CONEXÃO SEDUC: 25 a 29 de outubro de 2021

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

25

outubro

Segunda-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix -Filosofia

 

 

 

Temática:

    • Filosofia Antiga: os grandes filósofos

Professor: Paulo Sá

 

    • Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista em História do Brasil e do Ceará. Mestre em História e Culturas pela Uece. Professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Paulo Sá

Professor de Filosofia

27

outubro

Quarta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Matemática

 

 

 

Temática:

    • Álgebra no Enem (Equações e Sistemas como ferramentas para resolver problemas)

Professor: Michael Gandhi

 

    • Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Especialista e mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é consultor de Matemática do programa Mais Paic/Seduc; professor da rede estadual; professor da UniAteneu; professor titular nos projetos Academia Enem, Alcance e Sobral no Enem. Atua nas áreas de formação inicial e continuada de professoras/es; elaboração de itens para Enem, SPAECE e Saeb; avaliação interna e externa; e práticas de ensino.

Michael Gandhi

Professor de Matemática

29

outubro

Sexta-feira

às 14:00h

Live Aula Enem Mix – Motivacional + Redação

 

 

 

Temática:

    • Motivação e Planejamento de Estudos

Professor: Dyego de Vasconcelos Feitosa

 

    • Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação. Atualmente, trabalha no desenvolvimento das inteligências e aprendizagem na escola pública moderna, mediando formações e palestras para gestoras/es, professoras/es, pais/mães e alunas/os por todo o Nordeste.

Dyego de Vasconcelos Feitosa

Professor de Matemática e de História, especialista em Neuropsicopedagogia, Pedagogia dos Projetos e psicanalista em formação.

Temática:

    • Artifícios possíveis na redação que poucos sabem que podem usar

Professor: Dionisio Viana

 

    • PGraduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Faculdade Ateneu) e mestrando em Linguística Aplicada. Trabalha em cursos preparatórios para concursos públicos e pré-vestibulares há mais de 20 anos. Em Fortaleza, dá aulas no projeto Academia Enem da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Seduc-CE. Também ministra aulas de preparação para concursos no Prime Concursos. Além de docente, é escritor: redige crônicas, contos e romances. Foi agraciado com menção honrosa no II Prêmio Domingos Olímpio de Literatura (Sobral) com o conto “Recordações”. É autor do livro “Redação Teoria e Prática: treinando a prova discursiva em concursos” (2010), uma obra de 283 páginas que é, atualmente, referência em se tratando de produção de redações para concursos.

Dionisio Viana

Professor de Redação

Live Aula Enem Mix – Ampliando Horizontes

 

 

 

Mediador: Fernando de Oliveira Pinto

 

    • Psicólogo clínico, graduado pela Universidade de Fortaleza. Pós-graduando em Psicologia Positiva pela PUCRS. Palestrante de temas relacionados a empreendedorismo e carreira. Owner do projeto “Por mais simples que seja” sobre saúde mental e cocriador do projeto “Escolha sua rota”, de orientação profissional.

Fernando de Oliveira Pinto

Psicólogo clínico, graduado pela Universidade de Fortaleza.

Temática:

    • Medicina Veterinária

Palestrante : Débora Vitória Fernandes de Araújo

 

    • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2019. Atualmente, trabalha no setor de clínica médica e cirurgia de pequenos animais, clínica médica de pets não convencionais e medicina veterinária preventiva com ênfase no estudo de zoonoses.

Débora Vitória Fernandes de Araújo

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2019.

Temática:

    • Zootecnia

Palestrante: Francisco Caio Vasconcelos

 

    • Zootecnista com mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Possui experiência em extensão rural com foco em alternativas alimentares para ruminantes, além de trabalhar com gerenciamento de planos de implantação de sistemas avícolas. Atualmente, é consultor e instrutor pelo Sebrae e Senar na área do agronegócio. Foi também campeão nacional representando o estado do Ceará no maior Programa de Liderança Rural do país, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Francisco Caio Vasconcelos

Zootecnista com mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

29

outubro

Sexta-feira

às 16:00h

Live – Atividades Culturais nos CCI

 

 

 

Temática:

    • Atividades Culturais nos CCI – “Halloween, Día de Los Muertos” e Show de Talentos.

Mediadora: Dione Benevides de Magalhães

 

    • Graduada em Letras, Português e Inglês (UFC) e especialista no Ensino de Língua Inglesa (FB Uni) e em Gestão Escolar (UVA). Possui vasta experiência no ensino de Língua Inglesa. Foi coordenadora pedagógica da EEMTI Deputado Paulino Rocha e do CCI Unidade Papicu. Atualmente, é orientadora da Célula de Educação Complementar (CEDEC/COETI) na Seduc.

Dione Benevides de Magalhães

Orientadora da Célula de Educação Complementar (CEDEC/COETI) na Seduc.

Palestrante: Naedja Pinheiro Rodrigues

 

    • Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; em Gestão Escolar – PROGESTÃO pela Universidade Estadual do Ceará e Universidade Estadual de Santa Catarina; e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana.

Naedja Pinheiro Rodrigues

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana.

Palestrante: Pedro Michael Bomfim do Nascimento

 

    • Graduado em Letras – Inglês pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís, e ️pós-graduando em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pelo programa de especialização da Universidade Federal do Ceará (CELEST).

Pedro Michael Bomfim do Nascimento

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís.

Palestrante: Lindenberg Ribeiro da Silva

 

    • Professor efetivo de Língua Espanhola dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), unidades Conjunto Ceará e Papicu. Professor efetivo de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2013). Membro do Grupo de Pesquisa em Computer-Assisted Language Learning (GEECALL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2016) e em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2021). Estudante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Lindenberg Ribeiro da Silva

Professor efetivo de Língua Espanhola dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI).