CONEXÃO SEDUC: 23 a 27 de agosto de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem
como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz
respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica
do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

23

agosto

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Língua Portuguesa

 

 

 

Temática:

    • Interpretação Textual: Coesão e Coerência

Professor: Walmir Silva Neto

 

    • Membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa, professor, psicopedagogo, psicanalista clínico, turismólogo e teólogo, com número significativo de publicações em forma de apostila, livro e vídeo, muitas das quais estão disponíveis na internet. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1984); em Ciências da Religião pela Faculdade Filadélfia do Ceará (2000); em Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005); e pós-graduação em Crítica Literária – Unifor (1988); em Abordagem Sistêmica da Família – Unifor (1991); em Psicopedagogia – Unifor (1993) e Teoria Psicanalítica – UFRJ (2012). Concluiu o mestrado em Educação na FATEFI/ Universidade Federal de Havana/ UVA (2001) e é doutorando em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2021). Ministra palestras e aulas no ensino superior, no ensino médio, em preparação para concursos e em projetos voltados para a formação de professoras/es e de alunas/os das redes pública e privada. Participou como consultor da ONU e como conselheiro do Juizado da Infância e da Adolescência de Fortaleza.

Walmir Silva Neto

Professor de Língua Portuguesa

23

agosto

Segunda-feira

às 16:00h

WEBINAR V SEMANA MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS

 

 

 

Temática:

    • “ESTRANGEIRAS DE NÓS: DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”

Mediadora: Maria Adriana Martins dos Santos

 

    • Professora de Geografia da rede estadual de ensino, desde 2014. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece. É integrante do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC), ligado ao curso de Geografia da Uece. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando, principalmente, nos seguintes temas: segregação, fragmentação socioespacial e habitação.

Maria Adriana Martins dos Santos

Professora de Geografia da rede estadual de ensino, desde 2014.

Palestrante: Karine Gomes Garcêz

 

    • Fotógrafa documental, ligada à luta internacionalista por justiça social, trabalhou em campos de refugiados do Oriente Médio. Retratou as crianças e montou a campanha “Infância Refugiada”, destinada a levantar fundos para a educação de meninas e meninos expatriados. Estudante de Relações Internacionais, é representante no Brasil da ONG holandesa de ajuda humanitária Al-Wafaa Campaign e palestrante do Projeto Muslimah, que explica, nas escolas, os fundamentos do Islã, defendendo a tolerância religiosa e o direito de cada um à escolha da própria fé. Coordenadora do Comitê Islâmico de Solidariedade – CIS (Ceará) e autora dos livros: “Infância Refugiada – Retratos de um conflito” e “Tunga na Sababuw – A contemporaneidade da presença africana em Redenção”.

Karine Gomes Garcêz

Fotógrafa documental, ligada à luta internacionalista por justiça social, trabalhou em campos de refugiados do Oriente Médio.

Palestrante: Idalina Pellegrini

 

    • Missionária Scalabriniana; coordenadora da Pastoral dos Migrantes da arquidiocese de Fortaleza e membro da Coordenação Nacional da Pastoral dos Migrantes.

Idalina Pellegrini

Missionária Scalabriniana

24

agosto

Treça-feira

às 15:30h

Webinar de Lançamento: Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista”

Mediador: Pedro Henrique da Silva de Souza

 

    • Ativista dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Estudante do 3° ano do ensino médio e Técnico em Edificações. Estudante do último semestre de Espanhol no Centro Cearense de Idiomas (CCI). Delegado da Educação Básica (CONAE/2018). Membro do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMAPETI) e do Comitê Estadual (CEAPETI). Representante do Ceará no Comitê Nacional (CONAPETI). Articulador do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA-MPT). Autor do ENGAJA BRASIL (ENGAJECA). Voluntário do #tmjUNICEF. Membro da Comissão Municipal pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI). Gestor de pessoas na Startup Impulsiona Jovem. Pesquisador de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento educacional e social de crianças e adolescentes.

Pedro Henrique da Silva de Souza

Estudante do 3° ano do ensino médio e Técnico em Edificações – EEEP Raimundo Saraiva Coelho.

Mediador : José Roberto de Matos Filho

 

    • Aluno da 3ª série do ensino médio na EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Líder de sala, atuante nos projetos da escola, muito comunicativo e protagonista. Pretende cursar o ensino superior na área de Comunicação.

José Roberto de Matos Filho

Aluno da 3ª série do ensino médio na EEM Dione Maria Bezerra Pessoa.

Convidada: Gilgleane Silva do Carmo

 

    • Graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialização em Gestão Escolar (em andamento) pela Uninassau.

