CONEXÃO SEDUC: 15 a 19 de março de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

15

Março

Segunda-feira

às 17h

Jornada Pedagógica para os professores da Sefor 2

Temática:

    • WEBINAR: Compartilhando Saberes e Conhecimentos sobre a BNCC e as Competências Socioemocionais

Abertura: Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com as especializações a) Educação; b) Gestão Pública, respectivamente, pela URCA e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (CAED). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública, pelo CAED.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará

Abertura: José Eduardo Nobre Maia

    • Coordenador da Sefor 2

José Eduardo Nobre Maia

Coordenador da Sefor 2

Mediador(a): Aline Lourenço

    • Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará – UFC e bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em Psicopedagogia e Direito e Processo Tributário. Mestranda em Ciências da Educação. Professora efetiva da rede pública estadual de ensino do Ceará. Atualmente, é superintendente escolar na Sefor 2, com atuação na área de Educação Especial e advogada.

Aline Lourenço

Superintendente escolar na Sefor 2

Convidado(a): Iane Terceiro Nobre

    • Licenciatura Específica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana, no Paraguai. Atualmente é Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio, na Secretaria da Educação do Ceará.

Iane Terceiro Nobre

Coordenadora da COGEM

Convidado(a): Risália Silva Calasans

    • Agente Técnica – Instituto Ayrton Senna Licenciatura em Letras Pós-graduação em Gestão e Organização Escolar

Risália Silva Calasans

Agente Técnica – Instituto Ayrton Senna

16

Março

Terça-feira

às 14h

Jornada Pedagógica para os professores da Sefor 2

Temática:

    • WEBINAR: Compartilhando experiências entre pares: professores de Linguagens e suas Tecnologias

Mediador(a): Jane Kelly Viana Barbosa

    • Licenciada em Letras – Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com especialização em andamento em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação pela FAVENI. Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza desde 2012. Atualmente, exerce o cargo de superintendente na Sefor 2.

Jane Kelly Viana Barbosa

Superintendente na Sefor 2

Convidado(a): Jaylson de Sousa Reis

    • Especialista em Ensino de Língua Espanhola (Estácio), graduado em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, graduando em Direito (Estácio). Professor da educação básica e do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Uece/Itaperi. Professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Uece, professor voluntário do projeto Vem que tem Enem. Membro do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos – Uece/CNPq, do Movimento Nacional Fica Espanhol e da Associação dos Professores de Espanhol do Estado do Ceará – Apeece.
      Experiência: Multimodalidades e ensino de línguas estrangeiras.

Jaylson de Sousa Reis

Professor – EEM Doutora Aldaci Barbosa

Convidado(a): Lúcio Flávio Gondim da Silva

    • Professor da rede pública estadual de ensino do Ceará. Doutorando em Literatura pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
      Experiência: Projeto e ebook “Poesia em pandemia”.

Lúcio Flávio Gondim da Silva

Professor – EEEP Comendador Miguel Gurgel

Convidado(a): Maria Jarina Barbosa

    • Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Possui especialização em Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade Ateneu e mestrado profissional em Letras (ProfLetras) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atuou como supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, durante os anos de 2016 a 2018. Professora de Língua Inglesa da rede pública estadual de ensino do Ceará (2005 – atual), além de exercer suas funções como professora substituta na Prefeitura Municipal de Fortaleza.
      Experiência: As fanfics como alternativa de trabalho diversificado em sala de aula.

Maria Jarina Barbosa

Professora – EEFM Professor Aloysio Barros Leal

Convidado(a): Marta Marques da Rocha

    • Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará desde 2000, ministrando as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa.
      Experiência: A música atrelada a outras manifestações artísticas.

Marta Marques da Rocha

Professora: EEM Otávio Terceiro de Farias

Convidado(a): Sâmia Araújo dos Santos

    • Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC, doutora em Linguística Aplicada pela Uece. Docente efetiva da rede pública estadual de ensino do Ceará (EMTI Poeta Otacílio Colares). Elaboradora do material estruturado de Língua Portuguesa do projeto Foco na Aprendizagem, colaboradora na especialização Ensino de Língua Portuguesa da Uece, com pesquisas voltadas para o ensino fundamental anos finais e ensino médio, formação de professores e elaboração de material didático. Pesquisadora filiada ao grupo de pesquisa Protexto/UFC.
      Experiência: Competências socioemocionais na prática pedagógica.

Sâmia Araújo dos Santos

Professora: EEMTI Poeta Otacílio Colares

17

Março

Quarta-feira

às 14h

Jornada Pedagógica para os professores da Sefor 2

Temática:

    • WEBINAR: Compartilhando experiências entre pares: professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Mediador(a): Lorena Forte

    • Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Turismo e Meio Ambiente pela UECE. Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
      Atualmente é professora de geografia da Rede Estadual do Ceará, atuando como superintendente escolar, na Secretaria de Educação do Estado do Ceará, onde realiza um acompanhamento pedagógico das escolas da SEFOR 2.

Lorena Forte

Professora

Convidado(a): Priscila Marques Lima Bandeira

    • Possui licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu. Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará desde 2012.
      Experiência: Avaliação por meio de mapas mentais.

