CONEXÃO SEDUC: 20 a 24 de março de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

20

março

segunda-feira

às 14:00h

Webinar de Abertura das Formações SEXEC COPEM

 

 

 

Temática:

    • Webinar de Abertura das Formações SEXEC COPEM

Convidada: Eliana Nunes Estrela

 

    • Formada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestra em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE

Convidada: Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira

 

    • Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira, Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF). Graduada em Ciências Biológicas (UFC 2004). Professora efetiva da rede estadual desde 2004. Lecionou no ensino fundamental e médio do Colégio Ari de Sá Cavalcante. Foi Professora do Centro Universitário Vale do Salgado – UniVS no Curso de Psicologia e também professora formadora do Curso de Pedagogia do PARFOR. Esteve como Coordenadora de Crede ao longo dos últimos 10 anos, passando pelas Credes de Jaguaribe e Icó.

Dr. Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira

Secretária Executiva COPEM

Convidada: Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Francisca Aparecida Prado Pinto é Mestra e Doutora em Engenharia de Teleinformática na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e Especialista em Informática (UFC). É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Sistema Computacional da UFC. Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc). Realizou o gerenciamento e planejamento de projetos: sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional e Ações pedagógicas Ensino Médio e Educação Infantil.

Francisca Aparecida Prado Pinto

Coordenadora COEPS

Convidada: Cristiane Nóbrega

 

    • Formação: Física – Universidade Estadual do Ceará;Engenheira agrônoma- Universidade Federal do Ceará;Especialização em Gestão Escolar;Orientadora Cecom crede 17 (2012 – 2014);Superintendente sefor 2 (2014 /2019);Diretora da escola integrada 2 de maio (2019/ 2023).

Cristiane Nóbrega

(Coordenadora COPEM)

Temática:

    • A importância da formação integral no desenvolvimento das múltiplas dimensões

Palestrante :Rogers Mendes

 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), com Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Ex-Secretário da Educação do Ceará (2018). Ex-Secretário Executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Ceará (2019-2021). Atualmente é gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas e de Desempenho Acadêmico, Reorganização Curricular do Ensino Médio e Políticas Educacionais.

Rogers Mendes

Gestor do Programa de Liderança do Centro Lemann

Temática:

    • A formação de professoras(es) e a prática pedagógica na Educação Infantil

Palestrante : Márcia Gil

 

    • Psicóloga, Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ, atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, na Gerência de Educação Infantil, na elaboração e implementação de políticas públicas e intersetoriais para Educação Infantil. Também atua em Educação Inclusiva na etapa. Experiência na formação inicial e continuada de professores. Presta consultorias para organizações do terceiro setor, bem como para estados e municípios. Membro do Departamento de Saúde Escolar, da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro.

Márcia Gil

Consultora da Educação Infantil


21

março

terça-feira

às 14:00h

Webinar de Abertura do “Escola Espaço de Reflexão”

 

 

 

Temática:

    • Webinar de Abertura do “Escola Espaço de Reflexão”

Cerimonialista: Iane Nobre

 

    • Coordenadora da Coordenadoria de Gestão do Ensino Médio (Cogem/Seduc)

Iane Nobre

Coordenadora da Coordenadoria de Gestão do Ensino Médio (Cogem/Seduc)

Temática:

    • Mesa Institucional

Convidada: Eliana Nunes Estrela

 

    • Formada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestra em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE

Convidada: Elizabeth Almeida

 

    • Procuradora de Justiça e Coordenadora do Caoeduc, do Ministério Público

Elizabeth Almeida

Procuradora de Justiça e Coordenadora do Caoeduc, do Ministério Público

Convidada:Glória Bernardino

 

    • Coordenadora Executiva do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial

Glória Bernardino

Coordenadora Executiva do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial

Temática:

    • Conferência de Abertura – 20 anos da Lei 10.639: por uma educação antirracista e equânime

Palestrante :Zuleide Fernandes de Queiroz

 

    • Graduada em Pedagogia pela UFC. Com Mestrado e Doutorado em Educação pela UFC. Com Estágio de Pós-doutoramento em Educação pela UFRN. Pesquisa Educação, Gênero, Negritude e Violência. Atua no Mestrado Profissional em Ensino de História na URCA e no Mestrado Profissional em Educação – URCA. Representa a Associação Nacional de Pós-graduação – ANPED no Fórum Estadual de Educação. Membro do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-raciais do Ceará. É membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará na suplência, representando a ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação.

Zuleide Fernandes de Queiroz

É membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará na suplência, representando a ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação.

Palestrante : Lorena Francisco de Souza

 

    • Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Lorena Francisco de Souza

Docente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Mediador: Helder Nogueira

 

    • Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especializações em Estudos Clássicos (UFC), Gestão Escolar (Uece) e Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É professor da rede estadual de ensino do Ceará nas disciplinas de História e Filosofia. Também é membro titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará e do Conselho Estadual do Trabalho do Estado do Ceará.

Helder Nogueira

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Seduc Ceará

22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 1 – Construindo as Relações Étnico-raciais no Novo Ensino Médio

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 1 – Construindo as Relações Étnico-raciais no Novo Ensino Médio

Facilitador: Régis Alves Pires

 

    • Professor de História, Coordenador Estadual de Organização Política do MNU/CE, Diretor de Combate ao Racismo da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Ceará – FETAMCE. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – NEABI/IFCE – Itapipoca. Atua na área pedagógica em História, na formação contínua de Professores da educação básica. Possui experiências como Professor em Educação das Relações Étnicos-raciais na rede pública. Pesquisa sobre a História e a Cultura Africana e Afro-brasileira, na implementação da Lei Nº 10.639/2003 e sobre o enfrentamento ao racismo no contexto do futebol e do Movimento das Torcidas Organizadas no Brasil.

Régis Alves Pires

Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial

Facilitador:Tiago Souza de Jesus

 

    • Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professor na EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima, em Pacatuba (Crede 1).

Tiago Souza de Jesus

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo.

Mediador:João Aldenir Vieira da Silva

 

    • Técnico da Seduc/Codin – Célula de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-raciais. Graduado em Ciências Sociais/UFC. Especialização em Gestão Escolar e Avaliação do Ensino/Caed/UFJF.

João Aldenir Vieira da Silva

Técnico da Seduc/Codin – Célula de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-raciais.

Mediador:Felipe Pinheiro

 

    • Doutor e mestre em Educação. Professor de História da Rede Estadual. Técnico da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc.

Felipe Pinheiro

Doutor e mestre em Educação.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 2 – Racismo ambiental e as Relações Étnico-raciais na Escola
Facilitadoras

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 2 – Racismo ambiental e as Relações Étnico-raciais na Escola
      Facilitadoras

Facilitadora:Maria Rosineide Pereira (Rosa Negra)

 

    • É militante do MST. Atualmente, compõe a Coordenação Política e Pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Possui graduação em História/UFPB, é Mestra em Geografia e Desenvolvimento Territorial na América Latina – UNESP, e Doutoranda no Programa de Geografia Humana da USP.

Maria Rosineide Pereira

Atualmente, compõe a Coordenação Política e Pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).

Facilitadora:Antônia da Silva Santos

 

    • Indígena da etnia Kanindé, é Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Mestranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia PPGA-UFC/UNILAB e Servidora Pública da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará. Integra a Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (AMICE), o grupo de comunicadores Juventude Indígena Conectar (JIC) e a Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil. Em sua trajetória, foi Delegada Indígena da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Antônia da Silva Santos

Servidora Pública da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará.

Facilitadora:Joseli do Nascimento Cordeiro

 

    • Quilombola de Batoque, Historiadora, Mestranda em História Social pela UFC, Agente CP e Educadora popular da EFA e ENFOC.

Joseli do Nascimento Cordeiro

Quilombola de Batoque, Historiadora, Mestranda em História Social pela UFC, Agente CP e Educadora popular da EFA e ENFOC.