Gilgleane Silva do Carmo

Graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Palestrante: Lorena Stephanie

 

    • Cearense, cofundadora do Pacto das Juventudes pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi conselheira do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) e diretora global da AIESEC, que é a maior organização gerida por jovens no mundo, onde palestrou para jovens em mais de 20 países. Em 2020, foi embaixadora do Dia da Juventude no Brasil e, atualmente, lidera a estratégia de Gente do IYD Brasil. Já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas nos últimos 10 anos por meio de suas experiências de voluntariado e trabalho no setor social.

Lorena Stephanie

Cearense, cofundadora do Pacto das Juventudes pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Apresentação Cultural: Antonio Adaildo da Silva

 

    • Estudante do 3º ano do Ensino Médio na EEM Luiz Gonzaga de Alcântara. Começou a escrever poesia com dez anos de idade. Ao todo já tem lançado um cordel, um livreto coletâneo (2ª amostra de Beata Maria de Araújo) em Juazeiro do Norte na qual participou do concurso e foi contemplado para publicar um poema na coletânea. Também concorreu em 2019 o festival alunos que inspiram na crede18, onde o mesmo foi campeão regional na categoria poema. Hoje o poeta tem um acervo na média de 300 poesias.

Antonio Adaildo da Silva

Estudante do 3º ano do Ensino Médio na EEM Luiz Gonzaga de Alcântara.

25

agosto

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Química

 

 

 

Temática:

    • Funções inorgânicas

Professor: Levy Bruno Correia Bezerra

 

    • Professor de Química. Há 10 anos, trabalha com pré-universitário e 3º ano do ensino médio, preparando as/os alunas/os para os mais diversos vestibulares. Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Levy Bruno Correia Bezerra

Professor de Química

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • ODS 7- Energia solar (tecnologia PV, térmica, CSP): aplicação, conceitos e proteção em uma abordagem mercadológica

Mediador: Francisco Bruno Rodrigues de Freitas

 

    • Professor da rede estadual do Ceará desde 2010, formada em física e ocupa atualmente o cargo de articulador de gestão.

Francisco Bruno Rodrigues de Freitas

Articulador de gestão.

Palestrante: Francisco Coelho Cotta Jr

 

    • Engenheiro eletricista pós graduado em engenharia de segurança do trabalho. Seu interesse concentra-se nas áreas de tecnologias, energias renováveis e proteção contra surtos elétricos na rede. Possui mais de 4 anos de atuação na área técnica pela empresa Raiobrasil Engenharia com estágio em energias renováveis com foco em tecnologia de energia solar em Cairo – Egito pela Universidade Alemã de Cairo (GUC) e a empresa Solar Rings. Atualmente, é estudante de mestrado em Energia para Sustentabilidade pela Universidade de Coimbra (UC-MIT/Portugal) e sua pesquisa está focada em mercados de energia com o tema de comunidades de energia utilizando-se métodos multicritérios para a desmistificação da legislação europeia.

Francisco Coelho Cotta Jr

Engenheiro eletricista pós graduado em engenharia de segurança do trabalho.

Palestrante: Jônatas Augusto Manzolli

 

    • Jônatas Augusto Manzolli é um engenheiro fascinado por tecnologia, inovação e sustentabilidade. É bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e mestre em Energia para Sustentabilidade pela Universidade de Coimbra (UC-MIT/Portugal). Atualmente, é pesquisador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra) e aluno de doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela UC. Sua pesquisa é focada em eletrificação de frotas, otimização de sistemas e Inteligência Artificial.

Jônatas Augusto Manzolli

Atualmente, é pesquisador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra) e aluno de doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela UC.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • ODS 2 – Acabar com a Fome

Mediadora: Cintia Ferreira de Andrade

 

    • Professora da rede estadual do Ceará desde 2010, formada em educação física e técnica da Crede 1 que acompanha ações da Coordenadoria do protagonismo Estudantil

Cintia Ferreira de Andrade

Professora da rede estadual do Ceará desde 2010.

Palestrante: Jade Beatriz

 

    • Vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes, Secundaristas no Estado do Ceará. Conselheira do FUNDEB. Ativista pela educação. Ex presidente do Grêmio da EEEP dona creusa do Carmo Rocha. Ex diretora da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas. Militante dos Direitos Humanos

Jade Beatriz

Vice-presidente regional da União Brasileira dos Estudantes, Secundaristas no Estado do Ceará.

Palestrante: Matheus Lima

 

    • Matheus Lima, iniciei minha militância em 2016 na luta por melhoria na estrutura das nossas escolas e pela merenda escolar, onde chamamos esse período de primavera secundarista.
      Hoje estudo no Instituto Federal do Ceará(IFCE), sou conselheiro estadual do FUNDEB e presidente da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), entidade que representa centenas de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, pré vestibular e profissionalizante. Somos a geração que não aceita retrocesso e que pautamos uma educação pública e gratuita dos nossos sonhos.

