CONEXÃO SEDUC: 21 a 25 de fevereiro de 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

fevereiro

Terça-feira

às 19:00h

II Encontro de Integração Acadêmica.

Temática:

• II Encontro de Integração Acadêmica.
      A cerimônia de abertura das atividades do Polo UAB de Sobral, o II Encontro de Integração Acadêmica, ocorrerá no dia 22 de fevereiro, às 19 horas.
      O evento será realizado no auditório do Centro de Educação à Distância – CED, cede do Polo UAB de Sobral. A programação será composta por três momentos, quais sejam: Uma homenagem aos alunos egressos da Universidade Federal do Ceará/UAB, formados nos últimos semestres; A primeira sessão de uma série de sete seminários que denominamos “Seminários Continuados”. Estes terão como tema central a educação, em diálogo com conteúdos que tangenciam questões pertinentes à escola e a sociedade. É importante salientar que a comunidade de modo geral pode participar dos “Seminários Continuados”.
      O primeiro seminário será ministrado pela Profa Dra Maria José Araújo Souza, com a palestra intitulada: “O Ensino Superior a Distância: desafios e perspectivas”.
      Além disso, acontecerá a I Exposição de Artes Visuais: Territórios Di-Versos, dos alunos do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Ceará/UAB, um espaço para conhecermos o trabalho destes artistas.

Palestrante: Profa Dra Maria José Araújo Souza

• Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestrado e Doutorado nas linhas de pesquisa: Ensino da Matemática e Tecnologias Digitais na Educação, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA. Diretora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e Coordenadora Geral da UAB na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral-Ceará.
      Área de atuação: Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação à Distância.

Profa Dra Maria José Araújo Souza

fevereiro

Quinta-feira

às 16:00h

Temática:

• Webinar de abertura: itinerários formativos – Tema: Educação Híbrida e Inovação Educacional.

Mediadora: Vagna Lima

• Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) de 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016 na Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Gestão Escolar(2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena em História(1995). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da educação básica na rede pública estadual do Ceará com experiência no ensino superior.

Vagna Lima

Coordenadora Coded\CED – Seduc/CE.

Convidada: Larissa Santa Rosa

• Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em pedagogia. Possui especialização em Gestão Escolar e em Especialização em Educação e Tecnologia (Centro de Inovação para Educação Brasileira – CIEB). Atuou realizando avaliação de curso superior na Universidade Tiradentes (SE) e na Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, onde exerceu a função de diretora do Departamento de Inovação e Tecnologia Educacional. Atualmente realiza atividades sem fins lucrativos, desenvolvendo ferramentas e metodologias educacionais visando a implementação de tecnologias no cenário educacional e a formação de professores.

Larissa Santa Rosa

Realiza atividades sem fins lucrativos, desenvolvendo ferramentas e metodologias educacionais visando a implementação de tecnologias no cenário educacional e a formação de professores.