Mediadora:Maria da Conceição Alves Feitosa (Ceiça Pitaguary)

 

    • Liderança Indígena Pitaguary. Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas. Tesoureira da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará – FEPOINCE.

Maria da Conceição Alves Feitosa

Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 3 – Questões étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos Facilitadora/or

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 3 – Questões étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos
      Facilitadora/or

Facilitador:Clerto Alves

 

    • Professor graduado em História e Geografia. Mestrando em Educação. Orientador da Célula da EJA e EMN – Cogen/Seduc.

Clerto Alves

Professor graduado em História e Geografia. Mestrando em Educação. Orientador da Célula da EJA e EMN – Cogen/Seduc.

Facilitadora:Lineia Maciel Silva

 

    • Graduada e Pós-graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará/FECLESC; Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Professora de Língua Portuguesa da rede estadual do Ceará e, atualmente, Diretora do CEJA João Ricardo da Silveira.

Lineia Maciel Silva

Atualmente, Diretora do CEJA João Ricardo da Silveira.

Mediadora:Liliana Castor Farias

 

    • Licenciada em Pedagogia (UFC). Especialista em Gestão Escolar (UFSC). Especialista em Gestão Social (Unifametro). Assessora Técnica Cejen/Cogem.

Liliana Castor Farias

Assessora Técnica Cejen/Cogem.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 4 – Racismo Religioso na Escola

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 4 – Racismo Religioso na Escola

Facilitadora: Juliana Oliveira

 

    • Professora, Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, Percussionista, Coreógrafa, Dançarina, Cantora e Produtora Cultural. Coordenadora na EEMTI Manuel Ferreira da Silva (Eusébio, Crede 1) desde 2012, onde acompanha as ações voltadas à área de Educação para as Relações Étnico-raciais. Mulher negra, candomblecista, vivencia a cultura de matriz africana, ritmos e instrumentos desde a adolescência, quando foi se incluindo em grupos de percussão. Produziu festivais e eventos ligados à arte e cultura. Trabalhou em projetos sociais que beneficiam comunidades carentes, trabalhando a cultura afro-brasileira com crianças e jovens em vulnerabilidade social, oficinas, workshops e palestras em eventos e universidades.

Juliana Oliveira

Coordenadora na EEMTI Manuel Ferreira da Silva (Eusébio, Crede 1) desde 2012

Facilitador:Patrício Carneiro Araújo

 

    • Tem Pós-doutorado em Antropologia Social pela UFRN. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Licenciado em História. Professor de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Autor de Entre ataques e atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas (2017), Racismos, Intolerâncias e Ativismos (2022), organizado com Ozaias da Silva Rodrigues, Segredos do poder: hierarquia e autoridade no candomblé (2018), entre outros livros e artigos sobre cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais. Vice-diretor do Instituto de Humanidades da UNILAB (Gestão 2022-2026). Coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (UNILAB/CNPq).

Patrício Carneiro Araújo

Coordenador do “Tierno Bokar: núcleo de pesquisas e estudos sobre o fenômeno religioso” (UNILAB/CNPq).

Mediador:Joécio Dias da Silva

 

    • Professor da rede estadual. Técnico Educacional da Educação para as Relações Étnico-raciais (Erer/Seduc-CE).

Joécio Dias da Silva

Técnico da Seduc/Codin – Célula de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-raciais.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 5 – Pretagogia

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 5 – Pretagogia

Facilitadora:Sandra Petit

 

    • De origem caribenha (mãe cubana e pai haitiano), mãe de Kanyin (“quem traz a benção”), Doutora em Ciências da Educação pela Paris VIII, é Professora da FACED-UFC, Coordenadora do NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses). Com trajetória em Sociopoética e Educação Popular, se dedica há 20 anos à ERER (Educação para as Relações Étnico-raciais), tendo como subáreas de estudo e atuação: Africanidades, Cosmopercepções africanas, Oralidade Africana, Pedagogias Afrorreferenciadas (Pretagogia), Corpo-Dança Afroancestral, Corpo-Memória e Senso Afrocomunitário. Autora do livro “Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de Professoras e Professores” (EDUECE, 2015 e NANDYALA, 2019) e do infantojuvenil “A extraordinária história do semeador de baobás”, ilustrado por Maria Kellynia Faria Alves (Expressão Gráfica, 2017). Dança, corre, cultua Oxum (águas doces), Oxoguian e seu Inhame, adora cozinhar, ama a vida e as pessoas que também amam, as crianças, o mar e a lua. Agradece a Ancestralidade pelas citadas dádivas.