Matheus Lima

Conselheiro estadual do FUNDEB e presidente da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES)

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • ODS 5 – Igualdade de Gênero

Mediadora: Elaine de Sousa Teodosio

 

    • Licenciada em Matemática, mestra, professora da rede Estadual, atualmente Coordenadora Regional Professor Diretor de Turma.

Elaine de Sousa Teodosio

Coordenadora Regional Professor Diretor de Turma.

Palestrante: Rosalia de Moraes Romão da Silva

 

    • Professora-pesquisadora da Uniperiferias. É educadora popular e professora de história da SME-RJ e Seeduc-RJ, bacharel e licenciada em História (UFRJ), especialista em educação inclusiva (Uerj), mestre em relações étnico-raciais (Cefet) e doutoranda em história Social (Unirio). É coautora do projeto “Codinome: Aqualtune, experiências de empoderamento negro feminino na rede pública escolar do Rio de Janeiro”. É pesquisadora convidada do CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação) do Instituto Unibanco.

Rosalia de Moraes Romão da Silva

Professora-pesquisadora da Uniperiferias.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Econômico: “O Presente e o Futuro do Trabalho no Brasil”

Mediador: Esio Leite Lousada

 

    • Servidor de Carreira da SEDUC-CE, Atualmente Articulador de Gestão da CREDE 2 – Itapipoca, Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza; Pós graduado em Metodologia de Ensino de Sociologia e Filosofia; Pós graduado em Gestão Escolar.

Esio Leite Lousada

Atualmente Articulador de Gestão da CREDE 2 – Itapipoca.

Palestrante: Rodrigo França de Menezes

 

    • Professor/Coordenador do Curso Técnico em Redes de Computadores da EEEP Rita Aguiar Barbosa em Itapipoca-CE. Formado em Redes de Computadores – FGF. Graduado em Logística – Estácio de Sá. Pós-graduado em Educação Profissional – IFCE. Pós-graduado em Tecnologias digitais para Educação – UECE. Pós-graduado em Segurança de Redes de Computadores – Instituto Evolução. 12 anos de experiências em Educação Profissional.

Rodrigo França de Menezes

Professor/Coordenador do Curso Técnico em Redes de Computadores da EEEP Rita Aguiar Barbosa em Itapipoca-CE.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Por que precisamos falar em Igualdade de Gênero?

Mediador: Ítalo Cauan Silva

 

    • Estudante da escola EEMTI Marieta Santos, em Bela Cruz-Ce, onde o mesmo é líder de sala e presidente de grêmio estudantil (Geração Z), atuando também no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) desde 2017.

Ítalo Cauan Silva

Estudante da escola EEMTI Marieta Santos, em Bela Cruz-Ce.

Mediadora: Luna Geovana Oliveira Viana

 

    • Cursa a 1ª Série do Ensino Médio; Líder de Sala; Mediadora do Círculo de Leitura; Criou e coordena o Clube de Inglês da escola.

Luna Geovana Oliveira Viana

Cursa a 1ª Série do Ensino Médio.

Palestrante: Suellen Fernandes Castro

 

    • Professora de História, formada pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Assistente Social, formada pela UNINASSAU/Parnaíba, (CRESS N⁰ 4998, 22ª CRESS/PI). Pós-graduanda de Gênero, Corpo e Sexualidade, pela Unilab. Trabalha como Gerente de Proteção Social no Município de Cajueiro da Praia-PI.

Suellen Fernandes Castro

Gerente de Proteção Social no Município de Cajueiro da Praia-PI.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Educação de Qualidade para uma Atuação Social de Transformação

Mediador: Rogers da Silva Bezerra

 

    • Assessor Técnico do Protagonismo Estudantil CREDE 4, Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduando em Gestão Escolar pela UNINTER-CE.

Rogers da Silva Bezerra

Assessor Técnico do Protagonismo Estudantil CREDE 4.

Palestrante: Manoel Vieira do Nascimento Júnior

 

    • Interno de Medicina – Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral, Bolsista CNPq no Laboratório de Farmacologia de Sobral (LAFS).

Manoel Vieira do Nascimento Júnior

Interno de Medicina – Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral, Bolsista CNPq no Laboratório de Farmacologia de Sobral (LAFS).

Palestrante: João Batista de Almeida da Mota

 

    • Coordenador da Pastoral da Criança da Diocese de Tianguá, Defensor dos Direitos Humanos, Graduado em História, especialista em História e Cultura Afro Brasileira, Professor na Escola Família Agrícola de Tianguá e da Equipe de Coordenação Pedagógica e membro da Rede Nacional pela Primeira Infância, Membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitário.

