CONEXÃO SEDUC: 14 a 18 de junho de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem
como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz
respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica
do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

14

junho

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Língua Portuguesa

 

 

 

Temática:

    • A interpretação do texto publicitário no Enem.

Professor: Steller de Paula

 

    • Professor de Língua Portuguesa há 17 anos em grandes escolas de Fortaleza. Com bastante experiência em turmas voltadas para escolas militares – ITA e IME – e em turmas voltadas para USP e Unicamp, atuando, principalmente, nas áreas de Literatura, Análise de Obras indicadas, Interpretação de Texto e Artes. Trabalhou, em Fortaleza, em escolas como Farias Brito, Ari de Sá e Sete de Setembro. Atualmente, é professor nos colégios Antares, Master e Santa Cecília. É, também, autor de apostilas de Pré-vestibular de Literatura, Interpretação de Textos e Múltiplas Linguagens do Sistema Vida, voltadas, principalmente, para o Enem. Já contribuiu com a elaboração dos simulados de Linguagens e Códigos do grupo SAS.

Steller de Paula

Professor de Língua Portuguesa

16

junho

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Biologia

 

 

 

Temática:

    • Biotecnologia I (PCR & DNA fingerprints)

Professor: Rodrigo Monteiro Forti

 

    • Biólogo com especialização em Biotecnologia com Ênfase em Reprodução Assistida e Marcadores Moleculares. Possui 25 anos de experiência em diversas instituições de ensino no Brasil.

Rodrigo Monteiro Forti

Professor de Biologia

16

junho

Quarta-feira

às 15:00h

Lançamento do Guia MAIS PAIC de Orientações para Implementação do Ensino Híbrido e do Retorno Presencial

 

 

 

Temática:

    • Lançamento do Guia MAIS PAIC de Orientações para Implementação do Ensino Híbrido e do Retorno Presencial

Mediador(a): Marília Gaspar Alan e Silva

 

    • Formada em Letras/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela FA7. Professora efetiva da rede estadual de ensino. Foi coordenadora escolar durante os anos de 2016 a 2020. Atualmente, é articuladora da Copem.

Marília Gaspar Alan e Silva

Articuladora da Copem.

Convidado(a): Márcio Pereira de Brito

 

    • Professor titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Márcio Pereira de Brito

Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Convidado(a):Luíza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

 

    • Licenciada em Química e em Biologia. Pedagoga. Graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Ciências da Educação. Dirigente municipal da Educação de Crateús. Presidente da Undime/CE.

Luíza Aurélia Costa dos Santos Teixeira

Presidente da Undime/CE.

Convidado(a): Eliana Nunes Estrela

 

    • Natural do município de Crato, Eliana Nunes Estrela é formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF- Minas Gerais). Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de gestão na rede pública estadual de ensino. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18) no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19 no início de março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018. Desde 1º de janeiro de 2019, ocupa o cargo de secretária da Educação do Ceará.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará.

Palestrante: Bruna Alves Leão

 

    • Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduada em Letras pela Uece. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da Uece.

Bruna Alves Leão

Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa.

18

junho

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Motivacional + Redação

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor:Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor motivacional

Temática:

    • Trabalhando a competência 1

Professor: Márcio Rogério Carvalho Silva

 

    • Professor da rede estadual e da rede privada há 25 anos. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde 1999, e pós-graduado em Gestão Escolar (2005) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Foi professor de Redação e do Laboratório de Redação de algumas escolas como: Santa Cecília, Lourenço Filho, Farias Brito, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Paraíso, Curso de Redação Ritacy Azevedo, entre outros cursos e instituições de ensino. Participou, durante três anos, do Projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, ministrando aulas pelos municípios do Ceará. Faz parte, há 7 anos, do Laboratório de Redação da Academia Enem, corrigindo redações e, às vezes, ministrando aulas.

Márcio Rogério Carvalho Silva

Professor de Redação

18

junho

Sexta-feira

às 15:00h

Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

 

Temática:

    • Fonoaudiologia

Mediadora: Mayara Medeiros de Aguiar

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica (NAAP). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros de Aguiar

Psicóloga educacional.

Palestrante: Rosana Iorio Ferreira

 

    • Fonoaudióloga graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestra em Psicologia e especialista em Métodos e Técnicas de pesquisa pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fonoaudióloga Clínica. Fonoaudióloga concursada do município de Aquiraz. Coordenadora e professora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza. Conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Ceará e conselheira diretora presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 8ª Região.

Rosana Iorio Ferreira

Fonoaudióloga

18

junho

Sexta-feira

às 17:00h

Webinar – Diálogos sobre o uso das competências digitais na prática

 

 

 

Temática:

    • Webinar – Diálogos sobre o uso das competências digitais na prática

Mediador(a): Vagna Lima

 

    • Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho em Portugal (2016). Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará. Atualmente, é coordenadora estadual da Formação Docente e Educação a Distância da Seduc-CE.

Vagna Lima

Coordenadora estadual da Formação Docente e Educação a Distância da Seduc-CE.

Convidado(a): Roslayne Torres Paiva Morais

 

    • Graduada em Biologia e Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Ensino de Biologia pela UVA e em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Padre Dourado. Professora da rede estadual de ensino. Atualmente, atua no Laboratório de Informática da Escola de Ensino Médio Estadual Cel. Alfredo Silvano.

Roslayne Torres Paiva Morais

Professora da rede estadual de ensino

Convidado(a): Rangel Felix

 

    • Exerce a função de técnico na Crede 11, em Jaguaribe-CE. CEO na Tools Educacional (@toolseducacional). Palestrante e ativista em Tecnologias Educacionais. Possui graduação em Redes de Computadores (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Especialista em docência pelo IFCE (2021). Trabalha há mais de nove anos na rede educacional do Ceará. Coordenador Regional da ABRIC. Filho de pedreiro/agricultor que está construindo seu espaço através da educação. Músico e apaixonado por saxofone.

Rangel Felix

Exerce a função de técnico na Crede 11

Convidado(a): Ana Roberta Nógimo Rodrigues

 

    • Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); em Gestão Escolar pela Kurios e em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligências Humanas pela Fadire. Atualmente, é mestranda em Educação pela Flórida Christian University/Núcleo Unifuturo Nordeste e atua na coordenação pedagógica da EEMTI Cel. Humberto Bezerra. É membro da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes – AQUILETRAS, exercendo a função de diretora financeira.

Ana Roberta Nógimo Rodrigues

Atua na coordenação pedagógica da EEMTI Cel. Humberto Bezerra.