Sandra Petit

Coordenadora do NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses).

Mediadora:Elissânia Oliveira

 

    • Mulher preta, periférica e candomblecista. Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Mestra em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professora da rede de ensino do Ceará. Desenvolve pesquisa sobre racismo no ambiente escolar através das piadas e brincadeiras racistas. Área de atuação e interesse: Questões étnico-raciais, Ensino de História, Ensino de Sociologia, Educação Antirracista, Teatro e Educação, práticas pedagógicas de promoção ao orgulho racial.

Elissânia Oliveira

Professora da rede de ensino do Ceará.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 6 – Escrevivências

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 6 – Escrevivências

Facilitadora: Camile Baccin de Moura

 

    • Mestranda em Linguística Aplicada no Programa ProfLetras da UFRN, arrisca umas crônicas e escreve sobre sua musa e mentora Conceição Evaristo. Autora de “Cartas para Conceição”, idealizadora do projeto de ação afirmativa “Vozes Mulheres”, pesquisa atualmente sobre mulheres intelectuais negras no Brasil. Pós-graduada em Literaturas Africanas de Países de Língua Portuguesa pela UNILAB, Pós-graduada em Literatura Brasileira pela Uece. Atua como professora efetiva na EEFM Aloysio Barros Leal. Formadora de professores de L.Port e do programa Agentes de Leitura. Docente há 20 anos, feminista, mãe solo, antirracista, acredita na educação como prática de liberdade.

Camile Baccin de Moura

Docente há 20 anos, feminista, mãe solo, antirracista, acredita na educação como prática de liberdade.

Facilitadora:Cicera Nunes

 

    • Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Regional do Cariri. Foi Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-raciais – NEGRER/URCA e do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e patrimônio afrodescendente, educação das relações étnico-raciais, reisados e congadas, formação de professores e o ensino da história e cultura africana e afrodescendente.

Cicera Nunes

Professora da Universidade Regional do Cariri.

Mediadora:Cintya Kelly Barroso Oliveira

 

    • Professora efetiva da rede estadual, Mestra em Literatura e Doutora em Educação Brasileira. Atualmente, é técnica educacional da Codin/Seduc.

Cintya Kelly Barroso Oliveira

Técnico da Seduc/Codin – Célula de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-raciais.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 7 – Negras negadas cearenses

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 7 – Negras negadas cearenses

Facilitadora: Lara Virgínia Saraiva Palmeira

 

    • Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional (Ufrj) e Professora de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Negra e feminista.

Lara Virgínia Saraiva Palmeira

Professora de Sociologia da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.

MediadoraMarília Colares

 

    • Assessora da Equipe de Educação Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade, na Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin), da Seduc/CE. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Marília Colares

Assessora da Equipe de Educação Direitos Humanos em Gênero e Sexualidade, na Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin), da Seduc/CE.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 8 – Por uma Educação Afrorreferenciada – Afroarte: possibilidades de implementação da Lei 10639/03

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 8 – Por uma Educação Afrorreferenciada – Afroarte: possibilidades de implementação da Lei 10639/03

Facilitadora: Elonalva Costa

 

    • Formada em História pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Município de Maracanaú desde 2009. Coordenadora do Projeto Identidade Étnica Pessoas Cacheadas, Crespas e Trançadas que foi destaque estadual em 2018 no Prêmio Professores do Brasil. Coordenadora do Projeto Baú Encantado, premiado em 1⁰ lugar no Prêmio Professores do Brasil na categoria estadual. Coordenadora do Projeto Saias que Contam – Em cada Saia uma história da África que recebeu prêmio de Projeto de Educação Afrorreferenciada, concedido pelo Núcleo de Africanidades do Ceará (UFC).

Elonalva Costa

Coordenadora do Projeto Baú Encantado, premiado em 1⁰ lugar no Prêmio Professores do Brasil na categoria estadual.

Facilitador:Luiz Cláudio Florêncio

 

    • Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade do Maciço de Baturité (FMB). Docência no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, com atuação em Coordenação e orientação de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Preceptoria e Orientação técnica de Estágio Supervisionado. Especialista na área Industrial através de Controle de Qualidade, Validação de Metodologias Analíticas e Desenvolvimento de Produtos no segmento Farmacêutico. Servidor público, no cargo de Coordenador Pedagógico de Educação Básica, na Prefeitura de Maracanaú, Professor Adjunto I dos Cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia de Produção do Centro Universitário Fametro (Unifametro).

Luiz Cláudio Florêncio

Professor Adjunto I dos Cursos de Administração, Enfermagem e Engenharia de Produção do Centro Universitário Fametro (Unifametro).

Facilitadora:Vitoria Oliveira

 

    • 22 anos, Graduanda em Direito, uma das fundadoras do Projeto Identidade Étnica, pessoas cacheadas, crespas e trançadas, diretora do projeto social de periferias Flor de Mandacaru e integrante do Programa de Iniciação Científica Reserva Pitaguary.

Vitoria Oliveira

Uma das fundadoras do Projeto Identidade Étnica, pessoas cacheadas, crespas e trançadas, diretora do projeto social de periferias Flor de Mandacaru e integrante do Programa de Iniciação Científica Reserva Pitaguary.

Mediadora: Cintia Ferreira de Andrade

 

    • Assistente Técnica da Educação Especial.

Cintia Ferreira de Andrade

Assistente Técnica da Educação Especial.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 9 – Cosmopercepção dos Povos Originários

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 9 – Cosmopercepção dos Povos Originários

Facilitadora: Merremii Karão Jaguaribaras

 

    • Agricultora, Militante indígena, Escritora, Ambientalista e Artista visual. Graduada em Serviço Social pela Anhanguera – UNIDERP, Centro de Educação a Distância-CEAD. Formanda em Sociologia na UNILAB-CE. Na arte, preserva e promove saberes ancestrais em diversas linguagens.

Merremii Karão Jaguaribaras

Agricultora, Militante indígena, Escritora, Ambientalista e Artista visual. Graduada em Serviço Social pela Anhanguera – UNIDERP, Centro de Educação a Distância-CEAD.

Facilitador:João Paulo da Silva Lima

 

    • Cacique Kauã Pitaguary tem 37 anos e é cacique do povo Pitaguary, localizado em Maracanaú e Pacatuba. Atualmente, é Diretor da Escola Indígena Chuí. Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela UFC, Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Fak, possui Mestrado Interdisciplinar em Humanidades pela Unilab. Escritor e pesquisador indígena.

João Paulo da Silva Lima

Atualmente, é Diretor da Escola Indígena Chuí.

Mediadora:Nádia Luzia da Costa Silva

 

    • Majé Nádia, Filha de Raimundo Carlos da Silva – Pajé Barbosa – e Liduina da Costa Silva. Seguidoras de pajés, Mãe de Santo, Juremeira, Professora, Xamã do Povo Pitaguary. Representante da FEPOINCE, JIPY – DE MONGUBA, AMICE, JIC.

Nádia Luzia da Costa Silva

Representante da FEPOINCE, JIPY – DE MONGUBA, AMICE, JIC.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 10 – Capoeira: identidade e resistência

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 10 – Capoeira: identidade e resistência

Facilitadora: Roberta Eliane Gadelha Aleixo

 

    • Doutoranda em Educação Brasileira pela UFC, Licenciada em Ciências, com habilitação plena em Matemática pela Uece e Pedagogia pela IBRA Educacional. É professora efetiva da Seduc/CE e da SME de Fortaleza. Atualmente, é Assessora da Educação Científica na Seduc/CE, Articuladora local dos Programas Educação Conectada, PIBID e RP. Professora de Matemática e Ciências da EJA, membro dos grupos de estudos G-Tercoa, Multimeios e GEMM da UFC. Praticante de Capoeira há 30 anos, reconhecida como Mestra de Capoeira desde 2017, do Arte Brasil Capoeira e Coordenadora do Coletivo de Mulheres Flores de Dandara.