João Batista de Almeida da Mota

Professor na Escola Família Agrícola de Tianguá e da Equipe de Coordenação Pedagógica e membro da Rede Nacional pela Primeira Infância, Membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitário.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Vida Saudável e Feliz

Mediadora: Deborah Araújo Leitão

 

    • Estudante do 3° ano do ensino médio da EEM Maria Marina Soares

Deborah Araújo Leitão

Estudante do 3° ano do ensino médio da EEM Maria Marina Soares

Palestrante: Clecia Maria Lopes do Nascimento

 

    • Licenciada em Ciências Sociais – Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/ Sobral. Especialista no Ensino de Sociologia- Universidade Cândido Mendes. Mestra em Sociologia-Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) UVA/UFC. Graduada em Filosofia- UNINTER. Professora EEM Maria Marina Soares. Professora da Faculdade Ibiapaba-FACIBI. Professora UVA/Campus Ibiapaba. Autora do livro: “Viver à flor e ao corte da pele: estudo sobre a autolesão entre jovens”

Clecia Maria Lopes do Nascimento

Licenciada em Ciências Sociais – Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/ Sobral.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Gênero, Diversidade e Empoderamento

Mediadora: Diana Kelly Alves Oliveira

 

    • Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Assistente técnica Cedea 6.

Diana Kelly Alves Oliveira

Assistente técnica Cedea 6.

Palestrante: Paulo Mateus Sousa Pinheiro

 

    • Professor de história da rede estadual do Ceará. Especialista em História do Brasil, Mestre em Ensino de Sociologia e Coordenador Regional do Projeto Professor Diretor de Turma da CREDE 06.

Paulo Mateus Sousa Pinheiro

Professor de história da rede estadual do Ceará.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Saúde física e mental: qual a relação do exercício com a saúde psicológica?

Palestrante: Carlos Evangelista Aguiar de Sousa Filho

 

    • Graduando em Educação Física – Licenciatura Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Presidente da Associação Atlética Acadêmica Soberana (UVA). Vice Presidente do Centro Acadêmico de Educação Física. Presidente do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão – CEPE (UVA). Residente de Educação Física – CAPES. Aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Farmacologia – UFC. Membro do Grupo de Estudo de Cultura Corporal e Educação Física Escolar – GECCEFE.

Carlos Evangelista Aguiar de Sousa Filho

Graduando em Educação Física – Licenciatura Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • ODS 3 – Vida Saudável

Mediador: Alairton Pascoal de Sousa Junior

 

    • Estudante da EEEP Francisco Paiva Tavares cursando o 3°ano – Técnico em Informática. Diretor Acadêmico no Grêmio Estudantil Edificando Saberes.
      Participante do Programa Corredores Digitais – Edição 2019-2020. 1° Lugar na Feira Científica Regional na modalidade Robótica, automoção e aplicação das TIC em 2019. 1° Lugar Fest ART na modalidade Performance em grupo 2019.

Alairton Pascoal de Sousa Junior

Estudante da EEEP Francisco Paiva Tavares cursando o 3°ano – Técnico em Informática.

Palestrante: Wesley Cosmo Martins

 

    • Professor da Rede Estadual e Superintendente Escolar na 7ª CREDE; Licenciado em Educação Física (IFCE – Campus Canindé ); Especialista em Educação Física Escolar (IFCE – Campus Canindé); Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE – Fortaleza); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE-Campus Fortaleza); Pesquisador do Grupo de pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE).

Wesley Cosmo Martins

Professor da Rede Estadual e Superintendente Escolar na 7ª CREDE.

Palestrante: Mayara Luiza Freitas Silva

 

    • Psicóloga Educacional – CREDE 7 (CRP 11/08147). Mestra em Educação – UECE.

Mayara Luiza Freitas Silva

Psicóloga Educacional – CREDE 7 (CRP 11/08147). Mestra em Educação – UECE.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Geração Z versus Cringes: qual o meu lugar no mundo?

Mediadora: Evelin Alves da Silva

 

    • Estudante da 3ª série da EEMTI Professor Milton Façanha Abreu (Mulungu). Líder de sala e Diretora de Políticas Educacionais do Grêmio Estudantil.

Evelin Alves da Silva

Estudante da 3ª série da EEMTI Professor Milton Façanha Abreu (Mulungu).

Palestrante: Bruna de Araújo Santos

 

    • Graduada em Psicologia, especialista em Saúde Integrada pela Escola de Saúde Pública do Ceará, especialista em Psicologia Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua na área clínica e educacional.

Bruna de Araújo Santos

Atua na área clínica e educacional.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • #ConversaSegura – Um bate-papo sobre privacidade, criptografia e reputação na Internet

Mediadora: Samantha Lara Moura Taleires

 

    • Aluna da 3ª série, do curso de enfermagem, da EEEP Edson Queiroz, Cascavel -CE, vice presidente do Grêmio Estudantil e líder de sala e membro do Grupo de Teatro da escola – GATEQ.

