CONEXÃO SEDUC: 21 a 25 de junho de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem
como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz
respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica
do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

21

junho

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Filosofia e Sociologia

 

 

 

Temática:

    • Vamos fazer cultura, identidade e indústria cultural.

Professor: Paulo César Freire Sá

 

    • Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em História do Brasil e do Ceará. Mestre em História e Culturas pela Uece. Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Paulo César Freire Sá

Professor de Filosofia e Sociologia

21

junho

Segunda-feira

às 15:00h

WEBINAR: Socialização da parceria entre a Secretaria da Educação – Seduc e a Secretaria da Cultura – Secult, no lançamento do São Luiz Itinerante: O cineteatro vai à escola.

 

 

 

Temática:

    • LWEBINAR: Socialização da parceria entre a Secretaria da Educação – Seduc e a Secretaria da Cultura – Secult, no lançamento do São Luiz Itinerante: O cineteatro vai à escola.

Mediador(a): Ana Paula Silva Vieira

 

    • Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Letras pela mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF) da UFC. Professora-tutora do curso semipresencial de Licenciatura em Letras-Português ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Instituto UFC Virtual. Professora efetiva de Língua Portuguesa da rede estadual do Ceará. Atualmente, atua como gerente do Eixo de Gestão Pedagógica na Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e Planejamento de Rede (CEMUP) – Copem/Seduc.

Ana Paula Silva Vieira

Gerente do Eixo de Gestão Pedagógica na Célula de Fortalecimento da Gestão Municipal e Planejamento de Rede (CEMUP) – Copem/Seduc.

Convidado(a): Márcio Pereira de Brito

 

    • Professor titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Márcio Pereira de Brito

Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios.

Convidado(a):Bruna Alves Leão

 

    • Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).Graduada em Letras pela Uece. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da Uece.

Bruna Alves Leão

Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa.

Convidado(a):Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e especialista em Informática (UFC). Professora da rede estadual de ensino do Ceará.
      Experiências: Coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC; coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc); gerência de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática computacional.

Francisca Aparecida Prado Pinto

Coordenadora da Coordenadoria de Educação e Promoção Social.

Convidado(a): José Alves Netto

 

    • Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Graduada em Letras pela Uece. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da Uece.

José Alves Netto

Diretor do Cineteatro São Luiz.

Convidado(a): Duarte Dias

 

    • Cineasta, escritor, fotógrafo e compositor. Foi premiado em vários festivais de música no Ceará e em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Ocupa a cadeira de n° 36 da Academia Cearense de Cinema. Idealizador e diretor geral do Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro (FestFilmes), foi coordenador de Política Audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2016-2019). Graduando em Artes Visuais (Uece) e História (Universidade Estácio de Sá), desde 2015 atua como assessor de Políticas Culturais do Instituto Dragão do Mar (IDM) e curador e programador de cinema do Cineteatro São Luiz.

Duarte Dias

Cineasta, escritor, fotógrafo e compositor.

Palestrante: Fabiano dos Santos Piúba

 

    • Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC, ele foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura entre 2009 e 2011 e no ano de 2014.
      No Ministério da Cultura, também assumiu a função de secretário substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013, a direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas.
      Foi coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Fabiano dos Santos Piúba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC.

23

junho

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Matemática

 

 

 

Temática:

    • Razão e Proporção

Professor: Fábio Rocha Frota

 

    • Graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de Matemática. Atua há 25 anos como professor pré-universitário. Trabalhou em escolas como Ari de Sá, Farias Brito, Christus, 7 de Setembro, Master, Antares. Hoje, ministra aulas no Lourenço Filho e Santa Cecília, coordena e leciona no Programa Academia Enem da Prefeitura de Fortaleza, Projeto Alcance, Enem da Assembleia Legislativa do Ceará e do projeto Sobral no Enem.

Fábio Rocha Frota

Professor de Matemática.

24

junho

Quinta-feira

às 14:00h

WEBINAR: Justiça e Educação no Combate ao Trabalho Infantil

 

 

 

Temática:

    • WEBINAR: Justiça e Educação no Combate ao Trabalho Infantil

Mediadora: Francisca Aparecida Prado Pinto

 

    • Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e especialista em Informática (UFC). Professora da rede estadual de ensino do Ceará.
      Experiências: Coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC; coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc); gerência de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática computacional.

Francisca Aparecida Prado Pinto

Coordenadora COEPS

Convidada: Onélia Santana

 

    • Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, SP. Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará do Governo do Estado do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).

Onélia Santana

Primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI)

Convidada: Eliana Estrela

 

    • Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG. Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri – UFCA desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

Palestrante : Dra Karla Yacy

 

    • Karla Yacy Carlos da Silva graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes/RJ e mestranda em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Ingressou na Magistratura do Trabalho em 2008, junto ao TRT da 11ª Região-Amazonas, tendo sido removida para o TRT da 7ª Região-Ceará no ano de 2011, onde é gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à aprendizagem desde o ano de 2018.

