CONEXÃO SEDUC: 22 a 26 de abril de 2024

23

abril

terça-feira

às 19:00h

Curso “Práticas pedagógicas com textos verbo-imagéticos em Língua Portuguesa voltado para professores do 9º ano do Ensino Fundamental”

 

Temática:

    • Aula 2 do módulo 2: Partilha de experiências: estratégias de referenciação em textos multissemióticos

Mediadora : Suelene Silva Oliveira

 

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Leitura e Escrita (1996), mestrado (2001) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo Protexto e Gelp/Colin, ambos da UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente com temáticas que envolvem o ensino de compreensão leitora e de produção textual.

Suelene Silva Oliveira

Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta K do Curso de Letras, vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras)

Palestrante: Jeannie Fontes Teixeira

 

    • Professora da rede pública de ensino do Ceará. Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, desenvolvendo projeto de pesquisa na linha 3, com ênfase em Interações Sociais, Trabalho com as Faces e Pragmática: estudos sobre a (im)polidez linguística e violência no Brasil. É mestra em Letras, Linguagens e Letramentos, pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras Português/Literaturas – UFC. Especialista em Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem, Linguística e Formação do Leitor e Literatura Africana, Indígena e Latina. Atua como tutora do curso de Letras do Instituto UFC Virtual e como pesquisadora e elaboradora de material didático para a educação básica no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (Cenpe/FCPF) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Já atuou como formadora de professores de ensino fundamental II no Programa Mais Paic, Seduc/CE, em 2018 e 2021. Possui experiência em avaliação de livros didáticos e literários e em avaliações de redações por meio digital. Desenvolveu projetos de aplicação de avaliações digitais para a educação básica. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística de Texto, Referenciação, Estudos de Polidez, Formação de Professores e Ensino de Leitura.

Jeannie Fontes Teixeira

Professora da rede pública de ensino do Ceará.

Palestrante:Thaís Yuli Nogueira

 

    • Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal do Ceará e mestra em Linguística pela mesma instituição. Atua como professora de língua portuguesa no ensino fundamental – anos finais – e corretora de laboratório de redação na rede privada de ensino.

Thaís Yuli Nogueira

Atua como professora de língua portuguesa no ensino fundamental – anos finais – e corretora de laboratório de redação na rede privada de ensino.

Apoio: Sammya Santos Araújo

 

    • Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem). Doutoranda em Ciências Linguagem, da Universidade do Porto. Mestra em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação. Graduada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Língua Portuguesa como Língua Materna e Estrangeira, de Literatura, de Formação de Leitores, de Políticas Públicas voltadas para o Ensino Básico. É membro do Grupo de Pesquisa – Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela professora Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Sammya Santos Araújo

Gerente dos Anos Finais, do Programa Aprendizagem na Idade Certa – Mais Paic, da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem).

Apoio: Bárbara da Franca Alencar

 

    • Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participou do Projeto de Extensão Clube de Leitura – Hora da Novela (2019) como monitora voluntária e mediadora. Participou como bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa “Educação Literária e Formação de Leitores: a BNCC e o Papel do Curso de Letras” (2020-2021). Participa do Laboratório Misto (Pesquisa, Extensão e Ensino) de Linguagem e Cognição (Linc), realizando plantões de redação em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e como professora-estagiária voluntária no eixo de formação da Associação Lua Rosa.

Bárbara da Franca Alencar

Graduanda em Letras/Português – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

25

abril

quina-feira

às 10:00h

curso “O protagonismo feminino e a luta das mulheres”

 

Temática:

    • Palestra: As mulheres indígenas e a luta por espaços/territórios

Abertura: Vagna Brito de Lima

 

    • Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES), de 1º de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016, na Universidade do Minho, em Portugal. Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Gestão Escolar (2006) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (2003) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Licenciatura Plena em História (1995). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares – GEPPC/UFPB/CNPq do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Possui experiência no ensino superior.

Vagna Lima

Coordenadora da Coded/CED

Mediadora : Jacqueline Moraes

 

    • Orientadora de Célula da Coded/CED

Jacqueline Moraes

Orientadora de Célula da Coded/CED.

Cerimonial: Ana Lima

 

    • Assistente Técnico-Pedagógica da Coded/CED

Ana Lima

Assistente Técnico-Pedagógica da Coded/CED

Palestrante:Maria de Jesus Sobrinho (Dije)

 

    • É uma grande liderança feminina da comunidade Indígena Tremembé, em Itarema/CE. Dijé já foi vereadora de Itarema/CE. Sua trajetória política e, provavelmente, sua marca registrada: o sorriso constante no rosto.

Maria de Jesus Sobrinho (Dije)

Agente de Saúde da Comunidade Indígena Tremembé

Palestrante: Juliana Alves

 

    • É Cacika do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e Secretária dos Povos Indígenas do Estado do Ceará. Antropóloga, professora indígena, possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará. Já foi diretora na Escola Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé. É cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreira da Ancestralidade (Anmiga) e Vice-Coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice).

Juliana Alves

Secretária dos Povos Indígenas do Ceará – Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé.

Palestrante: Nohemy Rezende Ibanez

 

    • Professora da educação básica (ensino fundamental e médio) da rede estadual de ensino. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Conselheira da Câmara da Educação Básica do Conselho Estadual de Educação. Trabalha há mais de 10 anos na gestão da Coordenadoria da Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo (Cociq), área da Seduc/CE também responsável pelas políticas de Educação para Relações Étnico-Raciais, Povos e Comunidades Tradicionais e Educação Contextualizada.

Nohemy Rezende Ibanez

Coordenadoria da Educação Escolar Indígena, Quilombola e Campo – COCIQ.

25

abril

quina-feira

às 19:00h

Webinar: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROJETO CAMINHAR

 

Temática:

    • Módulo I- ESCOLA CONECTADA COM AS ADOLESCÊNCIAS E AS COMPETÊNCIAS GERAIS DO DCRC

Convidada: Emanuelle Grace

 

    • Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF), especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd-UFJF), Professora efetiva da rede estadual desde 2004, lencionou no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Ari de Sá Cavalcante. Foi professora do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), no curso de Psicologia, e também professora formadora do curso de Pedagogia do PARFOR. Esteve coordenadora de Regional da rede estadual ao longo dos últimos 10 anos, passando pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Jaguaribe e Icó.

Emanuelle Grace

SECRETÁRIA EXECUTIVA DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS – SEXEC-COM

Palestrante: Luci Ferraz de Mello

 

    • Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil. Doutorado e Mestrado sobre Interfaces Comunicação-Educação, ECA/USP. Pós-doutorado em Currículo (Web Currículo, PUC-SP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Formadora da SME-SP sobre STEM e Cidadania Global e Educação Integral (Núcleo de Educomunicação; Tecnologias para Aprendizagem; Educação Integral). Professora-Tutora e autora da FGV (Disciplinas: Gestão de Pessoas e Liderança e Estratégias de Comunicação). Principais instituições já atendidas: Fundação Telefônica; ECA/USP; FEA/USP; SENAC-SP; ECA/USP (Tecnologias para Aprendizagem); CIEB; EFAPE/SEDUC-SP; ENFAM; Editora Santillana; Somos Educação; União Europeia + MEC (Formação para Indústria 4.0); INFI-Febraban; e BRASSCOM.

Luci Ferraz de Mello

Consultora Pedagógica especialista em Educação Integral e Educação Digital, pelo Instituto Gesto Vetor Brasil.

Mediadora : Ana Michele Cavalcanti

 

    • Orientadora de Célula da Coded/CED

Ana Michele Cavalcanti

Orientadora da Cemup/Copem