Samantha Lara Moura Taleires

Aluna da 3ª série, do curso de enfermagem, da EEEP Edson Queiroz, Cascavel -CE.

Palestrante: Yuri Lima Silva

 

    • Discente do Curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Agente de Inovação Jurídica do Íris LabGov Ceará; Pesquisador do Grupo Direitos Humanos, Desenvolvimento e Cotidiano; Embaixador do Programa Cidadão Digital, coordenado pela Safernet em parceria com o Facebook.

Yuri Lima Silva

Discente do Curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Palestrante: Antônio Rogério Bié de Moura

 

    • Graduando em Jornalismo na Universidade Federal do Ceará, Embaixador do Ceará no Cidadão Digital 2021 – Safernet Brasil e técnico da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil – Seduc

Antônio Rogério Bié de Moura

Técnico da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil – Seduc

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • CORPOS (IN)DISCIPLINADOS: Gênero e dissidências nas escolas.

Mediador: Gilmar Dantas da Silva

 

    • Prof. de História da rede estadual, licenciatura em História pela UECE/FAFIDAm (2004). Mestre em Educação pela UECE (2015). Atual Orientador da Cedea 10.

Gilmar Dantas da Silva

Orientador da Cedea 10.

Palestrante: Luma Nogueira de Andrade

 

    • Professora Adjunta DE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB atua na graduação e pós- graduação. Pós-Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vencedora dos prêmios: II Prêmio Ciências ( MEC, CNPQ, ONU); Educando Pela Diversidade Sexual ( Senado Federal); Artur Guedes; e 50 anos de stonwall. Autora do livro Travestis nas Escolas: Assujeitamento e Resistência a Ordem Normativa.

Luma Nogueira de Andrade

Professora Adjunta DE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB atua na graduação e pós- graduação.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Mudanças gradativas para uma vida mais saudável

Mediadora: Lydyane Maria Pinheiro de Lima

 

    • Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual. Graduada em Letras (FAFIDAM/UECE). Especialista em Estudos Literários (FAFIDAM/UECE). Mestre em Educação e Ensino (FAFIDAM- FECLESC/UECE). Atualmente, articuladora de Gestão da Crede 10.

Lydyane Maria Pinheiro de Lima

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual.

Palestrante: Graciela Oliveira Batista

 

    • Nutricionista CRN 17300. Bacharela em Nutrição (UNP). Especialista em Nutrição Clínica Funcional (Universidade Cruzeiro do Sul)

Graciela Oliveira Batista

Nutricionista CRN 17300.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Mediador: Slânio Carline Coelho da Silva

 

    • Licenciatura Plena em Letras, Especialista em Ensino de Língua Inglesa, Especialista em Gestão Escolar. Atualmente, atua como Superintendente Escolar e Articulador de Protagonismo Estudantil da CREDE 10-Russas.

Slânio Carline Coelho da Silva

Superintendente Escolar e Articulador de Protagonismo Estudantil da CREDE 10-Russas.

Palestrante: Sergiano de Lima Araújo

 

    • Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Professor com Dedicação Exclusiva(DE) do Instituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Avaliador (ad hoc) de periódicos especializados em Geografia de diversas Universidades Brasileiras. Integrante (ad hoc) do banco de professores avaliadores do SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, INEP/MEC e do Banco Nacional de Itens, BNI do SAEB, ENEM e ENADE, INEP/MEC. Participou como avaliador no Programa Nacional do Livro Didático das obras de Geografia para o primeiro e o segundo segmento do Ensino Fundamental (PNLD/MEC/ 2016 e 2019)

Sergiano de Lima Araújo

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Educação pela equidade de gênero

Palestrante : Georgiane Morais de Amorim

 

    • Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar. Possui Residência em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Psicóloga Educacional na Crede 11 e Psicóloga Clínica no SUS.

Georgiane Morais de Amorim

Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Cidades e comunidades sustentáveis

Mediador: José Mairton Barroso Júnior

 

    • Coordenador Regional do Protagonismo Estudantil e de Resultados da 12ª CREDE – Quixadá.

José Mairton Barroso Júnior

Coordenador Regional do Protagonismo Estudantil e de Resultados da 12ª CREDE – Quixadá.

Palestrante: Luis Moreira de Oliveira Filho

 

    • Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Administração pela Universidade Federal do Ceará e Ciências Biológicas pela UECE. Professor formador ambiental com a experiência de ter coordenado as conferências infanto-juvenil pelo meio ambiente. Atualmente é professor especialista da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, atuando como Superintendente Escolar na 12ª CREDE – Quixadá.

Luis Moreira de Oliveira Filho

Superintendente Escolar na 12ª CREDE – Quixadá.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Somos do tamanho dos nossos sonhos

Mediadora: Neyliane Martins Pinto

 

    • Articuladora de Gestão – Crede13

Neyliane Martins Pinto

Articuladora de Gestão – Crede13

Palestrante: Neyla Moreira

 

    • Psicóloga educacional crede13/Seduc, psicóloga clínica com formação em terapias integrativas e complementares.