Roberta Eliane Gadelha Aleixo

Atualmente, é Assessora da Educação Científica na Seduc/CE, Articuladora local dos Programas Educação Conectada, PIBID e RP.

Facilitador:Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva

 

    • Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFC – RENOEN). Mestre em Matemática (UFC). Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica (UNIRB). Especialista em Estatística e Avaliação Educacional (CAED/UFJF) e Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), na linha de pesquisa Redes Cognitivas: Currículo, formação, ensino e tecnologias. Capoeirista há 15 anos dentro do Grupo Capoeira Brasil, espalhado em mais de 30 países. Sócio da Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva.

Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFC – RENOEN).

Mediadora:Renata Paula de Oliveira Leite

 

    • Assistente Técnica da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (Cogem). Licenciada em História (UVA), e Especialista em Avaliação Educacional – FASEC.

Renata Paula de Oliveira Leite

Assistente Técnica da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (Cogem). Licenciada em História (UVA), e Especialista em Avaliação Educacional – FASEC.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 11 – Pretas e Pretos: Histórias de Afrofuturismo na Educação: Práticas de resistência, políticas e arte como enfrentamento ao racismo na educação.

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 11 – Pretas e Pretos: Histórias de Afrofuturismo na Educação: Práticas de resistência, políticas e arte como enfrentamento ao racismo na educação.

Facilitadora: Cícera Barbosa Ribeiro

 

    • Professora de História na Rede Estadual do Ceará – Educadora e militante do Movimento de Mulheres. Compõe a Rede Nacional de Historiadores Negres, o Fórum de Professoras e Professores de História. Atualmente, é estudante de Mestrado em História na UFC, onde pesquisa Afropatrimônios no Ceará. Trabalha coletivamente com Educação, Arte e Cultura.

Cícera Barbosa Ribeiro

Professora de História na Rede Estadual do Ceará – Educadora e militante do Movimento de Mulheres.

Facilitador:Francisco Michel Alves Barros

 

    • Mestrado em Educação pelo PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (FACED) da UFC. Professor da Rede Estadual da Educação Básica do Ceará. Violonista integrante do Grupo 30 Cordas.

Francisco Michel Alves Barros

Professor da Rede Estadual da Educação Básica do Ceará.

Mediadora:Kally Damasceno

 

    • Professora de História. Assessora da Política de Educação Escolar Indígena – Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional.

Kally Damasceno

Assessora da Política de Educação Escolar Indígena – Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional.


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 12 – “Trocando as lentes”: metodologias dialógicas na construção de uma escola antirracista

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 12 – “Trocando as lentes”: metodologias dialógicas na construção de uma escola antirracista

Facilitadora: Maria Cristiane Lopes da Silva

 

    • Docente da rede pública estadual do Ceará/Seduc-CE. Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC/PPGS. Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE/PPGS. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pesquisadora Associada ao Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência – Covio/Uece, na Coordenação da Linha de Pesquisa Participação Social e Práticas da Não Violência. Tem pesquisado a mediação escolar e as práticas restaurativas no âmbito das escolas públicas, especialmente, a metodologia dos Círculos de Construção de Paz. Instrutora e Facilitadora dos Círculos de Construção de Paz e Círculos Restaurativos.

Maria Cristiane Lopes da Silva

Docente da rede pública estadual do Ceará/Seduc-CE.

