CONEXÃO SEDUC: 15 a 19 de maio de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

16

março

terça-feira

às 15:00h

Webinar: Estratégias de Busca Ativa Escolar

 

 

 

Temática:

    • Webinar: Estratégias de Busca Ativa Escolar

Convidado: Helder Nogueira

 

    • Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Estudos Clássicos (UFC), Gestão Escolar (Uece) e Gestão e Políticas Públicas, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É professor da rede estadual de ensino do Ceará nas disciplinas de História e Filosofia. Também é membro titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará e do Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Ceará.

Helder Nogueira

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.

Palestrante: Julia Ribeiro

 

    • Pedagoga pela UFBA, Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pela UnB. Atuou como professora de Educação Infantil e como formadora em diferentes OSCs em atividades relacionadas ao desenvolvimento de cidadania de adolescentes, articulação de políticas públicas e desenvolvimento de capacidades de gestores municipais. Foi consultora do Ministério da Educação para temas relacionados a vulnerabilidades educacionais. Desde 2007, trabalha como Oficial de Educação do UNICEF. Dentre outras atividades, foi responsável pelo desenvolvimento de diferentes estudos e estratégias voltadas para o enfrentamento da exclusão e fracasso escolares.

Julia Ribeiro

Oficial de Educação do UNICEF

Mediadora: Bruna Alves Leão

 

    • Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Protagonismo Estudantil e Educação Complementar. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da UECE.

Bruna Alves Leão

Coordenadora do Protagonismo Estudantil e Educação Complementar.


17

março

quarta-feira

às 14:00h

Webinar: 18 de maio: a escola como espaço de proteção e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

 

 

 

Temática:

    • Webinar: 18 de maio: a escola como espaço de proteção e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

Mediador: Joécio Dias

 

    • Professor da rede pública estadual, Técnico Educacional na Célula de Mediação Escolar, Justiça Restaurativa e Cultural de Paz, da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (Coedh), da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE).

Joécio Dias

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.

Temática:

    • Mesa de Abertura:

Convidado: Wilson Fraga

 

    • Professor graduado em Letras pela Uece. Mestre em Educação pela UCSF e Doutorando também pela UCSF. Coordenador da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (Coedh/Seduc).

Wilson Fraga

Coordenador da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (Coedh/Seduc).

Convidada: Maria das Graças Alves da Silva

 

    • Bacharela em Serviço Social. Especialista em Educação Biocêntrica. Gestão de Projetos Sociais e Gestão em RH. Terapeuta Comunitária Integrativa. Gestora Social de uma organização da sociedade civil e Vice-Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca).

Maria das Graças Alves da Silva

Gestora Social de uma organização da sociedade civil e Vice-Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca).

Convidado: Luiz Cogan

 

    • Promotor de Justiça. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará. Coordenador Auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Educação – Caoeduc MPCe.

Luiz Cogan

Promotor de Justiça.

Convidada: Hamikelly Maria Brito Meneses

 

    • Advogada graduada pela UFPI. Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Uece. Coordenadora do Programa Rede Aquarela da Funci, Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Hamikelly Maria Brito Meneses

Coordenadora do Programa Rede Aquarela da Funci, Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Convidado: Renato Pedrosa

 

    • Advogado. Presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil. Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Tem 26 anos de experiência em gestão de projetos sociais. Instrutor e Facilitador de círculos de justiça restaurativa e construção de paz.

Renato Pedrosa

Instrutor e Facilitador de círculos de justiça restaurativa e construção de paz.

Convidado: Rui Aguiar

 

    • Chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Fortaleza.

Rui Aguiar

Chefe do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Fortaleza.