CONEXÃO SEDUC: 18 a 22 de janeiro de 2021 / Semana Pedagógica

CONEXÃO SEDUC – 3ª Semana de Janeiro – 2021 / Semana Pedagógica

20

Janeiro

Quarta-feira

às 08:30h

Webinar: Continuum Curricular e Competências Socioemocionais

Temática:

    • Webinar: Continuum Curricular e Competências Socioemocionais

Mediadora: Germana Barros

    • (Superintendente Escolar – CREDE 1)

Germana Barros

(Superintendente Escolar – CREDE 1)

Palestrante: Iane Nobre

    • Licenciada em Língua Portuguesa e professora efetiva da rede estadual do Ceará, Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana, em Asunción-PY. Atualmente é Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio, na Secretaria da Educação do Estado do Ceará, onde atua nas frentes de currículo, educação integral, competências socioemocionais, mediação escolar e cultura de paz, educação de jovens e adultos, ensino noturno e formação de professores. Atualmente é Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio, na Secretaria da Educação do Estado do Ceará, onde atua nas frentes de currículo, educação integral, competências socioemocionais, mediação escolar e cultura de paz, educação de jovens e adultos, ensino noturno e formação de professores.

Iane Nobre

Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio – SEDUC

Palestrante: Geovanda Mourão (CREDE 1)

    • Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAED pela Universidade Federal de Juiz de Fora de Minas Gerais. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará e Universidade do Estado de Santa Catarina pela UDESC. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAED pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 7 no período de 2007 à 2012. Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 5 no período de 2013 à 2014. Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1 no período de 2015 à presente data.

Geovanda Mourão (CREDE 1)

Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1

21

Janeiro

Quinta-feira

às 08:30h

Webinar: Ensino Híbrido

Temática:

    • Webinar: Ensino Híbrido

Mediador: Evaldo Abreu

    • Articulador de gestão – CEDEA – CREDE 1

Evaldo Abreu

Articulador de gestão – CEDEA – CREDE 1

Palestrante: Felipe Carvalho (UFRJ)

    • Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/Uerj/Capes7), especialista em Educação com aplicação da Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM). Atualmente, é bolsista de doutorado Nota 10 Faperj. Realiza pesquisas em educação online, formação de professores, informática na educação, didática, diferença, cibercultura. Está membro do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade (Geni) e do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC), ambos vinculados ao ProPEd/UERJ. Atuou como professor-online da disciplina de Informática na Educação do curso de Pedagogia a distância UERJ/CEDERJ/UAB e como professor-coordenador da disciplina de Informática na Educação na educação infantil e no ensino fundamental pelo Centro Educacional da Lagoa (CEL).

Felipe Carvalho (UFRJ)

Professor

21

Janeiro

Quinta-feira

às 10h

Webinar: Metodologias Ativas

Temática:

    • Webinar: Metodologias Ativas

Mediador: Evaldo Abreu

    • Articulador de gestão – CEDEA – CREDE 1

Evaldo Abreu

Articulador de gestão – CEDEA – CREDE 1

Palestrante: Igor Paim (IFCE)

    • Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape), onde também responde em sua gestão pela Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Tem interesse e pesquisa nos campos de pesquisa: Neurociências Cognitivas, Educação, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral e Tecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. Participa de grupos de pesquisa no campo da educação e é líder do Grupo de Pesquisa em Enriquecimento Escolar e Promoção Cognitiva.

Igor Paim (IFCE)

Professor

22

Janeiro

Sexta-feira

às 08:30h

Webinar: Jornada Pedagógica

Temática:

    • Webinar: Avaliação Formativa – Formação Continuada de professores essencial às boas práticas pedagógicas.

Mediador: Fábio Luís

    • Superintendente Escolar – CREDE 1

Fábio Luís

Superintendente Escolar – CREDE 1

Seduc: Rogers Mendes

    • Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

Rogers Mendes

Secretário Executivo do Ensino Médio e Profissional da Seduc-CE

Palestrante: Prof. Dr. César Amaral Nunes (Instituto Unibanco)

    • Gerente de Desenvolvimento de Soluções no Instituto Unibanco, pesquisador associado ao GEPEM, grupo de estudos e pesquisas em educação moral na Faculdade de Educação da Unicamp, membro do comitê internacional da OCDE para pesquisa e inovação no PISA. Doutor em Física Teórica pela Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, e com especialização em Ensino para a Compreensão e Avaliação da Compreensão pela Faculdade de Educação de Harvard.

Prof. Dr. César Amaral Nunes (Instituto Unibanco)

Professor

Palestrante: Vagna Brito de Lima – Coded/CED -SEDUC

    • Coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância (Coded) Seduc-CE. Biografia resumida: Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho, em Portugal. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED)

Vagna Brito de Lima – Coded/CED -SEDUC

Coordenadora da Formação Docente e Educação a Distância (Coded) Seduc

22

Janeiro

Sexta-feira

às 16h

Webinar: Educação Infantil: acolhimentos e orientações no retorno às atividades

Temática:

    • Webinar: Educação Infantil: acolhimentos e orientações no retorno às atividades

Mediadora: Maria Oderlânia Torquato Leite

    • Maria Oderlânia Torquato Leite – Coordenadora de Educação e Promoção Social da Coeps/Seduc. Doutora em Direito Constitucional e Professora do Curso de Direito da URCA

Maria Oderlânia Torquato Leite

Coordenadora de Educação e Promoção Social da Coeps/Seduc.

Debatedora: Beatriz Abuchaim

    • Beatriz Abuchaim é gerente de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Possui graduação em Psicologia pela PUC-RS (1997), mestrado em Educação pela PUC-RS (2006) e doutorado em Educação/Currículo pela PUC-SP (2012). Foi bolsista do programa de doutorado da Comissão Fulbright e CAPES, com estágio nos Estados Unidos da América, na University of North Carolina (2011-2012). Trabalhou como pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, e como professora do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidades em São Paulo.Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação, currículo e formação de professores.

Beatriz Abuchaim

Professora

Debatedora: Marisa Ferreira

    • Marisa Ferreira é Psicóloga (pela Universidade Federal do Ceará), Mestre em Psicologia (pela USP de Ribeirão Preto), Doutora em Educação: Currículo (pela PUC-SP). Atualmente, é professora no Instituto Vera Cruz, atuando no curso de Pedagogia e na Especialização em “Educação e Desenvolvimento na Primeira Infância”. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI / Instituto Vera Cruz). Co-autora do livro O trabalho do professor na Educação Infantil, dentre outras publicações na área. Atua no campo da formação de professores e gestores, currículo e avaliação da qualidade na Educação Infantil. Contribuiu como assessora técnica com a elaboração do Documento Curricular Referencial do Ceará.

Marisa Ferreira

Professora