CONEXÃO SEDUC: 24 a 28 de maio de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

24

Maio

Segunda-feira

às 16:00h

Webinar – Lançamento do Enem Chego Junto, Chego Bem 2021

 

 

Temática:

    • Webinar – Lançamento do Enem Chego Junto, Chego Bem 2021

Cerimonialista: Antonio Roberto de Araujo Souza

 

    • Licenciado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Gestão e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF – MG), mestre em Gestão e Avaliação (CAEd/UFJF – MG) e doutorando em Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Atuou como professor de Matemática em escolas públicas, como coordenador regional de educação na Crede 16 (2012 a 2015), foi diretor da Escola Estadual Padre Luis Filgueiras, no município de Nova Olinda – Crede 20. Desde de 2015, coordena a Crede 20.

Antonio Roberto de Araujo Souza

Coordenador Regional da Crede 20.

Convidada: Eliana Nunes Estrela

    • Formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Especialista em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAEd. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18, no período de 2007 a 2012. Coordenou a Crede 19 de fevereiro de 2013 a agosto de 2014. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Eliana Nunes Estrela

Secretária da Educação do Estado do Ceará

Convidada: Maria Jucineide da Costa Fernandes

    • Licenciada em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Educação pela UERN e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Professora efetiva da rede pública estadual de ensino desde 2004, começou sua trajetória na Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, sua cidade natal. Em 2009, iniciou a carreira na gestão escolar da Escola de Ensino Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba. Em 2011, assumiu como a primeira diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva, em Jaguaruana. No ano de 2013, passou a ser a coordenadora da Crede 8, em Baturité. De março de 2015 a fevereiro de 2021, esteve à frente da Crede 10.

Maria Jucineide da Costa Fernandes

Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc

Convidada: Emanuela Fernandes

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como analista de projetos da Fundação Demócrito Rocha.

Emanuela Fernandes

Representante da Fundação Demócrito Rocha – FDR

Convidada: Mayumi Passos Lopes

    • Licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-Sobral), mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade 7 de Setembro. Ingressou como professora efetiva de Língua Portuguesa da rede estadual do Ceará no ano de 2009 e, até o ano de 2013, lecionou na EEEP Francisca Castro de Mesquita, no município de Reriutaba (Crede 06) e na EEEP Jaime Alencar, em Fortaleza (Sefor 2). Entre 2014 e 2016, esteve na coordenação escolar da EEEP Comendador Miguel Gurgel (Sefor 2) e, de 2016 a 2017, atuou como superintendente escolar da Sefor 1. No ano de 2017, assumiu a direção da EEEP Mário Alencar (Sefor 2).

Mayumi Passos Lopes

Diretora da EEEP Mário Alencar – Sefor 2

Convidado: Dyego Feitosa

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais e alunas/os por todo o Nordeste.

Convidado: Dyego Feitosa

Palestrante Motivacional – Enem Mix

Convidada: Laura Rodrigues Batista

    • Estudante da 3ª série do ensino médio e liderança de turma em 2021.

Laura Rodrigues Batista

SEstudante da EEMTI Alda Ferrer Augusto Dutra – Crede 17

Convidado: Francisco Matheus Bezerra Silva

    • Estudante egresso da 3ª série do ensino médio em 2020, fez parte da gestão do grêmio escolar e atuou como delegado regional dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente, cursa bacharelado em Farmácia na Unicatólica de Quixadá, com aprovação via Sisu em Farmácia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e, por vestibular, em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Francisco Matheus Bezerra Silva

Estudante egresso da EEM Fenelon Rodrigues Pinheiro – Crede 14

25

Maio

Terça-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – História

 

 

Temática:

    • Os 180 anos do início do Segundo Reinado no Brasil.

Professor: Paulo Sá

 

    • Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); Especialista em História do Brasil e do Ceará; Mestre em História e Culturas pela Uece; Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Paulo Sá

Professor de História.

26

Maio

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Matemática

 

 

Temática:

    • Porcentagem

Professor: David Machado

 

    • Paraense com 23 anos de sala de aula, trabalhando voltado para vestibulares tradicionais e Enem. Atualmente, atua em grandes escolas de Fortaleza com ensino médio, pré-universitário e escolas militares. Proprietário da empresa Escola da Matemática, onde desenvolve preparações personalizadas junto com sua equipe de professoras/es.

David Machado

Professor de Matemática.

27

Maio

Quinta-feira

às 16:00h

Webinar de abertura Módulo III (FACE)

 

 

Temática:

    • A avaliação do ensino e da aprendizagem no ensino remoto.

Cerimonialista:Wilson Rocha

 

    • Licenciado em Letras Línguas Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Ceará – UFC e especialista em Ensino da Língua Inglesa e Gestão Escolar.

Wilson Rocha

Articulador da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc.

Convidada:Kelem Freitas

    • Atualmente, é coordenadora da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade) na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2003). Especialista em Metodologias de Ensino em Geografia pela Uece (2006). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela ICETEC/SP (2017). Coordenadora Pedagógica (2013-2017). Gestora Escolar (2017-2018).

Kelem Freitas

Coordenadora da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade) na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Convidada: Adriana Silva

    • Mestra em Letras e especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Educare. Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Faz parte da rede municipal de ensino de Trairi-CE desde 2002; da rede estadual de ensino – Seduc, desde 2010, tendo experiência de docência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atua como coordenadora da EMTI Maria Celeste de Azevedo Porto – Trairi – CE desde o ano de 2013.

Adriana Silva

Coordenadora da EMTI Maria Celeste de Azevedo Porto – Trairi – CE.

Convidada:Irisney Marques

    • Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga-FUNIP.

Irisney Marques

Coordenador escolar da EEMTI Adahil Barreto.

28

Maio

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Motivacional + Redação

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor: Dyego Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Análise de uma redação nota 1000

Professor: Márcio Rogério

 

    • Professor da rede estadual e da rede privada há 25 anos. Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), desde 1999, e pós-graduado em Gestão Escolar (2005) pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Foi professor de Redação e do Laboratório de Redação de algumas escolas como: Santa Cecília, Lourenço Filho, Farias Brito, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Paraíso, Curso de Redação Ritacy Azevedo, entre outros cursos e escolas. Participou, durante três anos, do Projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, ministrando aulas pelos municípios do Ceará. Faz parte, há 7 anos, do Laboratório de Redação da Academia Enem, corrigindo redações e, às vezes, ministrando aulas.

Márcio Rogério

Professor de redação

28

Maio

Sexta-feira

às 15:00h

Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

Temática:

    • Engenharia de Energias Renováveis

Mediadora: Mayara Medeiros

 

    • Psicóloga, graduada em 2018 pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Cursa especialização em Psicodiagnóstico – NAAP (Núcleo de Atendimento e Avaliação Psicológica). Possui experiência em Orientação Profissional de Carreira para jovens universitários. Atualmente, atua como psicóloga educacional.

Mayara Medeiros

Psicóloga educacional.

Palestrante: Malenna Aguiar

 

    • Engenheira de Energias Renováveis, graduada em 2018 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Qualidade e com ampla experiência na área de energia solar fotovoltaica e gestão energética. Atualmente, atua como Coordenadora de Qualidade da Ergos – Projetos de Autonomia Energética.

Malenna Aguiar

Coordenadora de Qualidade da Ergos – Projetos de Autonomia Energética.