado Pinto

Coordenadora Coeps

Palestrante: Ana Luiza Colagrossi

 

    • Bacharel em Educação pela PUC-RJ, com mestrado em Psicologia Aplicada pela Universidade de Nova York (NYU), pós-graduação em Neuropsicopedagogia e doutorado em Ciências Médicas pelo Instituto D’OR de pesquisa (IDOR) com foco em aprendizagem socioemocional e desenvolvimento infantil. Especialista em Educação para o projeto “SEL Kernels – Socioemocional para Educação Infantil no Brasil” (Harvard University e Universidade de São Paulo, USP), professora titular da pós-graduação e coordenadora do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae – SP. Pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento Infantil da FMUSP (CEDI) e colaboradora do Escritório de Saúde Mental (Pró-reitoria de Graduação USP).

Ana Luiza Colagrossi

Coordenadora do Departamento de Pós- Graduação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapiantae.

Palestrante: Dana Charles McCoy

 

    • Dana Charles McCoy é professora associada da Harvard Graduate School of Education. Seu trabalho se concentra na compreensão de como os fatores de risco relacionados à pobreza no lar das crianças, na escola e nos ambientes da vizinhança afetam o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais na primeira infância. Suas pesquisas estão focadas no desenvolvimento, refinamento e avaliação de programas de intervenção precoce projetados para promover o desenvolvimento positivo e a resiliência em crianças pequenas, particularmente, em termos de sua autorregulação e função executiva. Graduada em Ciências da Psicologia e do Cérebro pela Dartmouth College e Ph.D. em Psicologia Aplicada pela New York University.

Dana Charles McCoy

Departamento de Educação da Universidade de Harvard

15

setembro

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Matemática

 

 

 

Temática:

    • A Probabilidade no Enem

Professor: Pedro Evaristo

 

    • Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Tecnologia na Educação pela Unichristus. É professor de Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Estatística e Matemática dos principais cursos preparatórios de Fortaleza e de grandes cursos on-line do Brasil, com ampla experiência no ensino a distância. É autor de livros sobre Raciocínio Lógico e Matemática Financeira para concursos.

Pedro Evaristo

Professor de Matemática

16

setembro

Quinta-feira

às 14:00h

Webinar de Lançamento do Ceará Científico – Etapa Regional – Crede 20

 

 

 

Temática:

    • Webinar de Lançamento do Ceará Científico – Etapa Regional – Crede 20

Convidado : Eliana Estrela

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação, pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestra em Gestão e Avaliação Pública, também, pelo CAEd e funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, de 2007 a 2012, e da Crede 19, de 2013 a 2018. Tem experiência em ensino, gestão escolar, regional e de políticas educacionais, regime de colaboração, primeira infância e alfabetização, currículo, formação continuada de professores, educação integral e protagonismo estudantil. Desde janeiro de 2019, é Secretária da Educação do Estado do Ceará, com objetivo de definir as diretrizes e a coordenação das políticas públicas para a educação básica do Estado, além de garantir educação básica com equidade e qualidade para todos os estudantes.

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará.

Convidado : Roberto Sousa

 

    • Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – UMinho (Braga-Portugal). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2016). Especialista em Gestão e Avaliação pelo CAEd/UFJF-MG (2010). Graduado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2001). Exerceu a função de professor de Matemática, Ciências e Física em escolas públicas e privadas (1997 a 2008). Trabalhou na Associação Cristã de Base – ACB (2005 a 2008). Exerceu o cargo de diretor escolar da EEFM Padre Luis Filgueiras (2009 a 2012) e coordenou a Crede 16 – Iguatu (2012 a 2015). Atualmente, coordena a Crede 20 – Brejo Santo (2015 – atual).

Roberto Sousa

Coordenador da Crede 20.

Convidada : Katiany Abreu

 

    • Licenciada em Química, mestre em Ecologia e Recursos Naturais e doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professora da rede estadual e, atualmente, atua como assessora técnica na Coordenadoria da Gestão do Ensino Médio na Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica, Ambiental e Competências Socioemocionais à frente da pasta da Educação Científica.

Katiany Abreu

Assessora técnica – Educação Científica – Cogem

Convidada : Elias Ferreira

 

    • Ex-aluno da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado. Atualmente, é estudante do curso de Direito da UFPB. Vencedor da etapa estadual do concurso de redação. Vice-presidente do Grêmio Estudantil por dois anos. Líder de sala por dois anos.

