CONEXÃO SEDUC: 21 a 25 de março de 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

23

março

Quarta-feira

às 19:00h

Seminários Continuados – Temas Transversais da Educação Brasileira.

 

 

 

Temática:

    • Seminários Continuados – Temas Transversais da Educação Brasileira.

Debatedor: Francisco Gleidson Vieira

 

    • Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2019). É também mestre em Antropologia pela mesma instituição (2010). Cursou especialização em Educação Comunitária e Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É membro do Núcleo de Estudos da Família, Gênero e Sexualidade (FAGES-UFPE), do Observatório de Culturas, religiosidades e emoções (OCRE – UFPE) e do grupo Epistemologia da antropologia, etnologia e política da UFMA. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e Saúde Coletiva, dedicando-se a pesquisas nas áreas de antropologia da religião, experiência religiosa, prostituição, gênero e sexualidade. Atualmente tem desenvolvido pesquisas com enfoques nos processos de subjetivação e constituição de novas éticas a partir de contextos socioculturais e experiências sexuais de homens que fazem sexo com homens, que vivem com o HIV/aids.

Francisco Gleidson Vieira

Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2019).

Palestrante: Ricardo Braga

 

    • Ricardo Braga é antropólogo. Mestre (2018) e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É especialista em Gestão de Organizações Sociais (2014) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (2020) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, lotado na EEEP Maria Auday Vasconcelos (CREDE 2). Pesquisador do Grupo Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Produção Social do Espaço (GEPPSE), ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência em Sociologia, Educação e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude universitária, juventude rural, ensino de sociologia, pesquisa em contextos escolares, diversidade e gênero no espaço escolar.

Ricardo Braga

É antropólogo. Mestre (2018) e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

24

março

Quinta-feira

às 10:00h

WEBINAR PADIN – AÇÕES 2022

 

 

 

Temática:

    • WEBINAR PADIN – AÇÕES 2022

Mediadora:Aparecida Prado

 

    • Mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e especialista em Informática (UFC). Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Experiências: Coordenadora do grupo de pesquisa de sistema computacional da UFC; coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc); gerência de projetos e planejamento, sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática computacional; Ações pedagógicas Ensino Médio e educação Infantil.

Aparecida Prado

Coordenadora da Coordenadoria de Educação e Promoção Social – COEPS.

Convidada: Onélia Santana

 

    • Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, SP e está concluindo MBA em Gestão Pública pela PUC. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). Onélia está como primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI) e é idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará. Criado em 2015, é estruturado em quatro eixos para estabelecer bases sustentáveis para o desenvolvimento integral das crianças e na busca pela redução das desigualdades e com foco nas famílias mais vulneráveis. A iniciativa foi aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa com votação unânime e virou lei com a sanção do governador Camilo Santana.

Onélia Santana

Primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial de Políticas se Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará.

Convidada: Eliana Estrela

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação, pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestra em Gestão e Avaliação Pública, também pelo CAEd, e funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desde 2014. Assumiu a coordenação da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), de 2007 a 2012, e, da Crede 19, de 2013 a 2018. Tem experiência em ensino, gestão escolar, regional e de políticas educacionais, regime de colaboração, primeira infância e alfabetização, currículo, formação continuada de professores, educação integral e protagonismo estudantil. Desde janeiro de 2019, é secretária da Seduc-CE, com o objetivo de definir as diretrizes e a coordenação das políticas públicas educacionais para o Estado, além de garantir educação básica com equidade e qualidade para todos os estudantes.

Eliana Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

Convidado: Márcio Brito

 

    • Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Professor da rede Estadual de Educação do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como Coordenador Regional de Educação, coordenador de cooperação com os municípios e atualmente é o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará.

Márcio Brito

Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Professor da rede Estadual de Educação do Ceará.