CONEXÃO SEDUC: 15 a 19 de abril de 2024

16

abril

terça-feira

às 19:00h

Webinar Aula 2 -Módulo II do Curso Práticas pedagógicas com textos verboimagéticos em Língua Portuguesa

 

Temática:

    • O uso de textos multimodais: diálogos entre multimodalidade e ensino de língua portuguesa

Mediadora : Suelene Silva Oliveira

 

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo Protexto e Gelp/Colin, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.

Suelene Silva Oliveira

Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras)

Palestrante: Antônia Dilamar Araújo

 

    • Professora Titular no Curso de Letras-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Cursou Doutorado e Mestrado em Letras (área de concentração Língua Inglesa e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB), Estados Unidos. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Uece. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa Multimodalidade e Letramento Visual no ensino, materiais didáticos e formação docente (Multiletra). É editora-chefe da Revista Linguagem em Foco da Uece. É autora de vários capítulos de livros, artigos em periódicos na área de gêneros textuais e multimodalidade e semiótica social. Suas principais áreas de pesquisa incluem gêneros textuais, semiótica social, multiletramentos e multimodalidade no ensino de língua estrangeira, materiais didáticos e formação docente.

Antônia Dilamar Araújo

Professora Titular no Curso de Letras-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Apoio: Sammya Santos Araújo

 

    • Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem). Doutoranda em Ciências Linguagem, da Universidade do Porto. Mestra em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Língua Portuguesa como Língua Materna e Estrangeira, de Literatura, de Formação de Leitores, de Políticas Públicas voltadas para o Ensino Básico. É membro do Grupo de Pesquisa – Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela professora Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Sammya Santos Araújo

Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem).

Apoio: Bárbara da Franca Alencar

 

    • Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participou do Projeto de Extensão Clube de Leitura – Hora da Novela (2019) como monitora voluntária e mediadora. Participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa “Educação Literária e Formação de Leitores: a BNCC e o Papel do Curso de Letras” (2020-2021). Participa do Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino) de Linguagem e Cognição (Linc), realizando plantões de redação em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e como professora-estagiária voluntária no eixo de formação da Associação Lua Rosa.

Bárbara da Franca Alencar

Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).