Neyla Moreira

Psicóloga educacional crede13/Seduc.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Educação de Qualidade para Juventude

Mediadora: Yres Stella Macedo Vieira

 

    • Articuladora do Protagonismo Estudantil da CREDE 14

Yres Stella Macedo Vieira

Articuladora do Protagonismo Estudantil da CREDE 14.

Palestrante: Beatriz de Bastos Teixeira

 

    • Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), agora aposentada. Atuou no Departamento de Ciências Sociais, lecionando disciplinas de Sociologia para vários cursos, por 21 anos. Desde 2000 é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJF), com orientações em mestrado acadêmico e doutorado, e permanece como colaboradora nesse Programa. Leciona e orienta discentes também no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/UFJF). Participa da organização de atividades de desenvolvimento profissional para várias redes de ensino no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF). Professora do curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da UFJF, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Beatriz de Bastos Teixeira

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Produção e consumo sustentável: uma reflexão necessária na escola

Mediadora: Heloísa Oliveira Gonçalves

 

    • Estudante do 1° Ano do ensino médio na escola Lucas Emmanuel Lima Pinheiro. Líder de Turma e coordenadora de assuntos educacionais do Grêmio Voz Estudantil e uma das desenvolvedoras do projeto “Sessão Cinema: É hora de estourar a pipoca!”.

Heloísa Oliveira Gonçalves

Estudante do 1° Ano do ensino médio na escola Lucas Emmanuel Lima Pinheiro.

Palestrante: Dauyzio Alves da Silva

 

    • Estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FECLI).Técnico agrícola; Formação em agricultura ecológica, pelo Instituto Elo Amigo; Agricultor agroecológico e co-fundador da empresa Balaio Agroecológicos.

Dauyzio Alves da Silva

Estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FECLI).

Palestrante: Alexandre Reuber Almeida da Silva

 

    • Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)/ Campus Iguatu. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola, área de concentração em Irrigação e Drenagem pela mesma instituição. Especialista em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo IFCE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Engenharia Agrícola/ Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Respostas e adaptações das plantas aos estresses abióticos (deficiência hídrica e salinidade), manejo da irrigação, estratégias de irrigação deficitária, reuso de água residuária na irrigação, propriedades físico-químicas dos solos, produção vegetal e processos de transferência de água no sistema solo – planta – atmosfera.

Alexandre Reuber Almeida da Silva

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)/ Campus Iguatu.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Escola em Ação: Protagonismo Estudantil, Perspectivas de Futuro

Mediador: Carlos André Bezerra Marques

 

    • Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri, especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atua em cargos da Gestão Escolar em instituição pública de ensino há mais de 20 anos.

Carlos André Bezerra Marques

Gestão Escolar em instituição pública de ensino há mais de 20 anos.

Palestrante: Carla Emanuela de Melo Lima

 

    • Graduada em História e pós graduada em História e Geopolítica.

Carla Emanuela de Melo Lima

Graduada em História e pós graduada em História e Geopolítica.

Palestrante: Ronald Felipe barreto de Sousa

 

    • Graduado em História e filosofia – Pós graduado em gestão e inspeção escolar.

Ronald Felipe barreto de Sousa

Graduado em História e filosofia .

Palestrante: Kathya Shirlene de Macedo Garcia

 

    • Graduada em geografia. Orientadora do clube estudantil de libras e do projeto meus olhos são meus ouvidos.

Kathya Shirlene de Macedo Garcia

Orientadora do clube estudantil de libras e do projeto meus olhos são meus ouvidos.

Palestrante: Danilo Moreira de Barros

 

    • Cursando A 3° Série do Ensino Médio. Protagonista do Projeto Meus Olhos São Meus Ouvidos. Monitor do Clube de Libras e Tradutor Intérprete de Libras.

Danilo Moreira de Barros

Cursando A 3° Série do Ensino Médio.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Protagonismo, estudo e independência financeira

Mediador: Paulo Cesar Ferreira Soares

 

    • Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Doutor em Letras também pela UERN. Atualmente está como técnico que acompanha as ações da Pasta do Protagonismo na CREDE 18.

Paulo Cesar Ferreira Soares

Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Palestrante: Artur Costa de Souza

 

    • Mestre em Sustentabilidade pela Universidade Federal do Cariri-UFCA. Função: Coordenador de Gestão, Projetos e Processos.

Artur Costa de Souza

Mestre em Sustentabilidade pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • O que a Agenda 2030 tem a ver com você?