Facilitador:Lucas Vidal Silva Moraes

 

    • Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (2017) e, atualmente, Doutorando do mesmo programa. Suas produções se concentram nas temáticas: Juventudes, Identidade Racial, Memória e Cultura Negra. Foi Assessor Técnico para o Programa Pacto Por um Ceará Pacífico (2017) e Supervisor de Acompanhamento Familiar do projeto Virando o Jogo (2018) da Vice-Governadoria do Estado do Ceará. Faz parte da Supervisão Técnica de Projetos para Juventudes do Programa Integrado de Redução e Prevenção a Violência (PReVio – CE) do Governo do Estado do Ceará, atuando também na produção executiva do Coletivo Ajeum de Oyá, premiado pelo II Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SECULT CE.

Lucas Vidal Silva Moraes

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2014).


22

março

quarta-feira

às 09:00h

Colóquio 13 – “A gente combinamos de não morrer”: a escola como espaço de prevenção e combate ao racismo

 

 

 

Temática:

    • Colóquio 13 – “A gente combinamos de não morrer”: a escola como espaço de prevenção e combate ao racismo

Facilitadora: Franciane Santos

 

    • Mulher negra e quilombola, Assistente Social, Mestra em Sociologia (Uece), Integra a Inegra (Instituto Negra do Ceará), a Rede de Mulheres Negras do Ceará, a Frente Estadual pelo Desencarceramento e é Assessora Técnica do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece e Membro Suplente do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Ceará.

Franciane Santos

Assessora Técnica do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece e Membro Suplente do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Ceará.

Mediador:Marcelo Rangel

 

    • Professor da Rede Pública Estadual de Ensino. Assessor Técnico de Mediação Escolar e Cultura de Paz da Seduc Ceará

Marcelo Rangel

Assessor Técnico de Mediação Escolar e Cultura de Paz da Seduc Ceará


22

março

quarta-feira

às 14:00h

Webinar de Encerramento – Escola Espaço de Reflexão

 

 

 

Temática:

    • Letramento racial e os desafios para uma escola antirracista

Cerimonialista: Nohemy Rezende Ibanez

 

    • Coordenadora Designada da Codin. Conselheira de Educação do CEE da Câmara de Educação Básica.

Nohemy Rezende Ibanez

Coordenadora Designada da Codin. Conselheira de Educação do CEE da Câmara de Educação Básica.

Convidada: Zelma Madeira

 

    • Secretária da Igualdade Racial do Ceará

Zelma Madeira

Secretária Executiva COPEM

Convidada: Juliana Alves

 

    • Secretária dos Povos Indígenas do Ceará

Juliana Alves

Cacica Irê

Mediadora: Jucineide Fernandes

 

    • Secretária Executiva de Ensino Médio e Profissional da Seduc Ceará

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva de Ensino Médio e Profissional da Seduc Ceará


23

março

quinta-feira

às 09:00h

Webinar de Abertura das Formações SEXEC COPEM

 

 

 

Temática:

    • Webinar de Imersão em Comunidade de Aprendizagem

Mediadora: Nahir Batista

 

    • Nahir Batista é Doutora em Educação (Uece); Mestra em Educação (Uece); Especialista em Análise Regional do Nordeste Brasileiro (UFPB); Especialista em Gestão Escolar (UDESC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIVS); Especialista em Mídias na Educação (UFC); Graduada em História (UFPB); Licenciada em Pedagogia (Uninter). Possui certificação em Comunidade de Aprendizagem (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC) da Uece. Professora formadora no Curso de Pedagogia da Uece/UAB. É Professora de História da Rede Estadual do Ceará e atualmente integra a equipe da CEDTI – Célula de Desenvolvimento da Escola de Tempo Integral, na Coordenadoria da Educação de Tempo Integral – Coeti/Seduc.

Nahir Batista

Integra a equipe da CEDTI – Célula de Desenvolvimento da Escola de Tempo Integral, na Coordenadoria da Educação de Tempo Integral – Coeti/Seduc.

Abertura: Gezenira Rodrigues e Daniela Bezerra

 

    • Gezenira Rodrigues da Silva possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. É Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é Coordenadora da Educação de Tempo Integral na Seduc/CE.

Gezenira Rodrigues e Daniela Bezerra

Atualmente, é Coordenadora da Educação de Tempo Integral na Seduc/CE.

