CONEXÃO SEDUC: 21 a 25 de novembro 2022

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

21

novembro

segunda-feira

às 14:00h

Palestra magna Encontros Temáticos SEXEC COPEM

 

 

 

Temática:

    • “O papel da escola na formação de crianças e jovens para as relações étnico-raciais”

Abertura: Bruna Leão

 

    • Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará – Uece. Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da Uece.

Bruna Leão

Coordenadora COPEM

Abertura: Aparecida Prado

 

    • Francisca Aparecida Prado Pinto é mestra e doutora em Engenharia de Teleinformática na linha de Pesquisa Sinais e Sistemas, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-doutora em Ciências da Computação pela UERN/UFERSA. Licenciada em Matemática (Uece) e Especialista em Informática (UFC). É professora da rede estadual de ensino do Ceará. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Sistema Computacional da UFC. Coordenadora de Apoio Pedagógico do Centro de Educação a Distância (CED/Seduc). Realizou o gerenciamento e planejamento de projetos: sistemas distribuídos, aplicações paralelas, Internet das Coisas, Educação a Distância e Matemática Computacional e Ações pedagógicas Ensino Médio e Educação Infantil.

Aparecida Prado

(Coordenadora da COEPS)

Mediadora: Silvia Vieira

 

    • Mulher negra, historiadora e pedagoga. Doutora em Educação. Professora Técnica Educacional da Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade – Seduc

Silvia Vieira

Professora Técnica Educacional da Equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade – Seduc

Palestrante: Profa. Dra. Ana Cléria Rocha

 

    • Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Artes pela Campbellsville – Kenthucy (USA). É professora titular da Universidade Federal do Ceará, com experiência na área de Educação e ênfase em Educação Musical. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado em Educação pela UFC e tem como foco o levantamento e reconhecimento dos traços relevantes da cultura indígena na educação dos brasileiros como cidadãos conscientes do Planeta Terra e das raças, etnias e culturas que nele habitam. A pesquisadora busca evidenciar o respeito às diversas manifestações, pelas quais os diferentes povos veem o mundo.

Profa. Dra. Ana Cléria Rocha

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Federal do Ceará

25

novembro

sexta-feira

às 08:30h

I Encontro Estadual do GCAPE

 

 

 

Temática:

    • I Encontro Estadual do GCAPE

Banda da Acolhida: Banda Orion

 

    • Líder de Célula: Isabele Araújo de Morais – Estudante do 2º ano A da EEM DEPUTADO MANOEL RODRIGUES. Líder de célula do GCAPE no Eixo Temático Artístico-Cultural, com a Banda Orion.

Banda Orion

Coordenadora COPEM

Mediador:Francisco Adauto Santiago Neto

 

    • Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista-facilitador do programa PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) na UFC, entre os anos de 2010 e 2013. Foi professor de História e Professor Diretor de Turma na EEEP Alan Pinho Tabosa – Pentecoste – CREDE 2. Foi coordenador do projeto Iniciação à Docência do programa PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola) entre os anos de 2015 e 2019. Atualmente, é técnico da COPES (Coordenadoria de Protagonismo Estudantil) – SEDUC-CE, gerenciando o projeto GCAPE (Grupos Cooperativos de Apoio à Escola) na rede estadual de ensino.

Francisco Adauto Santiago Neto

Atualmente, é técnico da COPES (Coordenadoria de Protagonismo Estudantil) – SEDUC-CE

Abertura: Maria Jucineide da Costa Fernandes

 

    • Maria Jucineide da Costa Fernandes exerce, desde março de 2021, a função de Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional na Seduc – CE. Licenciada em História pela UERN e Mestra em Administração pela UFBA. Possui ainda especialização em formação de professores pela UERN e em gestão e avaliação da educação pública pelo CAED/UFJF. Professora efetiva de História da rede estadual do Ceará. Tem experiência como diretora escolar e coordenadora regional de educação.
      Na sua experiência como gestora educacional, se destacou pela liderança na mobilização de equipes para alcance de resultados educacionais de aprendizagem.

Maria Jucineide da Costa Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional na Seduc – CE.

Estudante representante dos Líderes de Célula GCAPE :João Pedro Ferreira Pereira

 

    • Estudante do 3° Ano B da EEM. Dr. Andrade Furtado II, Quixeramobim – CREDE 12. Líder de célula do GCAPE e monitor do Projeto Busca Ativa.

João Pedro Ferreira Pereira

Estudante do 3° Ano B da EEM. Dr. Andrade Furtado II, Quixeramobim – CREDE 12.

Professora(or)/coordenadora(or) :Clícia Nascimento da Silva

 

    • Licenciada em Biologia e Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e pós-graduada em Gestão Educacional pela Faculdade Jesus Maria e José – FAJESU. Cursando Pós graduação em Microbiologia e Parasitologia. Modalidade EAD pela FACULMINAS. Concluindo o Curso Técnico em Enfermagem pela Instituição CETET de Iguatu – Ce. Professora de Biologia e Química, lotada também no LABCIE, da EEM Vicente Ribeiro do Amaral – Monsenhor Tabosa – CREDE 13.

Clícia Nascimento da Silva

Professora de Biologia e Química, lotada também no LABCIE, da EEM Vicente Ribeiro do Amaral – Monsenhor Tabosa – CREDE 13.

Palestrante :Manoel Andrade Neto

 

    • Professor Titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Química de Produtos Naturais pela UFC e Pós-doutor em Química de Fungos pela Universidade de Iowa/USA. Fundador dos programas PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola) e PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) na UFC. Consultor, palestrante e facilitador sobre a implantação das Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária que tem o protagonismo Estudantil como uma das principais estratégias.

Manoel Andrade Neto

Consultor, palestrante e facilitador sobre a implantação das Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária que tem o protagonismo Estudantil como uma das principais estratégias.