Palestrante: Maria Cleide Rodrigues Bernardino

 

    • Professora do Curso de Graduação em Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Professora bolsista de produtividade em Pesquisa -BPI da Funcap. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Mestra em Linguística, pela UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Bibliotecas Públicas e Escolares, pela UnB. Líder do Grupo de Pesquisa: Biblioteca, Informação e Sociedade – BIS (CNPq/UFCA) e pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sócio Digital – LTI Digital (CNPq/UFBA). Coordenadora do projeto de extensão:TEIA Advocacia para bibliotecas sustentáveis. Editora do periódico Folha de Rosto: revista de biblioteconomia e ciência da informação.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Vamos falar sobre atuação social para a transformação?

Mediadora: Érika Barbosa Junior

 

    • Graduada em geografia – Urca ;Especialista em Meio ambiente; Especialista em Gestão Escolar, Administradora do instagram @lente_geografica, orientadora do projeto: Marias que encorajam outras Marias.

Érika Barbosa Junior

Orientadora do projeto: Marias que encorajam outras Marias.

Palestrante: Licaelle Geronimo Rocha

 

    • Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO), pós graduada em Psicomotricidade. Professora efetiva da rede pública municipal de Juazeiro do Norte, militante das causas LGBTQIA+, ativista de políticas públicas para as minorias e defensora do veganismo popular e acessível.

Licaelle Geronimo Rocha

Professora efetiva da rede pública municipal de Juazeiro do Norte.

Palestrante: Luana Ricarto da Costa

 

    • Professora na rede básica de Juazeiro do Norte, formada em Pedagogia (URCA), possui especialização em gestão escolar/ Docência na educação infantil e nos anos iniciais do fundamental (URCA). Militante da Resistência Feminista, Frente de mulheres do Cariri, Fórum em defesa da educação do campo e da Resistência- PSOL.

Luana Ricarto da Costa

Professora na rede básica de Juazeiro do Norte.

25

agosto

Quarta-feira

às 15:30h

Colóquios Temáticos: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • Mente sã, corpo são: como a cabeça influencia a saúde

Mediador: Francisco Licaon Gerônimo Rocha

 

    • Estudante concludente do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri. Possui ampla experiência na área educacional com foco no protagonismo Estudantil. Trabalhou por 6 anos na Secretaria Municipal de Educação de Brejo Santo, exercendo a função de técnico e palestrante motivacional para alunos do ciclo final do Ensino Fundamental. Atualmente é articulador Regional do protagonismo Estudantil na 20ª Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação (CREDE 20) em Brejo Santo – CE.

Francisco Licaon Gerônimo Rocha

OEstudante concludente do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri.

Palestrante: Lucas da Silva Santos

 

    • Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2016.2), com ênfase expandida em Saúde e Processos Clínicos de Prevenção e Promoção à Saúde. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui experiência em Políticas Públicas, Docência, Instituto de Acolhimento e Escolas. Psicólogo Escolar e da Educação em exercício na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Brejo Santo – CE, Psicólogo Hospitalar no Instituto Madre Teresa de Apoio a Vida. Atua com abordagem fenomenológica-existencial, na área infantil, adolescente e adulto.

Lucas da Silva Santos

Psicólogo Escolar e da Educação em exercício na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Brejo Santo – CE.

Palestrante: Andreia Lúcia Braz da Silva

 

    • Nutricionista com título de especialista em : Nutrição Clínica , Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterápicos (UNIJUAZEIRO). Nutrição Esportiva e Treinamento Físico (UNIJUAZEIRO). Bacharel em Educação física com título de especialista em Educação Física Escolar (FIP). Educação Especial (KURIOS) Cineantropometrista (TREINO EM FOCO).

Andreia Lúcia Braz da Silva

Nutricionista com título de especialista em : Nutrição Clínica , Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterápicos (UNIJUAZEIRO).

26

agosto

Quinta-feira

às 15:30h

Webinar de Encerramento: II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis

 

 

 

Temática:

    • “Juventudes e atuação protagonista no século XXI”

Mediador: Marcos Bryan

 

    • Aluno do 3º ano do ensino médio na EEEP Irmã Ana Zélia no curso de técnico em enfermagem e presidente do Grêmio alfas, além de ser um dos autores dos projetos Cuca legal e primeiros socorros-uma necessidade pública, apaixonado pela área da saúde, sobretudo saúde mental e urgência e emergência, e das ciências humanas. Habitualmente, tenho como hobbies cantar e atuar, inclusive participo do teatro entre máscaras, contudo passo boa parte do meu tempo estudando para o vestibular. Sou uma pessoa intensa, dedicada, mas de alma leve e sorriso solto, liberdade e independência são grandes virtudes que prezo além da resiliência e resistência.

Marcos Bryan

Aluno do 3º ano do ensino médio na EEEP Irmã Ana Zélia .

Mediadora: Geovana Batista do Carmo

 

    • Estudante da EEEP Dr José Alves da Silveira

Geovana Batista do Carmo

Estudante da EEEP Dr José Alves da Silveira.

