CONEXÃO SEDUC: 17 a 21 de maio de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

18

Maio

Terça-feira

às 14:00h

Colóquio – III Semana Janaína Dutra.
O papel da Escola no combate à Transfobia: cotidiano, subjetividades e resistências

 

 

Temática:

    • Colóquio – III Semana Janaína Dutra.
      O papel da Escola no combate à Transfobia: cotidiano, subjetividades e resistências

Mediador(a):Dioniso Freire Ferreira

 

    • Professor Dioniso Ferreira é homem trans gay, graduado em Letras, membro-fundador da Associação Transmasculina do Ceará (ATRANS-CE). Especialista em EaD e em Estudos de Gênero e Diversidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresentou palestras na Coded/CED sobre diversidade e direitos humanos para alunas/os da rede estadual. Escreve contos e poesias desde a adolescência, tendo lançado seu primeiro livro de poemas: “Relativo Absoluto” em 2020 por meio da Editora Metanoia. Atua como professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza, no Ceará, desde 2017, sendo o primeiro professor trans assumido a solicitar o uso de nome social na rede, portanto, o primeiro professor trans na história a ser reconhecido e registrado pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

Dioniso Freire Ferreira

Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza

Palestrante: Alexsandra dos Santos Barbosa

    • Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em educação pela mesma instituição. Professora de Filosofia, NTPPS e professora diretora de turma (PDT). Atualmente, está em exercício na EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima.

Alexsandra dos Santos Barbosa

Professora de Filosofia, NTPPS e professora diretora de turma (PDT).

Palestrante: Gioconda Aguiar

    • Representante do Coletivo Mães pela Diversidade. Coordenadora do Mães no estado do Ceará. Atua na área de Recursos Humanos.

Gioconda Aguiar

Coordenadora do Mães no estado do Ceará.

19

Maio

Quarta-feira

às 14:00h

Webinar: Boas Práticas de Busca Ativa Escolar – Nem 1 Aluno Fora da Escola

 

 

Temática:

    • Webinar: Boas Práticas de Busca Ativa Escolar – Nem 1 Aluno Fora da Escola

Mediador(a): Jerry Lima

 

    • Estudante da 2ª série do curso técnico em Logística, líder de turma e presidente do Grêmio Estudantil da EEEP Joaquim Filomeno Noronha (Crede 15).

Jerry Lima

Estudante da 2ª série do curso técnico em Logística e presidente do Grêmio Estudantil da EEEP Joaquim Filomeno Noronha (Crede 15).

Convidado(a): Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. Coordenou a Crede 19 de fevereiro de 2013 a agosto de 2014. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

Convidado(a): Pedro Henrique Sampaio

    • Professor da rede pública estadual do Ceará, graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e especialista em Planejamento Educacional e Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Atualmente, exerce a função de coordenador regional da Crede 9, em Horizonte-CE. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História, gestão escolar e de sistemas de ensino e docência superior na área de formação de professores.

Pedro Henrique Sampaio

Coordenador Regional da Crede 9 (Horizonte)

Convidado(a): Maria Aparecida Rodrigues

    • Graduada em Pedagogia e Matemática. Especialista em Gestão Escolar e Planejamento Educacional. Atualmente, atua como gestora da EEMTI Prof . José Teles de Carvalho.

Maria Aparecida Rodrigues

Diretora da EEMTI Prof. José Teles de Carvalho (Crede 20)

Convidado(a): Danyelle Matos

    • Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, atua como professora da rede municipal de Paracuru e professora diretora de turma (PPDT) da rede estadual do Ceará, desde de 2018, na EEM Hermínio Barroso – Crede 02.

Danyelle Matos

Professora da EEM Hermínio Barroso (Crede 02)

20

Maio

Quinta-feira

às 16:00h

Webinar Curso Erer – Interseccionalidade: Raça e Gênero

 

 

Temática:

    • Webinar Curso Erer – Interseccionalidade: Raça e Gênero

Mística de abertura:: Jade Beatriz

 

    • Poetisa. Criadora de conteúdo digital. Técnica em Logística. Vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no estado do Ceará.

Jade Beatriz

Vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no estado do Ceará.

Mediador(a): Érika Évora

    • Caboverdiana e estudante de jornalismo, atenta às questões étnico-raciais e estudo das africanidades. Atualmente, atua como articuladora na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do estado do Ceará (Ceppir).

Érika Évora

Articuladora na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do estado do Ceará (Ceppir).

Convidado(a): Érica Pontes

    • Doutora em Geografia. Graduanda em Pedagogia. Professora da rede estadual (Seduc/CE).

Érica Pontes

Professora da rede estadual (Seduc/CE).

Convidado(a): Dayane Evellin de S. Costa

    • Integrante do núcleo Angela Davis. Professora de Filosofia da rede estadual do Ceará. Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dayane Evellin de S. Costa

Professora de Filosofia da rede estadual do Ceará.

Convidado(a):Sílvia Maria Vieira dos Santos

    • Historiadora e pedagoga. Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede estadual e técnica pedagógica da equipe de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (Codin/Seduc).

Sílvia Maria Vieira dos Santos

Professora da rede estadual e técnica pedagógica da equipe de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (Codin/Seduc).