Elias Ferreira

Ex-aluno da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado

16

setembro

Quinta-feira

às 16:00h

Webinar – Encerramento e Certificação – Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência

 

 

 

Temática:

    • Webinar – Encerramento e Certificação – Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência

Mediadora : Jacqueline Moraes

 

    • Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Portugal. Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Jacqueline Moraes

Assessora técnica da Coded/CED.

Mediadora : Karine Pinheiro

 

    • Pós-doc em Ciências Sociais, Políticas e do Território pela Universidade de Aveiro. Doutora em Ciências da Educação com especialidade em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Professora da rede pública estadual de ensino. Assistente técnica da Coded/CED.

Karine Pinheiro

Assistente técnica da Coded\CED.

Convidada : Joana D’arc Gomes Lôbo

 

    • Formação inicial em História (Uece), especialista em Tecnologias da Educação (PUC/Rio). Especialista em História do Ceará (Uece) e Gestão da Educação Pública (UFMG). Professora da rede estadual com 21 anos de efetivo magistério. Formadora e tutora da Crede 12 – Quixadá. Pessoa com deficiência física (MMII) e Articuladora Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Joana D’arc Gomes Lôbo

Tutora Crede 12

Convidada : Klenia Rocha

 

    • Graduada em Pedagogia e História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Faz parte da equipe da avaliação externa (Coava) da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto da cidade de Março/CE. Foi formadora de língua portuguesa dos Anos Iniciais do Mais Paic (3º ao 5º ano) de 2017 a 2020. Professora efetiva do município desde 1988.

Klenia Rocha

Tutora Crede 3

Convidado: Alysson Pedrosa Castro

 

    • Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor da Sefor 3. Atualmente, leciona na EEM Profa Diva Cabral e é responsável pela coordenação do Laboratório de Ensino de Ciências nesta mesma instituição.

Alysson Pedrosa Castro

Sefor 3

Convidado : Hermenegildo Nobre Câmara Neto

 

    • Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca), pós-graduando em Ensino da Língua Inglesa pela FAVENI e professor da EEEP Gov. Virgílio Távora, Crato – CE, Crede 18.

Hermenegildo Nobre Câmara Neto

Crede 18

17

setembro

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Motivacional + Redação

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor: Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais/mães e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Inadequações na estrutura dos parágrafos

Professor: Dionisio Viana

 

    • Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Faculdade Ateneu) e mestrando em Linguística Aplicada. Trabalha em cursos preparatórios para concursos públicos e pré-vestibulares há mais de 20 anos. Em Fortaleza, dá aulas no projeto Academia Enem da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Seduc-CE. Também ministra aulas de preparação para concursos no Prime Concursos. Além de docente, é escritor, redige crônicas, contos e romances. Foi agraciado com menção honrosa no II Prêmio Domingos Olímpio de Literatura (Sobral) com o conto “Recordações”. É autor do livro “Redação Teoria e Prática: treinando a prova discursiva em concursos” (2010), uma obra de 283 páginas que é, atualmente, referência em se tratando de produção de redações para concursos.

Dionisio Viana

Professor de Redação

Live Aula Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

 

Mediadora: Mayara Medeiros de Aguiar

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica (NAAP). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros de Aguiar

Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Temática:

    • Engenharia Mecânica

Palestrante : Vitor Fernandes

 

    • Graduado em Engenharia Mecânica (UniFanor), Especializando em Engenharia e Segurança do Trabalho (UniFanor) e Engenharia e Gerenciamento da Manutenção (Faculdade Única). Iniciou sua carreira profissional como estagiário em uma grande industrial metalmecanica, trabalhando com manutenção industrial e cerca de 1 ano depois assumiu a missão de trabalhar como assistente de manutenção em um Shopping Center de grande porte em Fortaleza. Atualmente trabalha como supervisor de produção em uma indústria metalúrgica.

Vitor Fernandes

Supervisor de produção em uma indústria metalúrgica.

Temática:

    • Engenharia Metalúrgica

Palestrante: Diego Araruna

 

    • Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 11 anos de experiência na indústria Siderúrgica, com passagens pela Gerdau e pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Diego Araruna

Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal do Ceará (UFC).