Convidada: Jucineide Fernandes

 

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual de ensino desde 2004, começou sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Crede 8, em Baturité. De março de 2015 a fevereiro de 2021, coordenou a Crede 10.

Jucineide Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc.

Convidada: Jade Beatriz

 

    • Vice-Presidenta Regional da União brasileira dos estudantes. Técnica em logística formada pela EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha. Ex-presidente do Grêmio da sua escola. Foi diretora da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas. Conselheira do FUNDEB.

Jade Beatriz

Vice-Presidenta Regional da União brasileira dos estudantes.

Convidado: Matheus Lima

 

    • Presidente da Associação cearense dos estudantes secundaristas. Sou Matheus Lima, iniciei minha militância em 2016 na luta por melhoria na estrutura das nossas escolas e pela merenda escolar, onde chamamos esse período de primavera secundarista. Hoje estudo no Instituto Federal do Ceará(IFCE), sou conselheiro estadual do FUNDEB e presido a Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas(ACES), entidade que representa centenas de estudantes do ensino fundamental,médio, técnico, pré-vestibular e profissionalizante. Somos a geração que não aceita retrocesso e que pautamos uma educação pública e gratuita dos nossos sonhos.

Matheus Lima

Presidente da Associação cearense dos estudantes secundaristas.

Palestrante: Gabriel Medina

 

    • Ex Secretário Nacional de Juventude, ex-presidente de Conjuve e gestor de implementação do Instituto Unibanco. Psicólogo, 39 anos, trabalha com a temática da juventude, tanto no contexto nacional quanto internacional há mais de 15 anos. Ativista engajado em questões sociais, atua no campo das políticas públicas e no terceiro setor com projetos que têm como objetivo transformar territórios, realidades e trajetórias de vidas. Possui experiência no campo da formação de profissionais e agentes dos setores da educação, direitos humanos e cultura. Nos últimos quatro anos se dedicou a produzir soluções e implementá-las na educação. É autor de livro didático, tendo sua obra “Jovem Protagonista” aprovado no PNLD de 2020, que trabalha a dimensão do Projeto de Vida, conteúdo do novo Ensino Médio do país.

Gabriel Medina

Ex Secretário Nacional de Juventude, ex-presidente de Conjuve e gestor de implementação do Instituto Unibanco.

Palestrante: Amanda Costa

 

    • Ativista climática, jovem embaixadora da ONU, delegada do Brasil no Y20 e em 2021 entrou para a lista #Under30 da revista Forbes. Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, atua como vice-curadora da comunidade Global Shapers (WEF) e é colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta.

Amanda Costa

Vice-curadora da comunidade Global Shapers (WEF) e é colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um só Planeta.

Apresentação cultural: Pablo Passos / Maria Jesilene Soares Mendes / Ruan Pablo Lopes Martins

 

    • Estudantes da E.E.E.P Francisca Castro de Mesquita

Pablo Passos / Maria Jesilene Soares Mendes / Ruan Pablo Lopes Martins

Estudantes da E.E.E.P Francisca Castro de Mesquita.

27

agosto

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Motivacional + Redação

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor: Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais/mães e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Como usar o repertório na redação

Professor: Márcio Rogério

 

    • Professor da rede estadual e da rede privada há 25 anos. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde 1999, e pós-graduado em Gestão Escolar (2005) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Foi professor de Redação e do Laboratório de Redação de algumas escolas como: Santa Cecília, Lourenço Filho, Farias Brito, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Paraíso, Curso de Redação Ritacy Azevedo, entre outros cursos e instituições de ensino. Participou, durante três anos, do projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, ministrando aulas pelos municípios do Ceará. Faz parte, há 7 anos, do Laboratório de Redação do projeto Academia Enem, corrigindo redações e, às vezes, ministrando aulas.

Márcio Rogério

Professor de Redação

Live Aula Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

 

Mediadora: Mayara Medeiros de Aguiar

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica (NAAP). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros de Aguiar

Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Temática:

    • Oceanografia

Palestrante : Ana Luzia Lacerda

 

    • Oceanógrafa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e doutora em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, atua como pesquisadora no Projeto Lixo Marinho da FURG e no Monitoramento Ambiental do Porto de Rio Grande-RS. Possui experiência em poluição marinha por resíduos sólidos e ecologia molecular aplicada à conservação.

Ana Luzia Lacerda

Oceanógrafa pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Temática:

    • Ciências Ambientais

Palestrante: Icaro Breno da Silva

 

    • Graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (PROPGEO/Uece). Possui experiência na área de Geografia Física e na aplicação das técnicas de geoprocessamento. Atualmente, é servidor público na Prefeitura Municipal de Itaitinga, lotado na Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM).

Icaro Breno da Silva

PGraduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).