Dra Karla Yacy

Juíza do Trabalho 7ª Região – Ceará

Palestrante :Dra Zuíla Dutra

 

    • Desembargadora do Trabalho do TRT8. Mestre e especialista em Direitos Fundamentais e das Relações Sociais. Gestora Nacional e coordenadora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

Maria Zuíla Lima Dutra

Desembargadora do Trabalho do TRT8

Palestrante : Dra Vanilza Malcher

 

    • Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém. Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho da 8ª Região.

Dra Vanilza Malcher

Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém.

Palestrantes : Frederico e Taís Brito

 

    • Thais nasceu em Tianguá, interior do Ceará, e cresceu numa casa repleta de literatura e brincadeiras. Frederico nasceu em Fortaleza e faz poesias e músicas desde a adolescência. Os autores são casados e começaram a escrever livros infantis para contar as próprias histórias aos filhos na hora de dormir e acreditam na literatura como fonte de inspiração, informação e transformação do mundo. Possuem três livros selecionados pela Secretaria da Educação do Ceará (A sinfonia da Dona Cutia; Terra da Luz: poesia que seduz; e O menino vaqueiro que sonhava ser jangadeiro), sete livros publicados em 2020 e 2021 (Lauro vai ganhar um irmão!; O menino da pele azul; Deolinda, uma cabrinha muito especial; Encontro marcado – Livro riscado; Lauro e os palhacinhos do sinal; O gato ratudo e o rato gatudo; e Capitão Oxente, o herói da nossa gente) e uma obra no prelo (A semana da bicharada).

Frederico e Taís Brito

técnicos do TRT 7ª Região-Ceará e autores da Cartilha do Trabalho Infantil

24

junho

Quinta-feira

às 16:00h

WEBINAR: III Semana Luís Palhano – Diversidade Sexual e Família na Escola

 

 

 

Temática:

    • WEBINAR: III Semana Luís Palhano – Diversidade Sexual e Família na Escola

Mediadora: Profª. Ms. Rebeca Veloso

 

    • Mestre em Ensino de Matemática Profmat/Ufersa. Professora de Matemática da rede estadual de ensino, atua na EEMTI Walter de Sá Cavalcante.

Rebeca Nunes Veloso

Professora de Matemática da rede estadual de ensino, atua na EEMTI Walter de Sá Cavalcante.

Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Ferreira

 

    • Bacharel, mestre e doutor em Serviço Social. Professor adjunto do Departamento de Serviço Social e tutor e orientador da Residência em Saúde Mental Coletiva da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Justiça, Direitos Humanos e Segurança (JUDIS/UFRGS). Ativista e assistente social voluntário na ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade. Membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e do Comitê Estadual Contra Tortura no RS

Guilherme Gomes Ferreira

Ativista e assistente social voluntário na ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade.

Palestrante: Rafael Falcão

 

    • Nascido em Itaiçaba e filho de professores. Bacharel em Administração, técnico em Secretaria Escolar, trabalha na secretaria da EEM João Barbosa Lima – Itaiçaba, estudante do curso de História. Membro dos Coletivos Donzelinha e do Coletivo Coloridas, ambos de Itaiçaba. Conselheiro estadual de Saúde do seguimento Usuário – representante dos municípios de pequeno porte. Agente da Pastoral da Aids e contador de história.

Rafael Lima Falcão

Conselheiro estadual de Saúde do seguimento Usuário – representante dos municípios de pequeno porte

25

junho

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix- Motivacional + redação

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor(a): Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Análise da competência 2: primeiras palavras

Professor: João Dionisio Viana Neto

 

    • Graduado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, mestrando em Linguística Aplicada. Trabalha com cursos preparatórios para concursos públicos e pré-vestibulares há mais de 20 anos. Em Fortaleza, dá aulas no projeto Academia Enem da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Seduc. Também ministra aulas de preparação para concursos no Prime Concursos. Além da docência, é escritor, redige crônicas, contos e romances. Foi agraciado com menção honrosa no II Prêmio Domingos Olímpio de Literatura (Sobral) com o conto Recordações. Na área de concursos, é autor do livro “Redação Teoria e Prática: treinando a prova discursiva em concursos”, uma obra de 283 páginas que é, atualmente, referência em se tratando de produção de redações para concursos.

João Dionisio Viana Neto

Professor de Redação.

25

junho

Sexta-feira

às 15:00h

Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

 

Temática:

    • Fisioterapia

Mediadora: Mayara Medeiros de Aguiar

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica (NAAP). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros de Aguiar

Psicóloga educacional.

Palestrante: Soraya da Silva Trajano

 

    • Fisioterapeuta, formada em 2016 pela Universidade de Fortaleza. Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade na modalidade Residência Multiprofissional pela Escola de Saúde Pública, em 2020. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, em 2018. Atualmente, atuando como bolsista no Projeto de implantação e implementação da Rede de Saúde Escola do Ceará (ESP/CE) e atendimentos Home Care na saúde do adulto e idoso.

Soraya da Silva Trajano

Fisioterapeuta