Priscila Marques Lima Bandeira

Professora – EEFM Professor Aloysio Barros Leal

Convidado(a): Maria Mirla da Paz Fabrici

    • Licenciada em Biologia. Pós-graduada em Gestão e Coordenação Escolar.
      Experiência: Aula remota interativa.

Maria Mirla da Paz Fabrici

Professora – EEFM Professor Aloysio Barros Leal

Convidado(a): Ricardo Normando Ferreira de Paula

    • Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Desenvolve pesquisas acerca de Metodologias para o Ensino de Física e estudos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas em mbito Escolar e Empresarial. Coordenador de pós-graduação na área de Gestão de Empresas. Professor de Física da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará – Seduc. Consultor Financeiro. Editor do Portal Administradores.
      Experiência: Laboratório de Ciências conduzido em ambiente virtual.

Ricardo Normando Ferreira de Paula

Professor – EEMTI Walter de Sá Cavalcante

Convidado(a): Francisco Willame da Silva

    • Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2012), especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – Uece e professor substituto da rede pública estadual de ensino do Ceará desde agosto de 2011.
      Experiência: Utilização do Geogebra no estudo de prismas.

Francisco Willame da Silva

Professor – EEEP Comendador Miguel Gurgel

Convidado(a): Daniel da Silva Tavares

    • Professor do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS. Especialista em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Psicopedagogo clínico e institucional. Neuropsicopedagogo. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestrando em Ciências da Educação – CECAP (Brasília). Acadêmico de Psicanálise.
      Experiência: As competências socioemocionais na perspectiva do ensino remoto.

Daniel da Silva Tavares

Professor

18

Março

Quinta-feira

às 09h

WEBINAR: Censo Escolar 2020 – Declaração de rendimento e movimento dos alunos

Temática:

    • WEBINAR: Censo Escolar 2020 – Declaração de rendimento e movimento dos alunos

Mediador(a): Elsa Franklin

    • Formada pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, é licenciada em Geografia e especialista em Administração Escolar e em Ensino de Geografia. Como professora da rede estadual de ensino, lecionou a disciplina de Geografia em escolas da Crede 13 e da Sefor. No momento, está como Coordenadora Estadual do Censo Escolar – Coade /Seduc.

Elsa Franklin

Coordenadora Estadual do Censo Escolar

Convidado(a): Kelem Freitas

    • Atualmente, é coordenadora da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem – Coade na Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc. Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2003). Especialista em Metodologias de Ensino em Geografia pela Uece (2006). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela ICETEC/SP (2017). Atuo, ainda, como coordenadora pedagógica (2013-2017) e gestora escolar (2017-2018).

Kelem Freitas

Coordenadora da Coade/Seduc

Palestrante: Luiz Carlos Rodrigues

    • Técnico em Estatística da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Atuou como professor de Matemática no Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, em Fortaleza-CE.

Luiz Carlos Rodrigues

Técnico em Estatística da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc.

18

Março

Quinta-feira

às 14h

Jornada Pedagógica para os professores da Sefor 2

Temática:

    • WEBINAR: Compartilhando experiências entre pares: professores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Mediador(a): Andressa Lino de Sousa Mota

    • Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Especialista em Gestão em Educação também pela Uece. Professora da rede pública estadual de ensino do Ceará desde 2010. Atualmente, exerce o cargo de superintendente na Sefor 2.

Andressa Lino de Sousa Mota

Superintendente na Sefor 2

Convidado(a): Fernanda de Lemos Rocha

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Professora de Sociologia e Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS da rede pública estadual de ensino do Ceará. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
      Experiência: O uso de recursos didáticos diferenciados em aulas remotas.

Fernanda de Lemos Rocha

Professora – Colégio Estadual Liceu do Ceará – EEMTI

Convidado(a): Francisco Fabrício Pereira da Silva

    • Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará – Uece e professor da rede pública estadual de ensino desde 2016. Atualmente, leciona as disciplinas de História e Sociologia na EEM Otávio Terceiro de Farias.
      Experiência: A música como instrumento didático no ensino remoto.

Francisco Fabrício Pereira da Silva

Professor – EEM Otávio Terceiro de Farias

Convidado(a): Jean Pierre Gomes Ferreira

    • Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, professor de Filosofia na EEMTI Integrada 2 de Maio desde 2010, escreve sobre Filosofia e cotidiano no blog pessoal Arkhephilosophia e sobre Segurança Pública no blog Escrivaninha. Atualmente, desenvolve o site educacional da EEMTI Integrada 2 de maio como professor do Laboratório Educacional de Informática – LEI.
      Experiência: Site Integrada 2 de Maio: integrando os saberes e as novas tecnologias.

Jean Pierre Gomes Ferreira

Professor – EEMTI Integrada 2 de Maio

Convidado(a): Luis Wilson

    • Graduado em História. Pós-graduado em Educação e Informática. Professor e PCA de Ciências Humanas da EEMTI Padre Marcelino Champagnat.

Luis Wilson

Professor – EEMTI Pe. Marcelino Champagnat