CONEXÃO SEDUC: 26 a 30 de junho de 2023

O curso de Fortalecimento dos Coordenadores Escolares tem como objetivo fortalecer a atuação dos coordenadores escolares da rede pública estadual de ensino, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento pedagógico dos processos de organização curricular e gestão pedagógica do ano letivo de 2021, relativos ao Continuum Curricular de 2020- 2021.

27

junho

terça-feira

às 14:00h

V Semana Luiz Palhano

 

 

 

Temática:

    • Expressões, corpos e representatividades docentes: a escola como lugar da diversidade sexual

Mediadora: Ana Carneiro

 

    • Professora efetiva do estado do Ceará e artista multilinguagem. Formada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pertence ao GPort – Grupo de Estudos Decoloniais, Pós-Coloniais e Subalternidade (UERN). Lecionou em programas de pós-graduação da Faculdade Vale do Salgado. Possui diversos trabalhos nas áreas das artes plásticas, performance, cinema e atuação. Seus últimos trabalhos foram a exposição de artes plásticas ENCANTERIA, no cinema, premiada com o curta-metragem ANTES DA ENCANTERIA como melhor filme pela crítica (Festival Ibero Americano de Cinema). Atualmente, trabalha no ensino médio da rede estadual e desenvolve projetos na área das artes.

Ana Carneiro

Professora efetiva do estado do Ceará e artista multilinguagem.

Abertura: Helder Nogueira Andrade

 

    • Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil (Sexec-EDH), na Secretaria da Educação do estado do Ceará. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e professor da rede pública estadual cearense, da disciplina de História.

Helder Nogueira Andrade

Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil (Sexec-EDH)

Convidado : Eff Mendes

 

    • Artista, Não-binarie, Bissexual, Não-Monogâmique, Arte-educadore, Cria do Pirambu, onde na Sociedade da Redenção (ONG) teve o primeiro contato com teatro e direitos humanos. Ainda adolescente, experimentou dar as primeiras oficinas relacionadas a ambos. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou na Escola Pública de Teatro de Fortaleza – Vila das Artes como professor de Teatro, e no CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará) como Arte-Educador nos Territórios do Bom Jardim, Jangurussu (e Ancuri) e Pirambu. Atualmente, é professor de artes na Seduc/CE.

Eff Mendes

Atualmente, é professor de artes na Seduc/CE.

Convidada : Ediane Soares

 

    • Professora de filosofia da rede pública estadual (Seduc/CE). Graduada em filosofia (UFC), mestra em filosofia (UFC/PUC-RS) e doutoranda do PPG de Filosofia da UFC, na área de Ética e Filosofia Política. Pesquisa Direitos Humanos e Relações Internacionais com foco nas temáticas sobre migração, hospitalidade e aporofobia. Também desenvolve trabalhos sobre ensino de filosofia, questões de gênero, orientação sexual e diversidade.

Ediane Soares

Professora de filosofia da rede pública estadual (Seduc/CE).

Convidada: Fabíola Freitas

 

    • Assessora Escolar (Formadora) do componente de Geografia da rede municipal de ensino em Maracanaú/CE. Licenciada em Geografia e Bacharela em Estudos Regionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (UNILAB) e Mestra em Ensino de Geografia GEOPROF (Mestrado Profissional em Geografia – UFRN).

Fabíola Freitas

Assessora Escolar (Formadora) do componente de Geografia da rede municipal de ensino em Maracanaú/CE.