Convidada: Daniela Bezerra de Menezes Gomes

 

    • Geógrafa, Licenciada pela Uece; Professora da Rede Estadual, com especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica- Uni7; Formadora em Comunidades de Aprendizagem, tendo concluído o Curso pela Universidade Federal de São Carlos; Mestranda em Ciências Sociais – UFC. Hoje, atua como Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral – CEDTI, da Coordenadoria de Educação em Tempo Integral – Coeti/Seduc.

Daniela Bezerra de Menezes Gomes

Atua como Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Educação de Tempo Integral – CEDTI, da Coordenadoria de Educação em Tempo Integral – Coeti/Seduc.

Temática:

    • Comunidade de Aprendizagem, uma realidade possível

Palestrante :Priscila Collet

 

    • Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e formada em psicologia pela mesma universidade. Desde sua graduação sempre atuou na educação. Trabalhou com formação de professores, gestores e redes de educação de mais de 20 municípios apoiando a implementação de politicas públicas de educação. Coordenou por 4 anos o Instituto da APAE de São Paulo. Desde 2014 trabalha com o Projeto Comunidade de Seu sonho com a Baobá é contribuir com a melhora dos resultados de aprendizagem de todas e todos os estudantes a partir da construção de práticas educacionais mais dialógicas, democráticas e inclusivas.

Priscila Collet

Desde 2014 trabalha com o Projeto Comunidade de Seu sonho com a Baobá é contribuir com a melhora dos resultados de aprendizagem de todas e todos os estudantes a partir da construção de práticas educacionais mais dialógicas, democráticas e inclusivas.

Palestrante : Joana Gonçalves Grembecki

 

    • Formada em psicologia pela Universidade Mackenzie com especialização em psicodrama pelo Instituto sedes Sapientiae e pela Escola Paulista de Psicodrama. Atuou como terapeuta de adulto e grupos em clinica particular e públicas. Cursa pós- graduação em Relações Interpessoais na escola no Instituto Vera Cruz- ISEVEC. Na educação atuou como professora de educação infantil e como auxiliar de coordenação do 12. Trabalhou com formação de professores, gestores e redes de educação em diversos municípios apoiando a implementação de projetos voltados à escola pública. Desde 2014 trabalha com o Projeto Comunidade de Aprendizagem. primeiramente junto ao Instituto Natura e atualmente pela Baobá Educacional organização na qual é Gestora Educacional Acredita na educação como única possibilidade de transformar nossa sociedade e trabalha com afinco para isso.

Joana Gonçalves Grembecki

Desde 2014 trabalha com o Projeto Comunidade de Aprendizagem.

Temática:

    • Experiência Exitosa – “Voluntariado, uma parceria de sucesso”

Apresentação: Abdon Vieira Neto

 

    • Abdon Vieira Neto – Coordenador Pedagógico da EEMTI Professora Estefânia Matos. Licenciado em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Língua Portuguesa (2010) e Gestão e Coordenação Escolar (2014), pela Faculdade Terra Nordeste (FATENE); Especialista em Educação Integral e Integrada pela Uniasselvi (2020). Atua como professor da Rede Municipal de Educação no município de Itapajé – Ceará (Educação de Jovens e Adultos), e como Coordenador Pedagógico da Rede Estadual desde 2017.

Abdon Vieira Neto

Coordenador Pedagógico da EEMTI Professora Estefânia Matos.

Temática:

    • Tertúlia Pedagógica Dialógica

Convidado: José Samuel Alcantara de Oliveira

 

    • Graduado em Matemática (UVA); Especialista em Educação Matemática (UVA); Especialista em Gestão Escolar (UNOPAR); Especialista em Qualificação do Ensino da Matemática do Governo do Estado do Ceará (UFC); Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Sobral; Professor efetivo do Estado do Ceará, atualmente Orientador da CEDEA 6/ CREDE 6.

José Samuel Alcantara de Oliveira

Professor efetivo do Estado do Ceará, atualmente Orientador da CEDEA 6/ CREDE 6.