CONEXÃO SEDUC: 22 a 26 de março de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

22

Março

Segunda-feira

às 08h

Encontro Regional do FACE – Sefor 1, 2 e 3

Temática:

    • Encontro Regional do FACE – Sefor 1, 2 e 3

Convidado(a): Jucineide Fernandes

    • Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc.
      Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc

Mediador(a): Aline Campos

    • Professora de Educação Física da Rede Estadual de Educação (SEDUC/CE) e Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC – FACED – 2009). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar – GEPEFE da Universidade Estadual do Ceará (UECE – 2020). Graduada em Educação Física, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR – 1992). Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Organizacional (Faculdade PLUS – 2019). Pedagoga (Faculdade KURIOS – 2017). Especialista em Arte-Educação (UECE – 1999) e Especialista em Educação Física Escolar (UNIFOR – 1996). Atualmente exerce a função de Coordenadora Escolar da EEFM Santa Luzia.

Aline Campos

Coordenadora da EEFM Santa Luzia – Fortaleza – Sefor 2

Convidado(a): Iane Terceiro Nobre

    • Licenciatura Específica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana, no Paraguai. Atualmente é Coordenadora da Gestão Pedagógica do Ensino Médio, na Secretaria da Educação do Ceará.

Iane Terceiro Nobre

Coordenadora da COGEM

Convidado(a): Leandro dos Santos Ferreira

    • Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor da rede pública estadual de ensino desde 2010. Atua como coordenador pedagógico da rede desde 2018.

Leandro dos Santos Ferreira

Coordenador da EEFM Poeta Patativa do Assaré

Convidado(a): Marden Cristian Ferreira Cruz

    • Coordenador pedagógico da E.E.F.M. Estado do Paraná – Sefor 3. Membro do grupo de pesquisa Educação, Teoria Crítica e Filosofia Contemporânea – UFC/CNPq.

Marden Cristian Ferreira Cruz

Coordenador da EEFM Estado do Paraná Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Convidado(a): Ana Kariny Maia Nogueira

    • Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Especialização em Geografia e Meio Ambiente e em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Professora da rede pública estadual de ensino desde 2012. Atualmente, atua como coordenadora da EEMTI Professora Maria Antonieta Nunes, em Fortaleza-CE.

Ana Kariny Maia Nogueira

Coordenadora da EEMTI Professora Maria Antonieta Nunes

Convidado(a): Carla Santos de Freitas

    • Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2019). MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo –USP (2018). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará – UVA (2017). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (2004) e graduada em Letras Português/Francês (2000) pela Uece. Professora da rede pública estadual de ensino. Atualmente, atua como coordenadora da EEMTI Visconde do Rio Branco.

Carla Santos de Freitas

Coordenadora da EEMTI Visconde do Rio Branco

Convidado(a): Amanda de Oliveira Lima

    • Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Amanda de Oliveira Lima

Coordenadora da EEEP Professor César Campelo

Convidado(a): Patrícia Veras Rodrigues

    • Coordenadora da EEEP Presidente Roosevelt
      Professora da rede pública estadual de ensino e coordenadora da EEEP Presidente Roosevelt.

Patrícia Veras Rodrigues

Coordenadora da EEEP Presidente Roosevelt

Convidado(a): Gabriela Pereira Souza

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece e Letras pela Faculdade Grande Fortaleza. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Uece e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Rodrigues. Realiza pesquisas vinculadas ao CNPq como técnica do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política, Gestão Educacional e Formação de Professores da UFC, na área da Educação, nos eixos formação de docentes e gestão escolar.

Gabriela Pereira Souza

Coordenadora da EEFM Deputado Manoel Rodrigues

Convidado(a): Otávio Vieira Sobreira Júnior

    • Funcionário público do estado do Ceará. Atualmente, atua como orientador da Célula de Formação, Programas e Projetos da Sefor. Professor formador e tutor a distância do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará – Uece/UAB. Membro do corpo docente da Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2010) e especialização em Gestão Escolar e Coordenação pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias – FCNSV. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão Escolar, Formação de Professores, Formação de Gestores da Educação Básica, Tutoria em EaD, Treinamento de Pessoal, Biologia Geral, Biologia Molecular e Botânica e Melhoramento Genético.

Otávio Vieira Sobreira Júnior

Orientador da Célula de Formação, Programas e Projetos da Sefor

24

Março

Quarta-feira

às 16h

Webinar de abertura do Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência

Temática:

    • Webinar de abertura do Itinerário Formativo: Competências Digitais para a Docência

Mediador(a): Vagna Brito de Lima

    • Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) na Universidade do Minho, em Portugal. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Ceará e, atualmente, exerce a função de coordenadora na Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED).

Vagna Brito de Lima

Coordenadora na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded).

Convidado(a): Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia, pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com as especializações a) Educação; b) Gestão Pública, respectivamente, pela URCA e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (CAED). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública, pelo CAED.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Ceará

Convidado(a): Lúcia Dellagnelo

    • Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Condecorada pelo MEC com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Foi Secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em Florianópolis (SC), onde criou o Cluster de Inovação na Educação. Fundou e presidiu o Conselho do Instituto Comunitário (Icom) Grande Florianópolis.

Lúcia Dellagnelo

Diretora-Presidente do CIEB

Convidado(a): Márcio Brito

    • Professor da rede Estadual de Educação do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
      Atuou como Coordenador Regional de Educação, de 2007 a 2015. Foi Secretário Executivo da Secretaria de Esportes do Ceará, de 2015 a 2017. Coordenador da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará, de 2017 a 2018. E atualmente é o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, da Secretaria da Educação do Ceará.

Márcio Brito

Secretário Executivo COPEM

Convidado(a): Jucineide Fernandes

    • Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc.
      Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc

Convidado(a): Luiza Aurélia Teixeira

    • Presidente da Undime Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Crateús. Graduada em Pedagogia, Química e em Biologia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Gestão Escolar (Uece). Pós-graduada em Química e Biologia pela Faculdade Farias Brito. Mestranda em Ciências da Educação – Universidade de Lisboa. Professora de Química da Seduc/CE. Professora Ciências – Prefeitura Municipal de Acopiara.

Luiza Aurélia Teixeira

Presidente da UNDIME-CE