CONEXÃO SEDUC: 15 a 19 de abril de 2024
16
abril
terça-feira
às 19:00h
Webinar Aula 2 -Módulo II do Curso Práticas pedagógicas com textos verboimagéticos em Língua Portuguesa
Temática:
-
- O uso de textos multimodais: diálogos entre multimodalidade e ensino de língua portuguesa
Mediadora : Suelene Silva Oliveira
-
- Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo Protexto e Gelp/Colin, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.
![](https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2023/07/Suelene-Silva.jpg)
Suelene Silva Oliveira
Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras)
Palestrante: Antônia Dilamar Araújo
-
- Professora Titular no Curso de Letras-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Cursou Doutorado e Mestrado em Letras (área de concentração Língua Inglesa e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB), Estados Unidos. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Uece. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa Multimodalidade e Letramento Visual no ensino, materiais didáticos e formação docente (Multiletra). É editora-chefe da Revista Linguagem em Foco da Uece. É autora de vários capítulos de livros, artigos em periódicos na área de gêneros textuais e multimodalidade e semiótica social. Suas principais áreas de pesquisa incluem gêneros textuais, semiótica social, multiletramentos e multimodalidade no ensino de língua estrangeira, materiais didáticos e formação docente.
![](https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2023/07/Antonia-Dilamar.jpg)
Antônia Dilamar Araújo
Professora Titular no Curso de Letras-Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.
Apoio: Sammya Santos Araújo
-
- Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem). Doutoranda em Ciências Linguagem, da Universidade do Porto. Mestra em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Língua Portuguesa como Língua Materna e Estrangeira, de Literatura, de Formação de Leitores, de Políticas Públicas voltadas para o Ensino Básico. É membro do Grupo de Pesquisa – Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela professora Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
![](https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2023/07/Sammya-Araujo.png)
Sammya Santos Araújo
Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem).
Apoio: Bárbara da Franca Alencar
-
- Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participou do Projeto de Extensão Clube de Leitura – Hora da Novela (2019) como monitora voluntária e mediadora. Participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa “Educação Literária e Formação de Leitores: a BNCC e o Papel do Curso de Letras” (2020-2021). Participa do Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino) de Linguagem e Cognição (Linc), realizando plantões de redação em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e como professora-estagiária voluntária no eixo de formação da Associação Lua Rosa.
![](https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2023/07/Barbara-da-Franca.jpg)
Bárbara da Franca Alencar
Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).